.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 10 de novembro de 2019

Conservar a chama da fé-Helena Serpa


16 DE NOVEMBRRO DE 2019

SÁBADO DA XXXII SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª Leitura - Sb 18,14-16; 19,6-9

Leitura do Livro da Sabedoria 18,14-16; 19,6-9 14Quando um tranquilo silêncio envolvia todas as coisas e a noite chegava ao meio de seu curso, 15a tua palavra onipotente, vinda do alto do céu, do seu trono real, precipitou-se, como guerreiro impiedoso,
no meio de uma terra condenada ao extermínio; como espada afiada, levava teu decreto irrevogável; 16defendendo-se, encheu tudo de morte e, mesmo estando sobre a terra, ela atingia o céu.
19,6Então, a criação inteira, obediente às tuas ordens, foi de novo remodelada em cada espécie de seres, para que teus filhos fossem preservados de todo perigo. 7Apareceu a nuvem para dar sombra ao acampamento, e a terra enxuta surgiu onde antes era água: o mar Vermelho tornou-se caminho desimpedido, e as ondas violentas se transformaram em campo verdejante, 8por onde passaram, como um só povo, os que eram protegidos por tua mão, contemplando coisas assombrosas. 9Como cavalos soltos na pastagem e como cordeiros, correndo aos saltos, glorificaram-te a ti, Senhor, seu libertador. Palavra do Senhor. 



Reflexão - "A palavra de Deus é uma ordem! "
O Livro da Sabedoria recorda as maravilhas e os prodígios de Deus todas às vezes que liberta o Seu povo oprimido em qualquer situação que esteja. Pela Palavra Deus realiza os Seus desígnios e a Sua vontade da mesma forma como aconteceu na criação do mundo, quando o verbo de Deus do alto céu, determinou com uma única expressão, "faça-se" e, tudo foi criado. Também como aconteceu na libertação do povo de Israel, retirado da escravidão do Egito e, levado ao deserto, em busca da terra prometida. A uma simples ordem do Senhor, o mar Vermelho se abriu e tornou-se caminho desimpedido para que passassem por ele aqueles a quem queria salvar. Hoje também esses prodígios continuam acontecendo na nossa vida e caminhada diária em busca da felicidade, quando nos deparamos com os mais diversos obstáculos e dificuldades. A nossa confiança e a perseverança da nossa fé nas promessas de Deus nos servirão de apoio para não desanimar no meio do caminho. Por causa da nossa humanidade fragilizada e descrente, nós temos a tendência a nos desesperar quando a “noite" chega trazendo intranquilidade e, na maioria das vezes nos esquecemos de que o Senhor em outras ocasiões passadas nos sustentou e protegeu providenciando o socorro para as nossas aflições. Não podemos perder de vista e esquecer das obras de Deus, quando, de alguma forma  Ele também,  abriu para nós o mar vermelho ou providenciou o pão para o nosso alimento, quando nos tirou de emaranhados  em que nos colocamos e, principalmente, quando, com o Seu amor misericordioso, nos concedeu o perdão e, novamente, nos restaurou concedendo-nos vida nova. - Você tem guardado em sua memória  os milagres que o Senhor já realizou na sua vida?- Alguma vez Ele já abriu o "mar vermelho" para que você pudesse enfrentar dificuldades?  - Qual é o poder que a Palavra de Deus tem na sua caminhada? -  Você tem dado testemunho dos feitos do Senhor na sua vida?

Salmo - Sl 104 (105),2-3. 36-37. 42-43 (R. 5a)

R. Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

2Cantai, entoai salmos para ele, *
publicai todas as suas maravilhas!
3Gloriai-vos em seu nome que é santo, *
exulte o coração que busca a Deus!R.
36Matou na própria terra os primogênitos, *
a fina flor de sua força varonil.
37Fez sair com ouro e prata o povo eleito, *
nenhum doente se encontrava em suas tribos.R.

42Ele lembrou-se de seu santo juramento, *
que fizera a Abraão, seu servidor.
43Fez sair com grande júbilo o seu povo, *
e seus eleitos, entre gritos de alegria.R. 

Reflexão - Nós também podemos lembrar as maravilhas do Senhor quando cantamos a Ele o nosso louvor ou propagamos o Seu amor dando testemunho ao mundo da Sua santidade. Recordar as maravilhas do Senhor na nossa vida é também dar a Ele glórias e ofertar de coração, os nossos dons e a nossa capacidade de amar e de servi-Lo. O Senhor nos liberta a cada dia e nos livra de perigos que, às vezes, nem nós próprios temos consciência. Portanto, não precisamos "ver" os milagres acontecerem para reconhecer que o Senhor nos sustenta.  A nossa existência já é um prodígio que nos faz louvar a Deus com gratidão.

 

 

 

Evangelho - Lc 18,1-8


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 18,1-8
Naquele tempo: 1Jesus contou aos discípulos uma parábola,
para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 2'Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva,
que vinha à procura do juiz, pedindo: `Faze-me justiça contra o meu adversário!' 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: 'Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas, esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha a agredir-me!'' 6E o Senhor acrescentou: 'Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?'  Palavra da Salvação.

Reflexão – “conservar a chama da fé”
Jesus nos conta a parábola do juiz iníquo para nos mostrar que a fé  e persistência na oração, farão com que nossos pedidos e desejos sejam atendidos.  A perseverança da nossa oração revela diante de Deus a nossa humildade e faz com que sejamos fiéis ao que nos propomos. Sabemos que, apesar de sermos impotentes, podemos desejar coisas impossíveis, porque confiamos na justiça de Deus. Por isso, a constância das nossas reivindicações nos torna firmes e nos faz ter convicção e fé na promessa de Jesus de que, em tudo que pedirmos ao Pai em Seu Nome, seremos atendidos. Do contrário, quando desistimos dos nossos desejos e anseios, alegando que não conseguimos  e, por orgulho e prepotência não persistimos e não nos humilhamos, damos prova de que não temos fé nas promessas divinas. Deus sabe o tempo e a hora de nos dar aquilo que a Ele suplicamos, porém a nossa firmeza e persistência será uma prova de que realmente o nosso coração anseia ardentemente por aquilo que pleiteamos. Se nos consideramos escolhidos de Deus, Ele nos fará justiça, e nos dará tudo o que está ajustado ao Seu Plano de Amor para nós.  – Você tem consciência de que está pedindo a Deus algo que é para sua felicidade? – Você consegue pedir a Ele que faça a Sua vontade na sua vida? - O que você tem pedido a Deus é realmente o que o seu coração anseia? – Você tem convicção da necessidade das suas reivindicações? – Você seria capaz de continuar pedindo por isso a vida toda? - Você persevera nos mesmos pedidos com fé?


2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Cara Helena Serpa, tuas reflexões são sempre muito ungidas e procuro acompanhar todos os dias, pois me ajudam a crescer na fé! Que a sabedoria de Deus te acompanhe.

    ResponderExcluir