.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

“ALEGRAI-VOS E EXULTAI...” – Olivia Coutinho



DOMINGO - SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS.

Dia 03 de Novembro de 2019

Evangelho de Mt5,1-12 

Nesta Solenidade de todos os santos, somos convidados a voltar o nosso olhar para o céu e a contemplar uma multidão de santos e de santas, que deixaram marcas profundas do seu amor à Deus aqui na terra e que agora, participam da glória do céu.
Os santos se santificaram aqui na terra, no cotidiano de suas vidas, isto vem nos dizer, que todos nós, também, podemos ser santos!
A todo instante, Jesus nos convida a fazermos a diferença no mundo, a darmos um sentido novo a nossa existência, uma única e fundamental direção, que é a santidade como meta para chegarmos ao Pai! Optamos pelo o caminho da santidade, quando deixamos de projetar a nossa vida em nós mesmos, para nos envolver no projeto de Deus, que tem como referência, unicamente Jesus! Fomos criados por Deus e orientados por Jesus, a direcionar a nossa existência, como uma flecha que busca o seu alvo e o nosso alvo, deve ser o próprio Deus!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, apresenta-nos as Bem-Aventuranças!
É importante termos em mente: as Bem-Aventuranças, não são mandamentos, afinal, Deus não exige sofrimento de seus filhos, para lhes conceder a felicidade plena. Podemos dizer que as Bem-Aventuranças, são consolações de Deus aos que são perseguidos por amar e obedecer a Ele! Jesus deixa claro: só é feliz verdadeiramente, quem vive dentro do plano de Deus!  
Quem vive de acordo com a vontade de Deus, não hesita em caminhar na contramão do mundo, pois ele está convicto, de que nada neste mundo, é mais importante do que a sua fidelidade a Deus.
Jesus Proclama: “Bem-aventurados (Felizes) os pobres em espírito, os aflitos, os mansos, os que têm fome e sede de justiça os misericordiosos, os puros de coração, os perseguidos e injuriados por causa do reino!” Estes, citados por Jesus, são felizes, porque se colocam inteiramente na dependência de Deus, confiantes na sua providencia.
Ser perseguido, odiado, injuriado por causa do seguimento a Jesus, são situações que não agradam a Deus, mas quem suporta tudo isso, em nome da sua fidelidade a Ele, é feliz, tem em Deus, a sua consolação, o seu abraço de Pai, um abraço que não tem preço, que vale mais do que todas as benesses do mundo. Quem sofre as consequências do seguimento a Jesus e se mantem fiel a Ele, começa a receber a sua recompensa já aqui na terra, pois Deus transforma todo o mal que lhe é causado, em benefícios para ele.
Quando esvaziamos de nós mesmos, fazendo da nossa vida, uma oferta de amor, Deus eleva o nosso nada, transforma o que nos é desfavorável em bem para nós, as perseguições, as injustiças, ao invés de nos jogar no chão, nos eleva!
Alegremo-nos por confiar na realização das promessas de Deus, é o próprio Jesus quem nos garante: “Alegrai-vos e exultai, pois será grande a vossa recompensa no Céu”.
É desejo de Deus, que todos nós sejamos felizes, e ser feliz, é também, tudo o que mais desejamos, pena, que muitos de nós, buscamos a felicidade fora dos planos de Deus, onde nunca a encontraremos.
O conceito de felicidade que o mundo vive pregando, é completamente diferente da felicidade que Deus planejou para nós.  Para o mundo, felicidade se baseia no ter, no poder, enquanto que para Deus, felicidade está no ser e em ser...
Todo aquele, que acolhe a graça de Deus, é feliz em toda e qualquer situação.  Quando tomarmos consciência, de que a vida não nos pertence, de que não somos donos de nada, estaremos prontos para assumir o grande desafio: ser feliz até mesmo nos momentos de dificuldade,  em meio as turbulência deste  mundo.
Assim como foram os Santos, sejamos também, fieis ao Evangelho, não hesitemos em nos entregar à Deus por inteiros, não tenhamos medo de dar testemunho de Jesus, ainda que para isso, tenhamos que navegar contra a maré.
"Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus."(Mt5,48)
Buscar a santidade, é o grande desafio de buscar a perfeição em meio às imperfeições do mundo, ciente de que: o mais Santo de todos os Santos da terra, será sempre um pecador perdoado.
Ninguém busca o sofrimento, mas ele é inevitável em nossas vidas, saber aproveitá-lo como trampolim para a nossa ascensão, é ser um Bem Aventurado.

MEUS IRMÃOS EM CRISTO: DESEJO-LHE  UM SANTO DOMINGO.
  

FIQUE NA PAZ DE JESUS - Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. Bom dia querida catequista, que Deus te ilumine cada vez mais para que possas semear essa semente da Palavra no meio de nós. Tenha um santo e abençoado domingo.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir