.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 3 de novembro de 2019

Em busca da ovelha perdida-Helena Serpa


7 DE NOVEMBRO DE 2019

5ª. FEIRA DA XXXI SEMANA DO

TEMPO COMUM
Cor: Verde

1ª Leitura - Rm 14,7-12

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 14,7-12
Irmãos: 7Ninguém dentre nós vive para si mesmo ou morre para si mesmo.8Se estamos vivos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Portanto, vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor. 9Cristo morreu e ressuscitou exatamente para isto, para ser o Senhor dos mortos e dos vivos.
10E tu, por que julgas o teu irmão? Ou, mesmo, por que desprezas o teu irmão? Pois é diante do tribunal de Deus que todos compareceremos. 11Com efeito, está escrito: 'Por minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim e toda língua glorificará a Deus.' 12Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. Palavra do Senhor.

Reflexão - “já não podemos mais viver para nós mesmos
Como São Paulo todos nós também poderemos afirmar que, “vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor!” Jesus Cristo deu a vida por nós, e, por isso  Ele é o Senhor dos mortos e dos vivos.  Somente Ele tem o poder de nos justificar diante do Pai, a cujo tribunal todos nós compareceremos. Assim sendo, Jesus Cristo é o nosso Senhor e por isso, já não podemos mais viver para nós mesmos. São Paulo falava para a comunidade dos romanos onde havia discordâncias e críticas de uns para com os outros. Ele os exortava a que cada um prestasse conta das suas ações e não julgassem uns aos outros. Nós também, como cristãos, batizados, nunca poderemos nos esquecer de que devemos a Jesus Cristo, a nossa vida e o direito de ser filho de Deus. Às vezes, queremos ser independentes e donos do nosso destino e entendemos que só temos de dar satisfação dos nossos atos, a nós mesmos. Outras vezes, nos arvoramos de juiz de causa própria, nos isentando dos erros, mas, ao mesmo tempo, julgamos o modo como outras pessoas se comportam. Que a admoestação de São Paulo nos sirva também de lição: “cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus”. Jesus Cristo é o Senhor da nossa vida e das nossas ações, por isso não somos propriedade nossa e só a Ele pertencemos. - Você tem a Jesus Cristo, como Senhor da sua vida? -  Você costuma pedir orientação ao Espírito Santo antes de decidir algo importante? - Qual é a sua atitude diante das pessoas que, segundo a sua opinião, agem errado? - Você as condena? Você se compara com elas? - Você se considera “melhor” que elas? 

Salmo - Sl 26 (27),1. 4. 13-14 (R. 13)

R. Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver,
na terra dos viventes.

1O Senhor é minha luz e salvação;*
de quem eu terei medo?
O Senhor é a proteção da minha vida;*
perante quem eu tremerei?R.

4Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,*
e é só isto que eu desejo:
habitar no santuário do Senhor*
por toda a minha vida;
saborear a suavidade do Senhor*
e contemplá-lo no seu templo.R.

13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver*
na terra dos viventes.
14Espera no Senhor e tem coragem,*
espera no Senhor!R

Reflexão - O Senhor é a nossa luz e nossa salvação, por isso, no mundo, não podemos temer a ninguém. Confiando na bondade do Senhor nós já podemos saborear aqui na terra as coisas boas do céu e, até mesmo, contemplá-lo no templo do nosso coração.  O Senhor é a proteção da nossa vida, por isso nós podemos acolher o conselho do salmista que nos tranquiliza dizendo: “Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!”

Evangelho - Lc 15,1-10

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 15,1-10
Naquele tempo: 1Os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. 'Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles.' 3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4'Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la?
5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!' 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!' 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte.'
Palavra da Salvação.

Reflexão – “em busca da ovelha perdida”
Ao nos contar esta parábola Jesus nos dá o entendimento claro do método que Deus usa com todos nós, pecadores, necessitados de salvação. Contrariando ao que muitas vezes nós pensamos, Deus não se compraz com a morte do pecador, nem tem o propósito de castigá-lo pelas suas iniquidades. Por causa da nossa fragilidade humana muitas vezes entendemos que aquele que comete um erro precisa ser castigado a fim de pagar a culpa e cremos ser este também o pensamento de Deus para conosco quando pecamos. Neste Evangelho Jesus Cristo nos afirma justamente o contrário: assim como um pastor faz com a ovelha perdida, o Senhor vai à busca do pecador para resgatá-lo e acolhe-lo no Seu redil. Estávamos perdidos no mundo e foi para salvar quem estava perdido que Jesus veio ao mundo. A alegria do céu consiste na conversão dos pecadores da terra.  Cada pecador que se converte é motivo de alegria no céu. Nós somos para Deus um bem precioso, assim como preciosa é a moeda que a mulher da parábola encontrou. Quanto mais consciência nós tivermos do nosso ser pecador mais poderemos experimentar a misericórdia de Deus que vem ao nosso encontro para nos fazer justiça. O Senhor quer nos dar dignidade, nos tirar da lama, nos oferecer roupa nova, anel e sandálias aos pés, a fim de participarmos também da alegria do céu.  Porém, se não nos consideramos pecadores, se nos justificamos e, como os fariseus e os mestres da lei, nós apontamos somente para o pecado do próximo, nunca poderemos comungar da alegria de Deus. O arrependimento é, portanto, o primeiro passo, para que haja festa no céu. - Você também é uma ovelha fugida? - Você também percebe a alegria de Deus quando se deixa encontrar por Ele? - Você preferiria estar entre as noventa e nove ovelhas “justas”? - Você confia na misericórdia de Deus para com o pecador mesmo que ele seja o pior de todos?




2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento7 de novembro de 2019 às 09:34

    Obrigado Senhor, Obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir