.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 17 de novembro de 2019

-OS SADUCEUS NEGAVAM A RESSURREIÇÃO- Lc 20,27-40-José Salviano


23 de Novembro de 2019
Evangelho –Lc 20,27-40

 


Naquele tempo:
27Aproximaram-se de Jesus alguns saduceus,
que negam a ressurreição,
28e lhe perguntaram:
'Mestre, Moisés deixou-nos escrito:
se alguém tiver um irmão casado
e este morrer sem filhos,
deve casar-se com a viúva
a fim de garantir a descendência para o seu irmão.
29Ora, havia sete irmãos.
O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos.
30Também o segundo
31e o terceiro se casaram com a viúva.
E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos.
32Por fim, morreu também a mulher.
33Na ressurreição, ela será esposa de quem?
Todos os sete estiveram casados com ela.'
34Jesus respondeu aos saduceus:
'Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se,
35mas os que forem julgados dignos
da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura,
nem eles se casam nem elas se dão em casamento;
36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos,
serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.
37Que os mortos ressuscitam,
Moisés também o indicou na passagem da sarça,
quando chama o Senhor 'o Deus de Abraão,
o Deus de Isaac e o Deus de Jacó'.
38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos,
pois todos vivem para ele.'
39Alguns doutores da Lei disseram a Jesus:
'Mestre, tu falaste muito bem.'
40E ninguém mais tinha coragem
de perguntar coisa alguma a Jesus.
Palavra da Salvação.

 

Nós achamos muito estranho  essa  história de 7 irmãos terem casado com a mesma mulher.  Acontece que havia uma lei antiga  de nome Lei do Levirato, que obrigava o  rapaz a casar-se com a viúva do seu irmão, quando este não deixava descendência masculina, sendo que o filho desse casamento era considerado filho do morto. Apesar de  ser muito estranha essa lei,  ela tinha como objetivo principal,  valorizar,  a vida.

Então eis que se aproximaram de Jesus alguns saduceus, que não acreditavam na na ressurreição, e lhe perguntaram a respeito da vida futura. Eles queriam colocar Jesus em dificuldades, e por tanto inventaram uma estória de uma viúva que acabou casando com vários irmãos e todos morreram sem deixar filhos. E com a morte daquela mulher, eles, os fariseus, queriam saber de Jesus, de quem ela seria esposa, na outra vida? Pois todos os sete estiveram casados com ela.
Sé que se esqueceram ou não acreditavam que Jesus sendo Deus, tinha resposta para tudo, e para todos.
Então, Jesus lhes respondeu:
Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento;  e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.”
Você viu isso? “...pois serão iguais aos anjos”.   Nós seremos iguais aos anjos na outra vida. Como? Por que para Deus nada é impossível!
Lá estaremos na companhia de Deus.
Então alguém me perguntou: então por que Jesus disse que Ele não é Deus dos mortos? 
É porque a atenção maior de Jesus não é com os mortos, mas sim com os vivos. Os mortos já estão na vida eterna na glória que mereceram.
Enquanto aos vivos, esses precisam de toda atenção de Deus para se salvem. Deus em sua bondade infinita, dedica aos vivos todo o seu empenho para eles não se percam e venham um dia a cair no inferno. Deus não nos abandona a nossa própria sorte, Ele está sempre nos chamando a conversão do nascer ao por do Sol, e ainda durando o nossos sono, Ele também fala conosco.
Deus é Pai e Mãe. Ele está muito preocupado comigo e com você. Está empenhado em conduzir a cada um de nós que ainda estamos vivos, a salvação eterna.
É por isso que Jesus disse que Ele é Deus dos vivos. É claro que Ele está também com os mortos, os que se salvaram. Mais Deus está mais preocupado, com os que nesta vida estão fazendo coisas erradas, como as ovelhas que se desgarraram do rebanho. Jesus exemplificou bem isso, na parábola do bom pastor.  O pastor que deixa 99 ovelhas para ir ao encontro daquela ovelha que se perdeu.
Assim, Jesus é o Deus dos vivos, pois está com a sua atenção voltada 24 horas para aqueles que estão vivos, porém, mortos para os sacramentos, mortos para o Evangelho, mortos para os ensinamentos de Jesus, mortos para a vida em santidade, mortos para Deus.
Notamos nesta conversa de Jesus com os saduceus, que não houve nenhum atrito de relevância maior. Pode se perceber também que  os  doutores da Lei até elogiaram  Jesus, dizendo:
“Mestre, tu falaste muito bem.”
E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus.
Minha irmã, meu irmão. Às vezes parece que Deus nos abandonou. Principalmente quando as coisas chegam a um ponto que não temos mais controle sobre nós, sobre os nossos atos, sobre o que nos está acontecendo. E tudo isso acontece não por castigo divino, mas sim, por que abandonamos a Deus. Porém, Ele não nos abandona nunca. Está sempre pacientemente esperando a nossa volta para casa, a nossa conversão. Ele em toda sua calma, aguarda o momento propício para nos pegar pela mão e nos levantar, nos tirar do atoleiro a que nos metemos.
Deus nos ama, com amor de mãe multiplicado, e está sempre nos rodeando de cuidados, com amor e carinho, nos conduzindo pela mão para que não nos percamos pelos caminhos tortuosos dessa vida. E quando isso nos acontece, Deus espera com calma o momento de nos chamar a conversão.
Confia em Deus enquanto você está vivo, e você será salvo! Pois Ele é o Deus preocupado com os vivos desta caminhada difícil...

 

 

Fica com Deus. José Salviano



Nenhum comentário:

Postar um comentário