.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 17 de novembro de 2019

-MINHA CASA É CASA DE ORAÇÃO- Lc 19,45-48-José Salviano


22 de Novembro de 2019
Evangelho –Lc 19,45-48

 

Naquele tempo:
45Jesus entrou no Templo
e começou a expulsar os vendedores.
46E disse: 'Está escrito:
'Minha casa será casa de oração'.
No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões.'
47Jesus ensinava todos os dias no Templo.
Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo
procuravam modo de matá-lo.
48Mas não sabiam o que fazer,
porque o povo todo ficava fascinado
quando ouvia Jesus falar.
Palavra da Salvação.

 

Jesus  se irritou seriamente por que aquele santuário estava sendo profanado por ladrões. Sim. Ladrões. Além do comércio ilícito dos animais, naquela área externa do Templo ocorria até assaltos.

Muitos santuários  são profanados.  Santuários que não são somente os que conhecemos onde se faz romarias periódicas ou contínuas, mas sim muitos outros santuários como: A família, a natureza e o nosso próprio corpo que é habitáculo de Deus.

Jesus indignado, disse aos vendedores do Templo:

Está escrito: Minha casa será casa de oração

É na casa de Deus que rezamos em comunidade. É lá que experimentamos a tri-presença de Deus:

1-Pela oração em comunidade. Como?  Jesus garantiu que quando mais um de vós estiver reunido em meu nome, eu estarei no meio deles;

2-Pela palavra viva. Pela palavra Deus fala conosco. É na casa do Pai que meditamos a palavra de Deus lida e explicada, a qual fala a cada um de nós. Fala-nos sobre os nossos problemas e suas referidas soluções.

3-PELA EUCARISTIA. Presença viva de Jesus nas espécies de pão e de vinho. E é nesse momento, momento da consagração, que mais nos aproximemos de Deus pela oração forte, com os olhos fixos no pão elevado pelas mãos do sacerdote, e depois com os olhos fechados para não nos distrair, e para ver Deus em nós. Deus nos acariciando, nos ouvindo, nos acolhendo, nos acalmando, nos garantindo que tudo vai passar,  que só basta crer e amar para conseguir a vida em abundância que tanto desejamos!

Minha casa é casa de oração!  Deus está falando conosco hoje, neste Evangelho.  Ele não quer que façamos da sua casa uma casa de comércio.  A fé, a oração não é um comércio, como andam fazendo por aí. Tem gente pedindo dinheiro para rezar por alguém.

É importante rezar  em nossa casa, em nosso quarto, apagando a luz, e em silêncio entrar em contato com o Pai. O Próprio Jesus aconselhou isso. Porém, é na Casa do Pai que rezamos juntos com outros irmãos, os quais nem conhecemos profundamente.

Neste Evangelho vemos um Jesus muito irritado por que sua casa havia se tornado uma casa de comércio.  Na verdade, o TEMPLO de Jerusalém, foi o primeiro Shopping do mundo. Lá se comerciava não só mercadorias como ideias e até a própria religião.

Os líderes judaicos usavam a religião para manter-se no poder e para controlar a população, cujos fracos eram reféns que não tinham para onde correr, ou reclamar.

Jesus não  deixa barato, e aproveita aquela ocasião para acabar com aquela anarquia, para expulsar os vendilhões do Templo.  Ele ficou indignado por que a casa de oração havia se transformado em uma casa de negociação. E isso  Jesus não deixa passar em vão no exercício da sua missão, e então Ele expulsa os camelôs que ali haviam se instalado para se aproveitar.

Quando o poder econômico dita as regras  do louvor e da oração,  é sinal que a idolatria se instalou nas mentes dos sacerdotes, e se estenderá por todo o povo. Fato lamentável que temos de evitar a todo custo.

A Casa do Senhor tem de ser e permanecer a casa de oração. Cuidemos para que as nossas igrejas  não se transformem em comércio mal disfarçado.  Lugares onde predomina a esperteza de alguns, e o enriquecimento vergonhoso de pessoas sem escrúpulos que se infiltram na comunidade com  a desculpa de colaborar, mas lá no fundo o que querem mesmo é se aproveitar da oportunidade de se projetar, e ganhar dinheiro.

Que Deus nos livre de uma religiosidade vazia e interesseira, e de uma fé de negócios.

A Igreja é o sinal do amor de Deus por nós. Ela é o lugar onde Deus acolhe a todos de boa vontade, os arrependidos, os  que  pretendem se converterem. A Igreja representa a presença viva de Deus no mundo. E por isso nunca pode ser vilipendiada!  Nunca nos esquecemos disso!

 

Fica com Deus. José Salviano.

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário