.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 3 de novembro de 2019

-NÃO SOMOS ESPECIAIS- Lc 17,7-10-José Salviano


12 de Novembro de 2019
Evangelho –Lc 17,7-10

 

E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te à mesa?
E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu?
Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não.
Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.


Apesar de que Jesus disse que  os nossos nomes estão escritos no Céu, nós os escolhidos da linha de frente da Igreja, nunca devemos nos comportar como pessoas especiais, merecedoras de muitas recompensas pelo nosso trabalho  tanto nas pastorais, com o na catequese .  Pois segundo Jesus, nós estamos fazendo o que devemos fazer. Da mesma forma que o empregado  não tem direito a aplausos e a gratificação especial  pelo seu serviço, nós também devemos trabalhar pelo Reino não pelas recompensas, mas pelo dever de cristão.

Por que a lógica do Reino é a gratuidade. E trabalhar  pelo Reino é um grande privilégio! Porém, precisamos de muita humildade e naturalidade no nosso trabalho paroquial.

Nada de sentir-se importante por estar trajando vestes brancas, sejam aventais, ou mesmo paramentos.
Pois na verdade, somos servos inúteis, e não estamos fazendo nada mais do que deveríamos fazer.  Devemos, sim, agir com muita humildade, como o fez Jesus, lavando e beijando os pés dos discípulos, devemos sim, sermos gratos de estar ali, perto do altar, servindo ao  nosso Senhor, mesmo sendo pecadores, como o somos!
Não somos melhores do que nenhum daqueles que não estão ali do nosso lado, quando estamos lendo a carta de Paulo, cantando o salmo, ajudando o sacerdote, entregando a hóstia, etc.
Somos servos inúteis, que só estamos fazendo a nossa obrigação, como o empregado faz no seu dia a dia.
Ah! Mais aquela senhora piedosa disse que eu sou maravilhoso! Que o meu sermão é muito bom, que eu sou um exemplo de santidade, de humildade e de muita devoção!
Cuidado, nada disso lhe dá o direito de se tornar um envaidecido ao ponto de diante dos demais, se achar o mais importante no Reino dos Céus!
É claro, que em nossa mísera natureza humana, estamos sempre buscando reconhecimento, agradecimentos e elogios. Pior seria se ninguém não se manifestasse positivamente diante da nossa atuação como pessoa de Deus, como servo de Deus. Porém, vamos lembrar sempre das  palavras de Jesus, e baixar a bola, e cair na nossa realidade, e buscar sempre a humildade diante de Deus e da assembleia que assiste a nossa participação na comunidade.

Pois só estamos fazendo o que deve ser feito.


Fica com Deus, José Salviano
   

 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir