.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Qual o dia conveniente para fazer o bem?-Helena Serpa


1 DE NOVEMBRO DE 2019

6ª. FEIRA DA XXX SEMANA DO

TEMPO COMUM
Cor: Verde

1ª Leitura - Rm 9,1-5


Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 9,1-5
Irmãos: 1Não estou mentindo, mas, em Cristo, digo a verdade,
apoiado no testemunho do Espírito Santo e da minha consciência.
2Tenho no coração uma grande tristeza e uma dor contínua,
3a ponto de desejar ser eu mesmo segregado por Cristo
em favor de meus irmãos, os de minha raça. 4Eles são israelitas.
A eles pertencem a filiação adotiva, a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas 5e também os patriarcas. Deles é que descende, quanto à sua humanidade, Cristo, o qual está acima de todos, Deus bendito para sempre! Amém!
Palavra do Senhor.

Nesta carta São Paulo lamenta profundamente a incompreensão dos seus conterrâneos e desabafa a sua angústia por causa da recusa do povo judeu ao seguimento de Jesus. Ele tinha consciência de que Jesus viera para salvar primeiramente o povo de Israel e eles tinham a prioridade na filiação divina. Hoje, também, nós nos sentimos tristes e amargurados quando dentro da nossa família ou do nosso círculo de amizade existem aqueles (as) que não compreendem quão grande graça estão desperdiçando porque ainda não aceitaram o convite de seguir a Cristo. Temos em nossas mãos o maior tesouro do mundo, fomos inseridos no grande mistério de amor de um Deus que morreu por TODOS, no entanto, muitos ainda estão na ignorância e incompreensão. O mesmo Espírito Santo que motivou São Paulo nos inspira também hoje para que intercedamos pelos infelizes que ainda não creem. Não podemos perder a esperança, pois o Senhor não deixará que se perca nenhum daqueles (as) por quem nós advogamos! – Você intercede pelas pessoas da sua família que ainda não conhecem Jesus? - Você fica triste pela indiferença delas às coisas de Deus? – Você mantém ainda tem esperança ou você já desistiu de esperar?

 

Salmo - Sl 147 (148),12-13. 14-15. 19-20 (R. 12a)


R. Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
12Glorifica o Senhor, Jerusalém!*
Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!
13Pois reforçou com segurança as tuas portas,*
e os teus filhos em teu seio abençoou. R.

14a paz em teus limites garantiu*
e te dá como alimento a flor do trigo.
15Ele envia suas ordens para a terra,*
e a palavra que ele diz corre velozR.

19Anuncia a Jacó sua palavra,*
seus preceitos suas leis a Israel.
20Nenhum povo recebeu tanto carinho,*
a nenhum outro revelou os seus preceitos. R. 

 

Evangelho - Lc 14,1-6


1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer n a casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2 Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: 'A Lei permite curar em dia de sábado, ou não? 4Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: 'Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?'  6E eles não foram capazes de responder a isso. Palavra da Salvação. 

Reflexão - “qual o dia conveniente para fazer o bem?”
Neste episódio Jesus nos dá exemplo de como permanecer firme nas horas em que precisamos enfrentar todos os olhares e críticas para tirar alguém da adversidade. Assim sendo Ele nos ensina a ser coerentes nas nossas ações e a não deixar para fazer depois o bem que podemos fazer hoje. Quantas vezes deixamos de realizar alguma boa obra porque o dia não nos é conveniente ou porque as regras do mundo não nos permitem fazê-lo e temos receio de que nos critiquem! Quanto medo nós temos hoje de ajudar a alguém porque podemos estar caindo em alguma emboscada! Nem sequer paramos para escutar as pessoas quando estamos na Igreja, ou muito ocupados (as) na nossa oração! Mesmo já tendo descoberto o reino de Deus e de querer servir ao Senhor, todos nós ainda damos muito crédito às normas dos homens e aos comentários das pessoas que observam as nossas ações.  Jesus não escolhia dia, hora nem lugar para envolver-se com aqueles que Dele se aproximavam, pelo contrário, Ele até os procurava com o olhar e mesmo sem que o pedissem Ele os tocava e os curava, ainda que fosse em “dia de sábado”. O dia de sábado hoje para nós pode significar também algo que o mundo recrimina e proíbe, ou alguma situação vexatória com a qual não queremos nos envolver.  – Você tem medo de se aproximar de alguém necessitado quando o ambiente não é propício? – Você escolhe algum dia para fazer o bem ou o faz em qualquer ocasião? – Você tem medo de comentários maldosos quando faz o bem “em dia de sábado”?  



2 comentários:

  1. José Maria Nascimento1 de novembro de 2019 às 04:53

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir