.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

“AINDA HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO”-Maria de Lourdes Cury Macedo.



Maria de Lourdes Cury Macedo.
Domingo, 24 de novembro de 2019.
Evangelho de Lc 23, 35-43.

A liturgia desse domingo celebra a realeza de Jesus. Celebramos  a Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, e encerramos o ano litúrgico. Somos convidados a contemplar a realeza de Jesus, recordando toda a caminhada litúrgica feita no Tempo Comum. A realeza de Jesus é mostrada no alto da cruz, onde doa sua vida para salvar a humanidade.
O Evangelho de hoje faz parte da narrativa da crucifixão de Jesus. Jesus inocente é visto como malfeitor, pois se encontra entre dois ladrões. Existe um contraste entre a violência injusta dos soldados e a oração de Jesus ao Pai, pedindo o perdão para todos que o crucificavam.
Observamos que a cena da crucificação está dividida em duas partes: a reação de todos que a presenciavam e o diálogo de Jesus com os ladrões ou malfeitores. Dentre os que assistiam àquela violência estavam o povo, os chefes dos judeus, os soldados e o ladrão, que zombava de Jesus.
O povo, que teve a graça de escutar os ensinamentos de Jesus, fica em silêncio, omisso, apático, quem sabe por medo dos seus chefes religiosos ou por covardia, incapaz de interferir. Os chefes e os soldados zombam do Rei suspenso no madeiro da cruz como um criminoso, provocando-o a salvar a si mesmo. Além dos chefes do povo, os soldados romanos e um dos malfeitores crucificado com Jesus também zombavam dele e humilhavam-no. Os soldados romanos quiseram matar a sede de Jesus com vinagre. Isso tornou as palavras do salmista realidade: “Na minha sede, deram-me vinagre a beber”(Sl 69,22).
Um dos crucificados blasfemava, exigia que Jesus provasse que realmente era o Messias, pedindo que os libertassem da cruz. Ridicularizava os planos da Salvação. “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!”. O outro reconheceu sua culpa, sabe o porquê de estar ali, declara a inocência de Jesus - “Ele não fez nada de mal” - e suplica por salvação, dizendo: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reinado”! Ele reconhece que só em Jesus existe salvação. Ele é o único que pode salvar. Jesus responde: “Ainda hoje estarás comigo no Paraíso”!
Fica claro para nós que com sua morte, Jesus liga novamente a humanidade ao céu, ao paraíso, à criação original. Jesus garantiu ao bom ladrão a felicidade eterna. Ainda na hora da morte, Jesus tem um gesto de misericórdia e compaixão com aquele que acreditou nele. O bom ladrão foi tratado com generosidade porque entendeu que grande é a miséria humana, mas infinita é a misericórdia de Deus.
Depois que Jesus morreu o centurião confessou: “Realmente este homem era justo” Lc 23, 47). O povo deu sinais de arrependimento (Lc 23,48) por ter condenado um justo inocente. Assim observamos o malfeitor arrependido, o centurião que reconhece a realeza de Jesus, o povo que se arrepende e somente os chefes religiosos continuam rejeitando Jesus.
Lucas narra a ação de Deus em Jesus: o justo inocentemente condenado salva a todos exatamente quando sua missão alcança o fracasso. A realeza de Jesus se manifesta como servo sofredor que não salva a si mesmo, mas aos pecadores que nele confiam.
No alto da cruz, uma inscrição que definia bem quem era o Cristo: ‘Este é o Rei dos Judeus’, escrita em três línguas: grego, latim e hebraico. Hebraico, por ser a língua dos judeus. Latim, o idioma oficial do Império Romano. Grego, porque era popular, muito conhecido e falado em toda a região. O porquê da inscrição?  Quando alguém era condenado, no alto da cruz fixavam uma inscrição declarando o crime cometido. No caminho, essa inscrição era levada, de maneira visível, por um soldado, ou o condenado a trazia pendurada ao pescoço. Os judeus o condenaram por dizer que Jesus se dizia “Rei dos judeus”, sendo que as autoridades religiosas não o aceitaram, muito menos o reconheceram.
Jesus condenado à morte, morte de cruz, a maior vergonha da época, morte para os bandidos e criminosos, parecia aos olhos humanos um fracasso total. Que tipo de Rei era esse? Um Rei fraco, fracassado, sem prestígio, dominado pelos romanos, que nada significava? Um Rei como diz São Paulo, “crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios” (1Cor 1, 23).
Jesus é Rei de verdade, com poder, soberano, por isso merecia a inscrição “Rei dos Judeus”. E por ser Messias, estava sofrendo, teria morte vergonhosa, derramaria seu sangue. Pregado na cruz, Jesus reinava sobre os judeus e toda a humanidade. Derramando seu sangue, remiu o mundo todo, a humanidade. Ele é o Rei. Rei dos corações que o amam e reconhecem sua realeza e seu senhorio! Na cruz, Jesus inaugura a manifestação do seu Reinado, da soberania de Deus.
A morte de cruz era para os criminosos e bandidos, por isso junto com Jesus haviam dois malfeitores sendo crucificados ao lado de Jesus. Um deles insultava Jesus, como já dissemos, o outro converteu-se levado pela graça divina, acreditou em Jesus, confiou nele. Um demonstrou fé, o outro não. Estar ao lado de Jesus nem sempre resolve, importa é “estar com Jesus”. Foi o que aconteceu com o bom ladrão, ele acreditou, reconheceu que Jesus era inocente e ele pecador, merecedor do castigo. Jesus garantiu ao bom ladrão a felicidade eterna. Um se converte e se salva, sabe aproveitar a companhia de Jesus. O outro, não. Não reconheceu Jesus como o salvador e nem reconheceu a própria culpa. Esteve ao lado de Jesus e, no entanto, isso para nada lhe serviu, bem no momento em que consumava nossa redenção. Não basta estar ao lado de Jesus, é preciso estar com Jesus.
Não basta vivermos em ambiente cristão, termos meios de nos salvar, se não usarmos esses meios, se não estivermos com Jesus, se não o reconhecemos como nosso Salvador e Rei, se não correspondemos às graças que Ele nos oferece por meio de sua Igreja.
Esse Rei do Amor nos ensina a cumprirmos fielmente nossos deveres, ainda que tenhamos, por isso, de sofrer injúrias, como Jesus sofreu. Importa que fechemos nossos ouvidos às maledicências e sigamos fielmente nosso caminho.
A cruz de Jesus, desprezada, transformou-se em sinal de glória, êxito. Aquilo que aos olhos humanos era objeto de desprezo se converte em sinal de triunfo e símbolo do amor. A cruz de Cristo é sinal de Vitória e Salvação porque realmente Jesus é o filho de Deus, é o nosso Rei.

Abraços em Cristo!!!
Maria de Lourdes


Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir