.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA-Olívia Coutinho


Dia 21 de Novembro de 2019

Evangelho de Mt12, 46-50

Para que tenhamos um melhor entendimento  do evangelho de hoje: “APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA”  é fundamental  conhecermos bem a trajetória de Maria, saber como era a sua postura diante o projeto de Deus. Um  projeto, que  ela abraçou por inteiro desde o anuncio de que dela viria o Salvador!
O evangelho começa dizendo que enquanto Jesus falava às multidões, alguém disse a Ele:  “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar com você.” Jesus não interrompe a sua missão junto aqueles que o Pai lhe confiara para atender a sua família de sangue, demonstrando  uma atenção igualitária para com todos.
Provavelmente, os familiares de Jesus, haviam ido atrás Dele, na intenção de protegê-lo, pois eles achavam que Jesus estava louco, o que podemos conferir em: Mc3.21
Naturalmente, os familiares de Jesus,  à princípio, se assustaram, ao ver Jesus,  cercado por  multidões, se misturando com prostitutas, cobradores de impostos...  Essa postura de Jesus, os deixou  preocupados, afinal, eles ainda não tinham uma clareza sobre a missão de Jesus, sobre o caminho que Ele haveria de percorrer em obediência ao Pai.  Nem mesmo a sua mãe,  tinha essa clareza.  Maria sabia  que seu Filho tinha uma missão muito importante  a cumprir, mas como e quando tudo  aconteceria ela não sabia, foi  compreendendo aos poucos. À medida que os fatos iam acontecendo, é que ela ia  assimilando  esses fatos, com as revelações do anjo na anunciação e do profeta Simeão, por ocasião da apresentação de Jesus ao templo.
A partir do momento em que Jesus assume o seu ministério, submetendo à vontade  do Pai, as suas  atividade  por si só, iam  sinalizando um desligamento da sua família de sangue, algo natural,  semelhante a de um jovem que sai de casa para abraçar o matrimonio, ou ao sacerdócio. E Maria no seu silencio, aos poucos ia compreendendo tudo isso, por isto, ela nunca contestava a atitude do filho.
Para muitos, a atitude de Jesus, descrita neste evangelho, soa como um desprezo Dele para com sua mãe, o que é um equívoco, pois ao acolher o povo como membros de sua família, Jesus demonstrou um amor grandioso pelo o Pai! Gesto, que certamente alegrou Maria, pois assim como Jesus, ela só queria agradar a Deus, fazer a sua vontade!
"Todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe!" Com estas palavras, Jesus não desconsiderou sua Mãe, pelo o contrário, a elevou, pois ninguém mais do que ela, fazia a vontade de Deus! Maria  se colocou como  serva de Deus, desde o anuncio de que ela seria a mãe de Jesus! "Eis aqui a serva do Senhor, faça em mim, segundo a Sua vontade"!
Sempre que refletimos este evangelho, ficamos centrados na referencia que Jesus faz de quem é a sua família, ou questionando se Maria teve ou não teve outros filhos, com isso, deixamos de meditar a mensagem principal do evangelho, que é um convite a fazermos à vontade do Pai, o que Maria sempre fez.
Maria esteve sempre do lado Jesus, fazendo-se sua discípula, uma grande colaboradora na história da redenção.
Fazer a vontade do Pai, é a única condição exigida por Jesus, para que possamos  fazer parte da sua família.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir