.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 17 de novembro de 2019

Podemos afirmar que fazemos parte da família de Jesus?-Helena Serpa


21 DE NOVEMBRO DE 2019

 

5ª. FEIRA – Apresentação de Nossa Senhora 

 

Memória



Cor: Branco

1ª Leitura - Zc 2,14-17


Leitura da Profecia de Zacarias 2,14-17
14`Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti,
e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação'.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “por intermédio da Mãe, nós chegamos ao Filho” 
A profecia de Zacarias anuncia com alegria a vinda do Senhor que veio habitar no meio de nós. Maria Santíssima foi a Virgem escolhida por Deus para acolher no seu ventre o Salvador da humanidade. Porquanto, ela é comparada a uma cidade em dia de festa, que abriga nos seus muros, um habitante ilustre. “Por isso muitas nações se aproximarão do Senhor; naquele dia, e serão o seu povo”,  diz a profecia. Somos também hoje essas nações que, atraídos pela beleza de Maria, nos aproximamos de Jesus e nos tornamos povo de Deus. Ela é a Mãe que acolheu no seu ventre o Filho de Deus e O entregou para a salvação da humanidade. Jesus, filho de Maria é o nosso Salvador, portanto, por intermédio da Mãe, nós chegamos ao Filho.  Muitos, porém, aqui nesta terra, ainda não receberam Jesus porque ainda não aceitaram a Sua Mãe. O Senhor vem para tomar posse da terra do nosso coração, vem habitar no meio de nós, vem nos trazer Salvação e tudo isto nós podemos experimentar pela intercessão de Sua Mãe, que se tornou também mãe nossa. Como Maria, nós também somos esta cidade que se alegra porque encontrou em Jesus a sua libertação e abre as portas para que entre o povo que ainda não O conhece e precisa que O apresentemos. Somos chamados a conhecer Maria e aprender a levar Jesus por onde formos com alegria e simplicidade.  – Você tem pedido ajuda a Maria para conhecer Jesus?  -Você cultiva no coração a alegria de ter Maria como Mãe e Intercessora?  -  Você tem consciência de que também é uma cidade que abriga Jesus?

 

Salmo - Lc 1,46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55 (R.Cf.54b)


R. O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade.

46A minh'alma engrandece ao Senhor, *
47e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,R. 

48pois, ele viu a pequenez de sua serva, *
eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
49O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!R. 

50Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam.
51Demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos.R. 

52Derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou.
53De bens saciou os famintos *
e despediu, sem nada, os ricos.R. 

54Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,
55como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.R. 

Reflexão - Este foi o canto que Maria elevou quando Isabel a distinguiu com o título de Mãe do Salvador. Apesar da sua humildade ela reconheceu-se privilegiada e escolhida porque assim fora do agrado de Deus. Isso também pode acontecer conosco: a alegria, de sentirmo-nos escolhidos (as), pessoas excepcionais porque assim Deus quer que sejamos. Maria cantou que o Amor de Deus se estende de geração em geração sobre todos os que O respeitam. Portanto, se tememos o Senhor, nós também fazemos parte da geração dos que acolhem o amor do Pai no seu coração, e, por isso, somos bem-aventurados (as).

 

 

Evangelho - Mt 12,46-50


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 12,46-50
Naquele tempo: 46Enquanto Jesus estava falando às multidões,
sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: 'Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora,  e querem falar contigo.' 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: 'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?' 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: 'Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.' Palavra da Salvação. 

Reflexão - “podemos afirmar que fazemos parte da família de Jesus?”
Neste episódio, Jesus vem iluminar o nosso entendimento para perceber que todos, sem distinção, somos chamados (as) a fazer parte da Sua família, desde que estejamos em unidade com a Palavra de Deus. Assim, portanto, podemos afirmar que fazemos parte da família de Jesus quando nos dispomos a fazer a vontade do Pai que está no céu.  Participamos da graça de filhos, do Pai,  irmãos e irmãs de Jesus, quando, como a Sua Mãe, estivermos abertos a realizar tudo conforme Deus nos mandar e  ajustados ao Seu Plano de Salvação.  Diante disso, assim como Jesus apontou para os Seus discípulos e os distinguiu com a mesma categoria da Sua mãe e de Seus de irmãos, hoje também Ele nos estende a Sua mão e nos acolhe como membros da sua família, se, estivermos também dispostos (as) a fazer a vontade de Deus que se expressa na Sua Palavra.  A vontade do Pai é que todos nós, pela Fé em Jesus Cristo, alcancemos a salvação e a vida eterna sem fim. Neste Evangelho Jesus aproveita a oportunidade e nos enquadra como pessoas especiais, discípulos e discípulas dignos de ser chamados filhos de Deus Pai tendo Maria como Mãe! - Você já tem consciência de que também faz parte da família de Jesus Cristo? –  Você já tem ideia do que será a vontade de Deus para a sua vida? – Você se considera discípulo (a) de Jesus?- O que estaria faltando para que você seja considerado (a) da família de Jesus?

3 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento21 de novembro de 2019 às 02:52

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir