.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Crer em Jesus e abraçar a Sua Salvação é a vontade do Pai para nós-Helena Serpa


2 DE NOVEMBRO DE 2019

SÁBADO – COMEMORAÇÃO

DOS FIÉIS DEFUNTOS (Missa I)

Cor: Roxo



1ª. Leitura - Jó 19,1.23-27 – 

Leitura do livro de Jó - 19,1.23-27
 1Jó tomou a palavra e disse: 23Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição 24com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre! 25Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; 26e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne verei a Deus. 27Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros”. – Palavra do Senhor.

Reflexão– “Eu sei que o meu redentor está vivo
Jó, homem justo, preanunciou a vitória de Jesus sobre a morte e, consequentemente, também a nossa ressurreição quando, no auge do sofrimento pronunciou estas palavras: “Eu sei que o meu redentor está vivo”; “depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus”! Enquanto estamos por aqui, lutando, sofrendo, caminhando no meio das dificuldades também precisamos colocar a nossa esperança na expectativa promissora do momento em que contemplaremos a face de Deus. O simples fato de conservar o nosso pensamento nesta verdade, já nos faz viver de uma maneira diferente e encarar os acontecimentos da vida como uma escada que nos eleva para o dia do nosso encontro definitivo com o nosso Criador. Pensar em Deus e ansiar pela Sua presença é para nós um conforto que deixa a nossa alma mais forte e cheia de esperança. O que seria de nós se nisto não colocássemos a nossa fé? Os que caminham neste mundo apenas na dureza da estrada, por certo, sofrem muito mais do que nós que temos o exemplo de Jó para tentar seguir. – Você também espera pelo momento do encontro definitivo com Deus? – Você mantém firme a chama da esperança na vida eterna? – Você tem medo? - Você já tem consciência de que o seu Redentor está vivo?

Sl 26 R – O Senhor é minha luz e salvação.

1) O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?

2)  Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.

3) Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, atendei por compaixão! É vossa face que eu procuro. Não afasteis em vossa ira o vosso servo, sois vós o me auxílio!

4) Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

Reflexão - Usando belas palavras o salmista expõe de uma maneira muito clara o desejo do nosso coração que é o de “habitar no santuário do Senhor por toda a nossa vida”. Se nos fosse dada a oportunidade de cavar dentro de nós mesmos (as), perceberíamos que este é o nosso principal anseio. Mesmo assim,  podemos tomar consciência disto e também refletir: “O Senhor é minha luz e salvação, de quem terei medo? ”  Peçamos ao Senhor que Ele ouça a nossa voz e atenda o nosso clamor, retire o medo que nos paralisa, a fim de que possamos experimentar a Sua bondade, desde já, na terra dos viventes.

2ª. Leitura – Romanos 5, 5-11

Leitura da carta de São Paulo aos Romanos
Irmãos, 5a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. 6Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo morreu pelos ímpios, no tempo marcado. 7Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa, talvez alguém se anime a morrer. 8Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós quando éramos ainda pecadores. 9Muito mais agora, que já estamos justificados pelo sangue de Cristo, seremos salvos da ira por ele. 10Quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele pela morte do seu Filho; quanto mais agora, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida! 11Ainda mais, nós nos gloriamos em Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. É por ele que, já desde o tempo presente, recebemos a reconciliação. Palavra do Senhor

Reflexão – “a esperança não decepciona”
O Amor de Deus, derramado no nosso coração, que é o Espírito Santo, nos mantém firmes na esperança de uma vida presente cheia de graças, aqui na terra, e, no futuro, uma vida plena de felicidade.  Conservamos em nós a certeza de que o Espírito Santo é o próprio amor do Pai e do Filho agindo dentro de nós e, mesmo que ainda sejamos fracos e pecadores nós já fomos justificados pelo sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. Foi por amor que tudo aconteceu e Deus deseja que acreditemos no Seu Filho Jesus Cristo que veio nos dar uma vida nova, no Espírito, e morreu por nós quando ainda éramos pecadores. Tudo o que era velho já passou, não somos mais inimigos de Deus, pois fomos reconciliados com Ele pela morte de Jesus, portanto, podemos nos gloriar em Cristo que deu a Sua vida para nos salvar. No entanto, não nos basta apenas proclamar estas palavras, mas, principalmente, encarná-las e gravá-las dentro de nós. O amor de Deus em nós é quem nos mantém firmes na amizade  com os homens e com Ele próprio. - Você tem percebido Amor de Deus no seu coração? – Você tem se alimentado com este Amor? -  O que você espera do futuro?  – Você mantem a esperança de uma vida melhor? – Você tem se decepcionado com Deus por causa dos homens?
Evangelho – João 6, 37-40

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,37-40
Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. 38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia.

Reflexão – “Crer em Jesus e abraçar a Sua Salvação é a vontade do Pai para nós”
Algumas vezes na vida, motivados pelas circunstância, todos nós já nos questionamos no que seria a vontade de Deus e como poderíamos cumpri-la.  Pensamos em várias opções,  no entanto, não nos apercebemos de que Jesus no Seu Evangelho nos revela claramente qual é a prioridade do Pai. A vontade do Pai é que nós creiamos no Seu Filho a fim de obter a Salvação. Só isto! Não precisa mais nada! Crer em Jesus e abraçar a Sua Salvação é a vontade do Pai para cada um de nós. O resto é consequência desta verdade! Quando mantemos firmemente o propósito de entregar a Deus a nossa vida e colocar n’Ele a nossa esperança, confiando em Jesus Cristo, podemos verificar que todas as coisas que nos acontecem nos levam para um único desígnio de santidade e de plenitude. O Senhor providencia tudo de que necessitamos, as coisas tomam o rumo desejado por Ele e, por isso, sentimos a segurança de que caminhamos em busca do que Ele veio nos dar: a salvação e a vida eterna. Tudo o mais se torna secundário quando nós temos a nossa salvação como um alvo. Portanto, não necessitamos mais nos angustiar nem nos confundir querendo descobrir o que Deus espera de nós. Jesus não quer perder nenhum daqueles que o Pai lhe entregou, e nós fazemos parte deste povo que ressuscitará no último dia. – Você tem percebido qual é a vontade de Deus para a sua vida, a cada momento? – Você já abraçou a salvação de Jesus? – Você crê que Jesus o (a) ressuscitará no último dia? – Para você o que significa Ressurreição?


3 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento2 de novembro de 2019 às 05:51

    obrigado Senhor, Obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir