.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

“FELIZ AQUELE QUE COMO O PÃO NO REINO DE DEUS.” Olivia Coutinho


Dia 05 de Novembro de 2019

Evangelho de Lc14,15-24

O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, começa dizendo, que um homem que estava à mesa com Jesus, provavelmente um publicano, disse a Ele: “Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!” Jesus aproveita a oportunidade,  para alertar, através de uma parábola, não somente aos habituados  a uma religião formal, no caso os fariseus, como também a todos nós, sobre as consequências da recusa à graça de Deus!  
O texto chama a nossa atenção sobre algo fundamental para a nossa salvação: colocar o Reino de Deus como prioridade na nossa vida!
Jesus não espera pela a nossa conversão, para nos chamar a fazer parte do Reino de Deus, somos chamados, dentro da nossa condição atual, a nossa conversão, vai acontecendo à medida do nosso envolvimento com Ele.
O Reino de Deus é uma oferta do amor do Pai que chega até a nós, por meio de Jesus, mas nem todos participarão dele, não, porque sejam impedidos de entrar, mas pelo o fato de recusarem a graça de Deus.
Jesus compara o Reino de Deus com uma festa, ou seja, com um Banquete,  para participar deste Banquete, basta o acolhimento à graça de Deus, quem aceita o convite de Jesus, acolhe a graça!
Deus tem um projeto de vida nova para todos, é Jesus quem nos apresenta este projeto, que Ele dá o nome de Reino de Deus, um Reino, que já podemos vivenciá-lo no aqui e no agora! A todo instante  Jesus nos chama  a fazermos  parte do  Reino de Deus, é um engano pensar, que este convite seja feito somente para alguns, o convite de Jesus, é extensivo a todos, Ele não faz restrição de pessoas, tanto chama os bons, como os que ainda não são bons.
O convite é dirigido a todos, aceitar ou não aceitar, é uma questão de escolha! E são muitos, os que recusam a participar desta festa preparada pelo o Pai, uns, porque já fizeram opções pelos os banquetes do mundo, outros, por não quererem compromete-se, preferindo esconder atrás das mais variadas desculpas:  falta de tempo, doença,  viagens, visitas em casa, muito trabalho, não tenho jeito pra isso...  E assim, muitos, vão arrumando mil  desculpas para justificar a sua não participação no Banquete da vida.
Existem também, aqueles  que estão diante do Banquete, mas não sentam à mesa com Jesus, são os que estão dentro da igreja, mas não estão vestidos com a roupagem do amor, estes, por fora, aparentam estarem próximos de Deus, mas na pratica, estão bem distantes Dele!
Mesmo diante de tantas recusas, de tantos desleixos, tantas ingratidões, Jesus  não desiste de nos chamar, Ele insiste conosco, não cansa de nos enviar mensageiros, para nos alertar sobre as consequências da recusa ao seu convite.
Somos convidados a ter uma intimidade profunda com Jesus, a sentar à sua “mesa,”  ser indiferente ao seu  convite, é ignorar o projeto de vida plena, idealizado por Deus.
Como é bonita a ação de Deus, no coração de  quem aceita o chamado de Jesus, de quem se abre para acolher a graça de Deus!
A nossa vida, só tem sentido se vivida na perspectiva de alcançarmos a eternidade, quem experimenta a grandiosidade do amor de Deus, na sua intimidade com Jesus, vive, já aqui na terra, as alegrias desta festa: o Banquete da vida!
Não deixe para depois, não corra o risco de encontrar a  porta fechada, a hora é agora,  o Banquete já está preparado, participe, Jesus é o alimento principal, aquele que verdadeiramente nos sustenta.

FIQUE NA PAZ DE JESUS
! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir