.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 10 de novembro de 2019

-JESUS E ZAQUEU- Lc 19,1-10-José Salviano


19 de Novembro de 2019
Evangelho –Lc 19,1-10

 

Naquele tempo:

1Jesus tinha entrado em Jericó
e estava atravessando a cidade.
2Havia ali um homem chamado Zaqueu,
que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico.
3Zaqueu procurava ver quem era Jesus,
mas não conseguia, por causa da multidão,
pois era muito baixo.
4Então ele correu à frente
e subiu numa figueira para ver Jesus,
que devia passar por ali.
5Quando Jesus chegou ao lugar,
olhou para cima e disse:
'Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa.'
6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria.
7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo:
'Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!'
8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor:
'Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres,
e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais.'
9Jesus lhe disse:
'Hoje a salvação entrou nesta casa,
porque também este homem é um filho de Abraão.
10Com efeito, o Filho do Homem
veio procurar e salvar o que estava perdido.'
Palavra da Salvação.

 

A conversão de Zaqueu foi  uma prova de que para  Jesus nada é impossível! Aquele homem odiado por todos, considerado impuro, pecador público, e muito rico, se converteu e ainda mais. Prometeu dar metade seus bens aos pobres e devolver tudo o que roubou...

Zaqueu era um cobrador de impostos a serviço do Império romano. Na verdade, ele não era necessariamente um funcionário dos dominadores romanos, mas sim, uma espécie de terceirizado. Ele cobrava os impostos e como não podia deixar de ser, ele não resistia a tentação de ver tanto dinheiro bem ali na sua frente, sem pegar um pouco para si. E desse modo, ele fez como o faziam os demais cobradores de impostos. Cobrava uma taxa a mais, e ficava com ela. E assim, ele foi acumulando muita riqueza, e ao lado disso, também foi acumulando muito ódio e desprezo pelos cidadãos daquele lugar, que o considerava um publicano, ou seja, um pecador público.

Mas no fundo, Zaqueu não era um homem tão mau assim. Ele ficou sabendo que Jesus iria passar ali perto, e como ele era de baixa estatura, subiu em uma árvore, para poder ver Jesus passar. Ele só queria ver Jesus, pois se sentira indigno de falar com ele como as pessoas que o acompanhavam.

Porém, Jesus, em sua infinita bondade, o surpreendeu. Jesus fez algo mais por Zaqueu. Manda-o descer, e avisa que vai comer em sua casa.

Então foi grande a alegria do baixinho, que jamais esperava tão grande graça! Estar ao lado de Jesus pelo menos por algum tempo!

No mundo de hoje são muitos os que não resistem à tentação de ver tanto dinheiro público advindos dos impostos bem ali na sua frente, sem pegar um pouco para si.

É por isso que antigamente, o dinheiro da arrecadação dos impostos não dava para a educação, para aposentadoria, para a segurança pública, para a saúde, etc. Pois essa verba misteriosamente desaparecia dos cofres públicos, indo parar em outras contas, por vezes em outros países.

Zaqueu era considerado um grande pecador por que ele trabalhava a serviço do Império Romano dominante, o que era considerado uma traição ao seu povo. Pois todo aquele que favorece a exploração do seu país por outros povos, e desvia o dinheiro público, é um traidor da Pátria.

Zaqueu certamente teria ouvido falar de Jesus, e estava ansioso para conhecê-lo. E o seu desejo foi perfeitamente satisfeito, pois o Mestre o acolheu, e o chamou pelo nome, e mostrou sua vontade de ir almoçar em sua casa, sem se importar que ele era um pecador público.

É assim que Jesus faz conosco. Ele nos acolhe, nos convida para segui-lo, sem se importar com os nossos pecados. Ele só quer que nos convertamos como o fez Zaqueu.

E desse modo aconteceu um lindo processo de conversão a aquele homem de baixa estatura física e inclusive moral.

Para Deus não existe pecador que não seja irrecuperável! Não existe pecador que seja um caso sem jeito. Pois para Deus nada é impossível!

Quando o pecador houve o chamado de Deus dizendo que quer se hospedar em sua casa, quando o pecador escuta Deus lhe chamando  à conversão, se arrepende e quer mudar de vida, eis que o milagre acontece como aconteceu com Zaqueu, e como pode acontecer com cada um de nós.

 

Fica com Deus.  José Salviano.

 

 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir