.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

-AI DE VÓS...- Lc 11,42-46-José Salviano


16 de Outubro de 2019

Evangelho-Lc 11,42-46


 


Naquele tempo, disse o Senhor:
42Aí de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã,
da arruda e de todas as outras ervas,
mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus.
Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo.
43Aí de vós, fariseus,
porque gostais do lugar de honra nas sinagogas,
e de serdes cumprimentados nas praças públicas.
44Aí de vós, porque sois como túmulos que não se vêem,
sobre os quais os homens andam sem saber.'
45Um mestre da Lei tomou a palavra e disse:
'Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!'
46Jesus respondeu:
'Ai de vós também, mestres da Lei,
porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis,
e vós mesmos não tocais nessas cargas,
nem com um só dedo.
Palavra da Salvação.

Jesus enfrenta os fariseus que se mostravam em público como os perfeitos, porém, não praticavam a justiça e o amor de Deus. Em outras palavras, eram muito solenes, ritualistas, porém não praticavam a caridade. E para Jesus, a caridade é a virtude por excelência.

Nos dias de hoje a situação não mudou muito. Vemos pessoas que se dizem católicas, vão à missa aos domingos, batem no peito, até dão algumas moedinhas na hora da oferta, porém, durante a semana, não são nem um pouquinho caridosos com suas empregadas, com seus empregados, e com os menos favorecidos pela sorte.

Precisamos tomar mais um pouco de cuidado com a nossa religiosidade, pois uma espiritualidade meia boca, pela metade, não irá nos conduzir um dia à vida eterna.

Todos os mandamentos foram resumidos por Jesus, em apenas dois: O amor a Deus e o amor ao próximo. Se você olha o pobre com desprezo, se você é um daqueles e daquelas que acham que o pobre carrega o peso da sua preguiça ou dos seus pecados, olhe para dentro de si mesmo! Como se sente? Um  perfeito como os fariseus, ou um grande pecador?

Não julgueis e não sereis julgados! Não julgue os fracos como culpados da sua miséria, mas sim, a sua miséria é causada pelas injustiças sociais, e você sabe bem disso! Então por que não dar um pouquinho do muito que você tem para matar a fome daquele e daquela que lhe estende a mão?

Os fariseus e mestres da Lei se achavam! Para eles, a vida girava em torne deles, e as demais pessoas eram o resto!

Prezados irmãos e irmãs.  Amemos a Deus, porém amemos também os nossos irmãos, num amor prático e não de apenas palavras, do tipo: Estimo  suas melhoras, mais sim ajudando-os  no que eles necessitam.

Façam isso e estarão ajudando o próprio Cristo!

Não sejamos como os fariseus que viviam   uma vida carregada de gestos religiosos, mas na verdade eles estavam muito longe de Deus, por desprezar o sofrimento dos fracos.  E o pior é que os doutores da Lei e os fariseus, conheciam de cor  e salteado, a própria Lei, porém a usavam em seu próprio benefício.  Eles distorciam  a palavra de Deus, usando-a para tirar vantagens.

E hoje? O que vemos por aí?  Será que está acontecendo o mesmo? 

Os falsos profetas daqueles tempos vendiam uma falsa imagem de si mesmos, uma imagem de pessoas altamente religiosas, porém, eles não faziam a vontade do Pai. Eles não cultivavam, não praticavam a fidelidade a Deus  nem o amor ao próximo! Eles eram legalistas, porém, eram hipócritas.

A hipocrisia está estampada nos sorrisos de muitos nos dias de hoje. Pela hipocrisia fingimos ser o que não somos, concordamos com os que escravizam os fracos, e ignoramos os ensinamentos de Jesus Cristo.

Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas,
nem com um só dedo.”
Jesus está dizendo que os mestres da Lei, criavam preceitos que para o povo eram cargas insuportáveis, difíceis de se seguir como a famosa lei do descanso sabático,  a qual nem eles mesmo  seguiam, porém, aplicavam pesadas multas em quem não conseguiam observá-la.

E Jesus os desmascarou, dizendo  que  eles cuidavam dos seus animais em pleno dia de sábado, e no entanto, ficavam observando a todos, policiando-os para ver quem não seguiam aquele lei exageradamente desumana.

Nós precisamos unir FÉ E VIDA. Precisamos na nossa vida real, ser o mesmo que prometemos nas nossas orações, especialmente na hora da Santa Missa. Lá, nós nos mostramos muito piedosos, muitos honestos, justos, e tudo mais. Porém, quando voltamos para casa, para a nossa vida diária,  nem sempre somos os mesmos. Nem sempre agimos como nos comportamos  durante a  celebração do domingo.

Não vamos deixar de irmos à missa dominical, mas vamos ser na nossa vida, o que mostramos ser na nossa  devoção aos domingos.

Pois a nossa fé e a nossa vida precisam andar  emparelhadas.  Precisamos viver o que cremos. Precisamos viver o que Jesus  nos ensinou! 

Os doutores da Lei e os escribas eram profissionais da fé, mais na vida real não eram pessoas de Deus!

Que nenhum de nós sejamos assim! Procuremos viver  a nossa fé!  Procuremos praticar o que sabemos e principalmente o que ensinamos na nossa catequese!

 

Tenha um bom dia. José Salviano.

 

 

 



2 comentários: