.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 10 de novembro de 2019

-O CEGO DE JERICÓ- Lc 18,35-43-José Salviano


18 de Novembro de 2019
Evangelho –Lc 18,35-43

 


Quando Jesus se aproximava de Jericó,
um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas.
36Ouvindo a multidão passar,
ele perguntou o que estava acontecendo.
37Disseram-lhe que Jesus Nazareno
estava passando por ali.
38Então o cego gritou:
'Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!'
39As pessoas que iam na frente
mandavam que ele ficasse calado.
Mas ele gritava mais ainda:
'Filho de Davi, tem piedade de mim!'
40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele.
Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou:
41'O que queres que eu faça por ti?'
O cego respondeu:
'Senhor, eu quero enxergar de novo.'
42Jesus disse: 'Enxerga, pois, de novo.
A tua fé te salvou.'
43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo
e seguia Jesus, glorificando a Deus.
Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.
Palavra da Salvação.

 

Jesus disse ao cego: “A tua fé te salvou”.  E a sua fé?  É forte ao ponto de lhe salvar?  Quando não temos fé o suficiente,  tudo de ruim pode nos acontecer.  Aquele homem vivia apavorado  com medo de perder o seu emprego.  E seu medo se espalhava  da sua mente para o seu corpo, levando-o a proceder de acordo com o que ele mas temia.  Ele fazia coisas erradas, cometia muitas falhas, até que o dia esperado chego: Ele finalmente foi despedido. Pois o que ele mais temia lhe aconteceu!

Aquela jovem mulher recém-casada vivia com medo de que o seu jovem esposo lhe abandonasse.  E esta preocupação exagerada e infundada, lhe fez com que  tudo o que ela fazia  contribuísse para que finalmente  o seu grande medo se concretizasse.  Ela não se arrumava  direito, não se comportava como uma mulher deveria  diante do  seu amado...

E assim, infelizmente, aconteceu.  Ele se foi. Apareceu outra que não era tão bonita, mas era mais descontraída, mais convicta  do que se deveria ser  para o homem amado.

O que mais tememos nos acontece. E isso é falta de fé. Após realizar muitas curas, Jesus dizia: “  A tua fé te curou!   Pois para que a fé aconteça, é indispensável que haja fé.  Em Cafarnaum, Jesus não realizou tantos milagres quanto em outros lugares, pois os seus amigos não botava fé nele.  Santo de casa não faz milagres.

Quantos cegos hoje não percebem, não veem que Jesus está passando bem perto deles!

Com o progresso da tecnologia digital e da informática, hoje Jesus está na Internet, na Televisão, além de continuar nos livros nas prateleiras de muitas livrarias. Jesus está no Sacrário, na Hóstia consagrada, na palavra durante a santa Missa, etc.

Além de que o Espírito de Deus está em toda parte, podemos notar que estamos rodeados de Jesus por todos os lados, e muitos nem se dão conta disso. Muitos não percebem, não enxergam, pois eles estão cegos.

E é exatamente aí que entra a nossa parte. Nós, que estamos enxergando, nós que fomos escolhidos, temos a obrigação de avisar aos cegos do mundo de hoje, que Jesus está por perto, que Ele pode resolver os nossos problemas, pode curar a nossa cegueira sem ao menos tocar em nós. Como Ele fez com aquele cego.

Jesus apesar de saber como ninguém o que aquele home queria, perguntou: “Que queres que eu te faça?”, o  homem desesperado, respondeu: Senhor, que eu veja”. Jesus sem tocar nele, sem fazer nenhum geste especial, apenas disse: “Vê! a tua fé te salvou”.

Viu só? A nossa fé pode nos salvar. Muitas vezes pedimos e nada acontece. É por que pedimos apenas com os lábios. Não pedimos acreditando que podemos receber. Não pedimos confiando no poder e na bondade do Todo Poderoso.

A nossa fé pode nos curar, nos salvar de muitas complicações. Se pedirmos o socorro do Alto com fé de verdade, esse socorro com certeza nos virá.

No Evangelho de hoje notamos que algumas pessoas tentaram calar a boca daquele cego, mas não adiantou nada. Ele estava desesperado, não podia deixar passar aquela bela oportunidade de se libertar da sua cegueira! Pois Jesus estra bem ali perto dele. Jesus estava passando, e ele não poderia deixar passar aquela oportunidade! Por isso, ele gritava mais forte ainda.

A pressão daquelas pessoas que mandavam o cego se calar, é uma amostra do desprezo que muitos sentem pelo sofrimento das pessoas.

Que maldade! Pois calar aquele cego era privá-lo daquilo que ele mais desejava. A libertação da sua cegueira!

Mas os seus clamores foram ouvidos pelo Mestre que imediatamente e libertou daquele sofrimento.

Cada um de nós é responsável pela sua cura. Desde que tenhamos fé o suficiente, podemos nos libertar de muitos dos nossos sofrimentos pelo poder de Deus disponível 24 horas ao nosso dispor. 

Para Deus nada é impossível, até mesmo para curar a nossa cegueira mental, e nos devolver uma vida na amizade com Deus e com os irmãos.

Aquele cego foi curado e salvo pelo poder da sua fé no poder de Jesus.

E o mais importante, foi que ele, uma vez curado da cegueira, passou a seguir Jesus.

Senhor. Que eu veja também! Que eu sempre te siga!

 

 

Fica com Deus. José Salviano.

 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir