.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 3 de novembro de 2019

O cuidado com a casa de Deus-Helena Serpa


9 DE NOVEMBRO DE 2019

SÁBADO

 

Dedicação da Basílica do Latrão (Catedral de Roma) . Festa


Cor: Branco

1ª Leitura - Ez 47,1-2.8-9.12


Leitura da Profecia de Ezequiel 47,1-2.8-9.12
Naqueles dias: 1O homem fez-me voltar até a entrada do Templo
e eis que saía água da sua parte subterrânea na direção leste,
porque o Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, a sul do altar. 2Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte, e fez-me dar uma volta por fora, até à porta que dá para o leste, onde eu vi a água jorrando do lado direito. 8Então ele me disse: "Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis. 9Onde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida onde chegar   rio. 12Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio". Palavra do Senhor.

Reflexão - “O Espírito Santo é o rio que nos lava e nos purifica”
As águas que jorravam do templo formavam um rio que corria para o mar e que tornavam saudáveis, as suas águas salgadas. Na visão de Ezequiel, por onde essas águas passavam tudo se renovava e se tornava frutífero. Isto significa dizer que as águas que saiam do santuário, que é morada de Deus, traziam saúde e bênção para quem se aproximasse. Por isso, podemos também afirmar que, a água que verteu do lado direito do peito de Cristo, que é o próprio Deus e templo do Amor, é a água do Espírito Santo, e nos traz saúde e benção! O Espírito Santo é o rio que nos lava, nos purifica e faz também com que produzamos verdadeiros frutos que servirão de alimento para os filhos de Deus. O Espírito Santo que Jesus nos doou na Cruz, faz com que as águas barrentas da nossa existência se tornem águas puras e cristalinas. Do peito de Jesus jorraram sangue e água como prova da Sua doação e entrega, iniciando-se assim o ministério da Igreja com os sacramentos do Batismo e da Eucaristia. Deixemo-nos, portanto,  lavar pela água e pelo sangue de Jesus e recebamos o banho do Amor de Deus.
- Você tem se deixado banhar pelo Espírito Santo? – Quais os frutos que o Espírito Santo de Jesus faz brotar em você? – Reflita como está a sua vivência da caridade, bondade, alegria, paciência, paz, afabilidade, fidelidade, brandura, temperança. 

Salmo - Sl 45(46),2-3.5-6.8-9 (R. 5)

R. Os braços de um rio vêm trazer alegria
à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.
2O Senhor para nós é refúgio e vigor, *
sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia;
3assim não tememos, se a terra estremece, *
se os montes desabam, caindo nos mares.R.

5Os braços de um rio vêm trazer alegria *
à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.
6Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! *
Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.R.

8Conosco está o Senhor do universo! *
O nosso refúgio é o Deus de Jacó!
9Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus +
e a obra estupenda que fez no universo: *
reprime as guerras na face da terra.R.
  
Reflexão - Somos esta morada para onde os braços de Deus que é o Espírito Santo vêm trazer alegria. Se, somos habitação do Espírito Santo, o Senhor do Universo estará sempre conosco. Precisamos ter bastante consciência disso e contemplar em nós os prodígios do Senhor. É dentro de cada um de nós que Deus realiza a Sua obra.
                                     

Evangelho - Jo 2,13-22


+ Leitura do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 2,13-22
13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém.
14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas
e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas.
16E disse aos que vendiam pombas: "Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!" 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: "O zelo por tua casa me consumirá". 18Então os judeus perguntaram a  Jesus: "Que sinal nos mostras para agir assim?" 19Ele respondeu: "Destruí, este Templo, e em três dias o levantarei". 20Os judeus disseram: "Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?" 21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou,
os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele. Palavra da Salvação.

Reflexão - “o cuidado com a casa de Deus”
Diante da reação de Jesus com os vendedores e cambistas que comerciavam dentro do templo de Jerusalém, precisamos fazer uma reflexão sobre a nossa postura em relação ao nosso serviço dentro da Igreja ou da Comunidade em que vivemos. Precisamos ter cuidado para não fazer das coisas de Deus, cabide para dar suporte aos nossos interesses, respeitando a casa de Deus como um lugar sagrado, de recolhimento e oração. Assim como Jesus expulsou os vendilhões do templo, nós também com toda  determinação necessitamos expulsar do nosso coração tudo o que possa estar fazendo do nosso interior uma casa de comércio, onde pairem os pensamentos maus, interesseiros e as más intenções. Considerando que somos templo do Espírito Santo, nós também precisamos fazer do nosso interior um templo sagrado onde Deus habita. “O zelo por tua casa me consumirá”. Precisamos repetir isto ao Senhor a todo o momento e demonstrar isto, com a nossa vida,  em relação à morada no nosso coração. O cuidado que devemos ter com a nossa mansão interior onde Deus habita deve consumir o nosso dia a dia, desde as menores coisas até às grandes realizações. Em momento algum podemos negligenciar na vigilância perante o que falamos o que pensamos ou imaginamos, e tudo que possa corromper a nossa consciência. - Você cultiva pensamentos maus?  -  Como você está cuidando da sua morada interior?  – As sugestões que partem do seu interior têm sido boas para a sua vida e a dos seus irmãos? – Você age nas coisas de Deus por interesse? – Você cultiva a alegria no seu coração?




3 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento9 de novembro de 2019 às 08:38

    Obrigado Senhor, Obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir