.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 24 de novembro de 2019

SOLENIDADE DE CRISTO REI DO UNIVERSO-Adélio Francisco.


EVANGELHO DO DIA 24/11/2019
(LC 23,35-43)
SOLENIDADE DE CRISTO REI DO UNIVERSO

Naquele tempo, os chefes zombavam de Jesus dizendo: “A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!”
Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, e diziam: “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!”
Acima dele havia um letreiro: “Este é o Rei dos Judeus”.
Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!”
Mas o outro o repreendeu, dizendo: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal”. E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado”. Jesus lhe respondeu: “Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso”.
Palavra da Salvação...
-Reflexão
Celebramos hoje a solenidade de Cristo Rei, quando também comemoramos o Dia do leigo e da leiga. Encerramos também o último Domingo do ano litúrgico, "ano C"
   Jesus Cristo é o Rei do mundo de justiça e de paz, reino que tem de ser buscado e construído no aqui agora de nossa vida. Leigos e leigas são chamados " vocacionadas" a viver no tecido humano da sociedade e lá tornar realidade os sinais do Reino de Deus. Este é o último domingo do ano litúrgico, e nele celebramos a festa de Cristo, Rei do Universo. O evangelho nos faz contemplar a senda da ignomínia sofrida por Jesus  e de sua crucifixão. Na apresentação que se faz dos dois malfeitores crucificados com Jesus, o evangelista São Lucas ou opõe dois tipos de pessoas que encarnam dois modos de reagir diante da salvação que Jesus trouxe. A sua inocência brilha novamente e a no perdão como um Sinal mais de seu senhorio. O bom ladrão sobe ler os sinais dos tempos que reconheceu no crucificado o Messias que via participar da Glória na ressurreição. O estar hoje no paraíso não expressa um dado cronológico, mas que a salvação começa a tornar-se realidade a partir da cruz. Tampouco, ou Paraíso deve ser entendido como lugar geográfico no qual se espera o momento da Ressurreição final, é muito mais um modo de expressar que a salvação definitiva chega a vida desse ladrão arrependido. As palavras de Jesus na cruz revelam novamente a sua misericórdia que atinge inclusive aqueles que o condenaram e que é um aspecto próprio do Evangelho de São Lucas. Os cristãos da comunidade lucana veem aqui o perdão de Jesus, que está na origem de sua vida cristã, e que experimentaram no momento de sua conversão. Nunca é tarde, nos relembra São Lucas para voltar aos caminhos do Evangelho. Qualquer dia pode ser o hoje.
    A mensagem de Jesus sobre o amor ao inimigo aparece de forma especial no seu Sermão da planície no Capítulo 6, e se torna aqui ação exemplar para o Cristão.
   Na cruz de Jesus havia uma tabuleta onde todos podiam ler: " Este é o Rei dos Judeus". Muitos chegaram a pensar que Jesus seria o rei  salvador, prometido pelos profetas, e que haveria de se mostrar cheio de poder para dominar os inimigos do Povo. Jesus era e é rei de um mundo diferente, não como os poderosos da terra. Ele é o filho de Deus encarnado; como modelos e como homem ele tem todo o poder. Mesmo morrendo pregado na cruz, ele pode transformar nosso coração, libertados da escravidão do mal, e dar-nos a vida para sempre.
    Meus amados irmãos e irmãs: Pode parecer fraco e significante, não se impõe pela força, mas dele todo e todos dependem. Aos que o seguem não oferece nem riquezas nem poder, nem Glória ou prestígio. Garante, porém, bondade, vida e felicidade para sempre.
PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
--Adélio Francisco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário