.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 3 de novembro de 2019

-ESCÂNDALO, PERDÃO E FÉ- Lc 17,1-6-José Salviano


11 de Novembro de 2019
Evangelho –Lc 17,1-6

 


E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!
Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma pedra, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos.
Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe.
E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.
Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé.
E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.

 

Jesus neste Evangelho nos convida a refletir sobre três realidades muito importantes para a nossa salvação: O ESCÂNDALO,  O PERDÃO E  A FÉ.

ESCÂNDALO-Muitos escândalos já ocorreram e continuam acontecendo na Historia da humanidade. Porém, quando se fala em escândalo, a primeira coisa que muitos pensam, é nos escândalos da Igreja.

A Igreja é considerada santa e pecadora, pelo fato dela, muito embora seja assistida pelo Espírito de Deus, ela é formada de seres humanos, sujeitos a erros, pois são submetidos às tentações 24 horas por dia.

E muitos desses escândalos, na verdade, tem como culpados, muitos que se infiltram no meio da comunidade, com o objetivo de desviar os consagrados do caminho de Deus. Os desejos da carne são controlados pelo poder do Alto. Porém, o poder do mal pode virar a cabeça dos nossos consagrados, conduzindo-os às quedas.

Compete a nós, apoiá-los, fazer-lhes companhia nas datas em que a solidão poderá doer forte, como em seu aniversário, Natal, Ano Novo, etc. a comunidade tem o dever de dar todo o carinho que os nossos sacerdotes merecem, para que nunca aconteça  que tentações outras os ofereçam outros tipos de carinho.

 

PERDÃO- Mais de uma vez Jesus fez referência a necessidade de perdão. Em primeiro lugar, por que quem não perdoa, sofre muito. A psicologia nos mostra que pessoas que têm dificuldade de perdoar, são pessoas infelizes e as que mais sofrem do mal da ESQUIZOFRENIA. (Mania de perseguição). Tais pessoas acham que todos tramam contra elas. Todos estão com a intenção de prejudicá-las.

A dificuldade de perdoar, o ato de ficar remoendo as ofensas sofridas,  deixa a pessoa num estado mental e emocional de ficar sempre na defensiva. Ela fica lembrando o dia todo as agressões sofridas pelas  pessoas, e não conseguem pensar nas coisas boas desta vida. Tais pessoas não esquecem nunca um mal que alguém lhe fez! Não conseguem pensar no amor infinito de Deus, embora muitas dessas pessoas se dizem devotas, e até rezam.

Acontece também que o esquizofrênico pode se tornar muito agressivo, e partir para cima do irmão, pois ele é um indivíduo que sente muita inveja.  E o sentimento de inveja junto com a mania de perseguição, pode conduzi-lo a agressão tanto verbal, quanto física. Por isso, a falta de perdão faz muito mal,  primeiro para a nossa própria pessoa.

AUMENTA A NOSSA FÉ- Finalmente, Jesus nos fala do aumento da nossa fé. Como sabemos, não podemos amar o desconhecido. Para crer e amar a Deus precisamos conhecê-lo, pelo menos um pouco. E este conhecimento está na Bíblia, especialmente no Novo Testamento, nos Evangelhos, nas cartas etc.

É muito importante que também leiamos os comentários dos Evangelhos disponíveis em livros e na Internet, como por exemplo, neste nosso Blog.

Todos nós fomos premiados com o dom da fé. Uns mais, outros menos. É importante saber ou lembrar que a fé precisa ser alimentada, com meditação, muita oração, e Eucaristia.

Quem vive pelo dinheiro, só pensa no dinheiro. Quem está no crime, só pensa no próximo mal a ser feito.

Ao contrário, quem estuda a palavra, quem reza e vive a sua fé, tem Deus em seu pensamento dominante. É uma pessoa do bem, porém não uma pessoa incorruptível! Por isso é preciso vigiar o orar, pois o espírito está preparado, mas a carne é fraca!

Do mesmo modo, o criminoso não pode ser considerado uma pessoa sem retorno, sem jeito.  Pois para Deus tudo é possível.  Não existe ninguém  sem chances de conversão. 

Se está difícil levarmos a palavra de Deus a esses nossos irmãos, pelo menos rezemos pela sua conversão diariamente.

Caríssimas, e caríssimos. Vamos evitar a todo custo todo tipo de escândalo. Principalmente o escândalo que envolve os representantes de Deus na Terra.  Aquelas e aqueles que estão ao serviço do Reino, precisam ser de preferência, impecáveis.

Também vamos perdoar para que sejamos perdoados pelo Pai. Perdoar para que sintamos o gosto da felicidade, a paz da nossa consciência.

E finalmente, vamos aumentar a nossa fé, alimentando-a diariamente, e a todo instante com o nosso pensamento voltado para o Pai, e rezando mais de uma vez por dia. Toda hora é hora de rezar. Até agora mesmo, você pode elevar o seu pensamento a Deus. Faça isso, e você sentirá a diferença em sua vida!

 

 

Fica com Deus, José Salviano.

 

 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir