.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 10 de novembro de 2019

O Senhor pode chegar a qualquer momento-Helena Serpa


15 DE NOVEMBRRO DE 2019

6ª. FEIRA DA XXXII SEMANA DO

TEMPO COMUM

Sta. Isabel da Hungria Rlg, memória

Cor: Branco

1ª Leitura - Sb 13,1-9


Leitura do Livro da Sabedoria 13,1-9
1São insensatos por natureza todos os homens que ignoram a Deus, os que, partindo dos bens visíveis, não foram capazes de conhecer aquele que é; nem tampouco, pela consideração das obras, chegaram a reconhecer o Artífice. 2Tomaram por deuses, por governadores do mundo, o fogo e o vento, o ar fugidio, o giro das estrelas, a água impetuosa, os luzeiros do dia. 3Se, encantados por sua beleza, tomaram estas criaturas por deuses, reconheçam quanto o seu Senhor está acima delas: pois foi o autor da beleza quem as criou. 4Se ficaram maravilhados com o seu poder e a sua atividade, concluam daí quanto mais poderoso é aquele que as formou: 5de fato, partindo da grandeza e da beleza das criaturas, pode-se chegar a ver, por analogia, aquele que as criou. 6Contudo, estes merecem menor repreensão: talvez se tenham extraviado procurando a Deus querendo encontrá-lo. 7Com efeito, vivendo entre as obras dele, põem-se a procurá-lo, mas deixam-se seduzir pela aparência, pois é belo aquilo que se vê! 8Mesmo assim, nem a estes se pode perdoar: 9porque, se chegaram a tão vasta ciência,
a ponto de investigarem o universo, como é que não encontraram mais facilmente o seu Senhor?  Palavra do Senhor. 

Reflexão - “ver além das aparências”
O autor do Livro da Sabedoria nos conclama a mudar o nosso modo de ver as coisas criadas e admirá-las como um caminho que nos leva ao Criador. Assim sendo, “partindo da beleza das criaturas, nós podemos chegar, por analogia, aquele que as criou” e dar glórias a quem de fato merece. Todos nós homens, por natureza, somos insensatos porque distinguimos as coisas e as pessoas criadas, apenas pela sua aparência, e, na maioria das vezes, nos encantamos com a beleza e com o aspecto do que impressiona  os nossos olhos. Em consequência disso, muitas vezes, nos confundimos e trocamos o Criador pelas suas criaturas. Em todos os tempos, no passado, e no presente, isso tem acontecido. Outrora, os homens tomavam como deuses os aspectos da natureza, como o vento, as estrelas, a água, o sol, a lua, o fogo e tudo quanto lhes chamava a atenção e os atraia. Assim sendo, eles esqueciam de que por detrás das obras criadas, estava o Artífice da criação, que está acima de todas as coisas e dos acontecimentos. Hoje, também, apesar de termos consciência de que Deus nos criou e que é o autor de tudo, nós nos encontramos muitas vezes, desviando o nosso olhar do Criador e nos apegando às criaturas. O que nos seduz, hoje, não é mais o que encantava ao homem dos tempos passados, mas são as descobertas do próprio homem: as invenções tecnológicas, os bens materiais que adquirimos e que para nós se tornam motivo de felicidade; os “astros e as estrelas” e os “produtos” que a TV tenta nos vender; os ídolos na política; enfim, o sucesso, a fama, o dinheiro, a glória diante dos homens. Hoje, tudo nos motiva a tirar os nossos olhos  do Criador da beleza para nos apegarmos à própria beleza.   A nossa alma anseia pelo Deus vivo e atuante e quando detemos a nossa atenção apenas nas coisas estáticas, nós a entristecemos e a fazemos fenecer por inanição. A sabedoria do Criador nos é dada para que, usufruindo da Sua criação possamos experimentar do Seu poder amoroso e eterno. - Você costuma se impressionar com a beleza das coisas e das pessoas? - Qual é o valor relativo que você dá a elas? - Por quem você se sente atraído (a)? - Existe alguém a quem você tem idolatrado a ponto de lhe desviar os olhos de Deus? - Você é uma pessoa possessiva e dependente de alguém?

Salmo - Sl 18 (19),2-3. 4-5 (R. 2a)

R. Os céus proclamam a glória do Senhor!

2Os céus proclamam a glória do Senhor, *
e o firmamento, a obra de suas mãos;
3o dia ao dia transmite esta mensagem, *
a noite à noite publica esta notícia.R.

4Não são discursos nem frases ou palavras, *
nem são vozes que possam ser ouvidas;
5seu som ressoa e se espalha em toda a terra, *
chega aos confins do universo a sua voz.R. 

Reflexão - A primeira manifestação da glória e do poder de Deus nos é proclamada através da sua criação. Olhando para o céu, para o firmamento, para a beleza das flores e o milagre do dia e da noite, nós podemos perceber a grandiosidade de quem as criou. Partindo dessa constatação, nós nunca poderemos negar a existência de um Deus que nos criou e, maravilhosamente nos sustenta e nos protege, por meio das coisas criadas. Não precisamos de ninguém para nos falar disso nem escutar os discursos nem palavras bonitas, mas apenas pousar o nosso olhar na beleza da criação e, assim, proclamar em alto e bom som a glória do Senhor no meio dos homens.

 

Evangelho - Lc 17,26-37


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17,26-37
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam.  29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa.  E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la. 34Eu vos digo: nessa noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado.' 37Os discípulos perguntaram: 'Senhor, onde acontecerá isso?' Jesus respondeu: 'Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres.' 
Palavra da Salvação. 


Reflexão – “O Senhor pode chegar a qualquer momento”
Jesus relembra os acontecimentos do passado para nos alertar a fim de que estejamos atentos aos sinais que a cada momento, ainda hoje Deus nos dá. Precisamos nos manter vigilantes às Suas manifestações por meio dos fatos e acontecimentos do nosso dia a dia, aos quais, muitas vezes, relevamos e os deixamos passar. Apesar de saber somos chamados (as) a participar do reino dos céus a todo instante vivemos absortos (as) nos nossos projetos pessoais e em suas realizações e nos esquecemos de que a figura desse mundo irá passar. Erroneamente imaginamos que poderemos dar um jeito na nossa vida e, que, na hora H conseguiremos fugir do julgamento de Deus. Desejamos ser independentes e fazer da nossa existência o que a nossa vontade nos apontar. Entretanto, Jesus vem nos ensinar a sermos cuidadosos porque o reino de Deus acontecerá em nós a qualquer momento e quem estiver de prontidão, com o coração aberto, conseguirá alcançá-lo. Cada um de nós tem o seu dia e a sua hora e as coisas não ocorrem em série, nem igualmente para todos, como se fôssemos marcados para o mesmo momento. As nossas ações, o nosso objetivo, o nosso ideal, nortearão o nosso futuro. “Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la”. Não podemos fazer justiça com as nossas próprias mãos, nem os nossos méritos nos alcançarão a salvação, porém as nossas atitudes, quanto mais forem elas, atos de amor, de confiança e de entrega à vontade Deus, mais estaremos perto de alcançar o nosso sonho, que é a vida nova que Jesus veio nos presentear. O Senhor pode chegar a qualquer momento, e, vivos ou mortos, a Ele pertencemos, portanto, estejamos atentos (as) aos Seus sinais. - Você tem o coração vigilante para que aconteça na sua vida o que o Senhor quiser? – Você acha uma pessoa boa, que merece  um bom lugar na eternidade? -  Quais os sinais de Deus que você tem percebido nos acontecimentos da sua vida? 


4 comentários:

  1. DEUS DE PODER E MISERICORDIA TENHA PIEDADE DE TODOS NOS ,POIS SOMOS INGRATOS MISERICORDIA;

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento15 de novembro de 2019 às 06:10

    Obrigado Senhor, Obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  4. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir