.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 17 de novembro de 2019

A oferta da viúva-Helena Serpa


25 DE NOVEMBRO DE 2019

2ª. FEIRA DA XXXIV SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

 

 

1ª Leitura - Dn 1,1-6.8-20


Início da Profecia de Daniel 1,1-6.8-20
1No terceiro ano do reinado de Joaquim, rei de Judá, Nabucodonosor, rei da Babilônia, avançou sobre Jerusalém e pôs-lhe cerco; 2o Senhor entregou em suas mãos Joaquim, rei de Judá, e parte dos vasos da casa de Deus, e ele os levou para a terra de Senaar, para o templo de seus deuses, depositando os vasos no tesouro dos deuses. 3Então o rei ordenou ao chefe dos eunucos, Asfenez, para que trouxesse, dentre os filhos de Israel, alguns jovens de estirpe real ou de família nobre, 4sem defeito físico e de boa aparência, preparados com boa educação, experientes em alguma ciência e instruídos, e que pudessem estar no palácio real, onde lhes deveriam ser ensinadas as letras e a língua dos caldeus. 5O rei fixou-lhes uma ração diária da comida e do vinho de sua mesa, de tal modo que, assim alimentados e educados durante três anos, eles pudessem no fim entrar para o seu serviço. 6Havia, entre esses moços, filhos de Judá, Daniel, Ananias, Misael e Azarias. 8Ora, Daniel decidiu secretamente não comer nem beber da mesa do rei por convicções religiosas, e pediu ao chefe dos eunucos que o deixasse abster-se para não se contaminar. 9Deus concedera que Daniel obtivesse simpatia e benevolência por parte do mordomo. Este disse-lhes: 'Tenho medo do rei, meu Senhor, que determinou alimentação e bebida para todos vós; 10se vier a perceber em vós um aspecto mais abatido que o dos outros moços da vossa idade, estareis condenando minha cabeça perante o rei'.
11Mas disse Daniel ao guarda que o chefe dos eunucos tinha designado para tomar conta dele, de Ananias, Misael e Azarias:
12'Por favor, faze uma experiência com estes teus criados por dez dias, e nos sejam dados legumes para comer e água para beber;
13e que à tua frente seja examinada nossa aparência e a dos jovens que comem da mesa do rei, e, conforme achares, assim resolverás com estes teus criados'. 14O homem, depois de ouvir esta proposta, experimentou-os por dez dias. 15Depois desses dez dias, eles apareceram com melhor aspecto e mais robustos do que todos os outros jovens que se alimentavam com a comida do rei.
16O guarda, desde então, retirava a comida e bebida deles para dar-lhes legumes. 17A esses quatro jovens Deus concedeu inteligência e conhecimento das letras e das ciências, e a Daniel, o dom da interpretação de todos os sonhos e visões. 18Terminado, pois, o prazo que o rei tinha fixado para a apresentação dos jovens, foram estes trazidos à presença de Nabucodonosor pelo chefe dos eunucos. 19Depois de o rei lhes ter falado, não se achou ninguém, dentre todos os presentes, que se igualasse a Daniel, Ananias, Misael e Azarias. E passaram à companhia do rei. 20Em todas as questões de sabedoria e entendimento que lhes dirigisse, achava o rei neles dez vezes mais valor do que em todos os adivinhos e magos que havia em todo o reino. Palavra do Senhor. 

Reflexão - "O alimento que fortalece o nosso ser”
Mesmo correndo o risco de mais tarde enfrentar uma situação de morte, Daniel e seus companheiros, por convicções religiosas, recusaram a comida que o palácio lhes oferecia e apostaram na interferência do poderio de Deus para com eles.  Submeteram-se à prova e, por sua própria conta, aprovisionaram o alimento que os tornaria fortes e saudáveis diante do rei. “A esses quatro jovens Deus concedeu inteligência e conhecimento das letras e da ciência,” diz a Palavra. Eles são para nós verdadeiros modelos de fé na ação e na providência de Deus.  Com eles aprendemos a confiar em Deus e a Ele entregar o encargo de ser o Provedor de tudo quanto necessitamos, na certeza de que Dele receberemos muito mais do que imaginamos. O alimento que fortalece o nosso ser é a Palavra de Deus e a Eucaristia!  Para que possamos receber este alimento que vem do céu, nós também precisaremos recusar o alimento que o mundo nos oferece. Por isso, precisamos estar conscientes de que quando a vontade de Deus prevalece na nossa vida e temos fé no Seu amor e na Sua Misericórdia nós também  seremos fortes para refutar os acenos dos reis. Deus é a fonte da sabedoria, inteligência e fortaleza, portanto, todas essas coisas de que precisamos estão contidas na Sua vontade para nós. Os quatro jovens souberam ser fiéis a Deus e, por isso, adquiriram saúde, fortuna, sabedoria e entendimento para usufruírem da corte do rei. Nós também, se permanecermos firmes dentro da vontade de Deus, receberemos tudo isso e muito mais, conquistaremos um lugar perene no reino que nunca se acaba. - Você se preocupa com o seu futuro? – Você  é capaz de abdicar dos alimentos do mundo para alimentar-se com o alimento que vem do céu?  Você tem deixado que a vontade de Deus se realize na sua vida?- Com que você tem alimentado o seu espírito? - O que você tem recebido de Deus por meio da Sua palavra?

Salmo - Dn 3, 52. 53. 54. 55. 56 (R. 52b)


R. A vós louvor, honra e glória eternamente!

52Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais.*
Sede bendito, nome santo e glorioso.R. 

53No templo santo onde refulge a vossa glória.R. 

54E em vosso trono de poder vitorioso.R. 

55Sede bendito, que sondais as prof undezas*
e superior aos querubins vos assentais.R. 

56Sede bendito no celeste firmamento.R.

Reflexão - O canto de Daniel é um louvor incessante a Deus por tudo o que existe na face da terra. É um reconhecimento de que, somente a Ele, nós podemos oferecer louvor, honra e glória eternamente. Onde Deus estiver, no céu, na terra, nas profundezas ou sentado no Seu trono, para sempre Ele será digno da nossa exaltação e do nosso louvor. A Ele, louvor, honra e glória eternamente!

Evangelho - Lc 21,1-4


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 21,1-4
Naquele tempo: 1Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas
depositando ofertas no tesouro do Templo. 2Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas.  3Diante disto, ele disse: 'Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza,
ofertou tudo quanto tinha para viver.'
Palavra da Salvação. 

Reflexão – “a oferta da viúva”
   A lei natural que nos é apresentada pelo mundo nos orienta fazer oferta de acordo com o que possuímos, deixando, pois, a maior reserva para o nosso sustento. Então, quem tem muito, terá condições de fazer uma oferta maior, e quem tiver pouco, poderá fazer uma pequena doação. Isto é natural e faz parte da nossa vivencia! Por isso, Jesus ficou impressionado com a oferta da viúva do Evangelho, pois, ela depositou no altar do Senhor as duas únicas moedas que possuía e, consequentemente, tudo o que lhe restava. Com este gesto aquela viúva colocou nas mãos do Senhor a sua vida e o seu sustento! Partindo do cenário que Jesus nos apresenta todos nós podemos fazer uma reflexão sobre o que estamos depositando diante de Deus como oferta. Poderemos, então, chegar à conclusão de que Deus, Criador de todas as coisas do universo é dono de tudo, mas ainda não tem a posse do nosso coração, mesmo sendo Ele o Autor da nossa alma e do nosso ser. Perceberemos, também, que temos oferecido apenas migalhas e  sovinamos o que de mais precioso possuímos que é o dom da nossa liberdade. Somos escravos (as) de nós mesmos (as) e teimamos em querer nos apossar das coisas que são inerentes ao nosso ser, mas que se constituem um entrave para que Deus seja realmente o dono das nossas duas moedas ou do nosso tesouro. Colocamos nas mãos do Senhor somente aquilo que nos sobra materialmente, e na espiritualmente, só entregamos a Ele as áreas da nossa vida das quais nós já havíamos conseguido nos desprender. Há coisas, porém, que nem pensamos nem admitimos colocar nas mãos do Senhor, como o nosso comodismo, a nossa vontade própria, as nossas escolhas de vida e as coisas que nos dão prazer. A viúva em questão, não tinha nada, mas entregou tudo a Deus! E nós, que temos tudo, será que estamos oferecendo a Ele quase nada, apenas o que nos sobra?   - O que você tem colocado no altar do Senhor como oferta? – Você consegue se desprender de algo para ofertar ao Senhor um sacrifício perfeito?
- Como você acha que pode oferecer a Deus a sua vida? - Quais as áreas do seu ser que você tem deixado o Senhor governar?
- Você tem deixado Jesus arrumar todos os aposentos do seu coração? – E na parte material, o que você tem sovinado de Deus e que poderia ser Dele? - Existe alguma coisa que você tem negado a Deus? 


3 comentários:

  1. Obrigada Helena,pela grande partilha da Palavra de Deus. Está a ser uma riqueza enorme para a minha vida espiritual. Que Deus continue a assistir-te sempre com a sua sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento25 de novembro de 2019 às 04:27

    Obrigado Senhor, Obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir