.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

O ZELO DA TUA CASA ME CONSOME--Adélio Francisco.




REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 09/11/2019
-João 2,13-22
CELEBRAMOS HOJE, A DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DO LATRÃO 
 "O ZELO DA TUA CASA ME CONSOME"
Nos primeiros séculos do cristianismo não havia igrejas para as celebrações. Os cristãos se reuniam pelas casas chamadas domus ecclesiae, isto é, casas da comunidade. Papa, bispos, sacerdotes e celebrações eram simples e diferentes. No ano 313 o imperador Constantino permitiu a religião cristã no império romano. Então se construíram as basílicas para as reuniões do povo e as celebrações.
A primeira basílica foi a de S. João de Latrão. O nome Latrão vem de Laterani, nome da família que tinha casa naquele local. Sua casa foi destruída por Nero no ano 60.  Ali foi construindo um palácio em 161. Constantino o deu ao Papa Melquíades. A dedicação da Basílica foi presidida pelo Papa Silvestre I no ano 324, dedicada ao Divino Salvador, mais tarde a S. João Batista.
Celebrar a dedicação – consagração de uma Igreja, mais que celebrar as lembranças de uma data de um prédio, é celebrar o nascimento de uma comunidade. Esta basílica é chamada de mãe de todas as igrejas da terra. É a primeira igreja a ser construída. Entramos numa fase nova do cristianismo que passa a ter templos. 
    Modifica-se muito o estilo de Igreja e perde-se bastante do ensinamento: “adorar a Deus em Espírito e Verdade”. Mas, mesmo com os belos templos de tijolo ou os pobrezinhos de adobe e capim que usa nas aldeias da Angola, o fundamental não pode ser perdido: adorar em espírito e verdade (Jo 3,24).
    No Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, aparece uma das cenas bastante conhecida: (a purificação do templo)  A cena de Jesus purificando o templo é assustadora. Até os humildes foram tocados, mas com menos força. Ele amava o templo, coração da fé do povo. Tinha zelo pela casa do Pai, como  diz a Escritura: “O zelo por tua casa me consumirá” (Sl 69,10). O povo era explorado no templo que se transformou em uma casa de comércio onde se vendiam os animais para os sacrifícios e trocavam as moedas pela moeda do templo. Esta era pura para ser usada mais também explorada. Jesus faz uma profecia sobre o templo que vai ser destruído e Ele, Messias de Deus, será o novo templo. Nele encontramos Deus. Na Ressurreição Jesus toma o lugar deixando fora todas as outras mediações para o encontro com Deus. As comunidades, simbolizadas pelas igrejas, têm que ser sempre purificadas de todos os males que prejudicam o povo e o relacionamento com Deus. O culto deve ser de doação, de disponibilidade e de serviço humilde, como é o Corpo de Cristo Ressuscitado.
Há pessoas que até hoje consideram estranha a atitude de Jesus contra aqueles que haviam transformado o Templo num lugar de comércio. 
A casa de Deus é lugar de oração e merece todo respeito. Muitas das vezes, fico a refletir : que faria Jesus nos dias de hoje, diante de profanações, como roupa indecente, principalmente nos casamentos, onde é exibida música imprópria, com "pompas e circunstâncias", com todos conversando numa boa, sem rezar? Pessoas passando diante da Mesa do Altar sem fazer a genuflexão, até usa para escrever, como  se fosse uma mesa qualquer, e os fotógrafos então:" estes nos tira mais a atenção". É preciso saber, que o Altar representa o próprio Cristo; sobre Ele está fixado a pedra fundamental da Igreja. Esquecemos que é na Igreja que recebemos o batismo e os demais Sacramentos? Fico pensando o que Jesus queria ensinar, além do respeito pelo Templo. Talvez quisesse dizer que podemos ser firmes sem nos deixar arrastar pela ira ou raiva. 
PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS !
-Adélio Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário