.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 19 de novembro de 2019

A conversão de Zaqueu-Padre Renato


Evangelho do dia – pão da vida!
Terça-feira, 19 de novembro de 2019 - Ss. Roque G., Afonso R., João del Castillo
Lucas 19,1-10
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali.  Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.  Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10 Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.- Palavra da Salvação.     - Glória a vós, Senhor.

Reflexão

Jesus olha para Zaqueu! O Amor não olha o pecado, mas olha o pecador que necessitava ser resgatado para a vida eterna. O coração de Zaqueu parece querer sair pela boca de tanta emoção e alegria. Zaqueu, rico ladrão de coisas que passam, acaba de descobrir a verdadeira e maior riqueza que não passa: O Amor, que é Jesus. Ele, e somente Ele é a duradoura riqueza. A conversão quando é verdadeira, tem que nos fazer mudar de atitude. Em Zaqueu a conversão em ato começa a acontecer: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. A evidência da fé o faz querer devolver quatro vezes mais tudo aquilo que ele adquiriu com a desonestidade. Em tão curto espaço de tempo ele se desfaz de tudo aquilo que tinha demorado anos para conseguir, ainda que por torpe ganância. E Jesus, fonte do amor misericordioso, não demora nada para dar a recompensa pela conversão:  “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.
Oração
Senhor Jesus, fonte única de salvação, salva-me pela Tua graça! Derrama sobre mim o Teu infinito amor que me faz mudar de vida. Não me falte nunca a criatividade que me permite  encontrar-Te nos caminhos da vida. Dá-me um espírito decidido. A energia do Teu Divino Espírito seja sempre a maior força motriz que me impulsiona para a verdadeira conversão de vida. Ajuda-me, Jesus, no processo de conversão de vida. Não permitas que eu seja destruído pela astúcia do pecado que me arrasta para o mal. Concede-me pureza de alma e discernimento para saber renunciar a tudo o que é desonesto. Sê Tu, Jesus, a minha maior riqueza. Amém.

Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia cheio de capacidade de ver as coisas de Deus acontecendo.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco

P. Renato dos Santos
Centro Educacional Dom Bosco
Rua Dona Francisca, 3960
Bairro Bom Retiro
89218-100 - Joinville - SC
-------------------------------------
Telefone Fixo: (47) 3435-3229
-------------------------------------
Lema Sacerdotal: "Ai de mim se não evangelizar". 1Cor. 9,16
-------------------------------------



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir