.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 5 de novembro de 2019

“QUEM NÃO CARREGA A SUA CRUZ E NÃO CAMINHA ATRÁS DE MIM NÃO PODE SER MEU DISCÍPULO.”- Olivia Coutinho


Dia 06 de Novembro de 2019

Evangelho de Lc14,25-30

A nossa  vida é feita de escolhas e a nossa felicidade está condicionada nestas  escolhas,  uma escolha  errada,  pode comprometer seriamente a nossa vida, nos levar ao fracasso.
Quantos de nós, passamos pela vida sem vivê-la, buscando uma felicidade fora de nós, achando mais cômodo fugir dos problemas do que enfrentá-los. E assim, vamos rejeitando a cruz, enganando a nós mesmos.
A cada amanhecer de um novo dia, Deus coloca em nossas mãos, uma página em branco, na qual, devemos escrever mais um capítulo da nossa  história.  O que vamos escrever, vai depender das nossas escolhas, uma coisa é certa, quem  escolher Jesus como centralidade da sua vida, com certeza, escreve uma bela história.
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, começa dizendo que grandes multidões acompanhavam Jesus.  Evidentemente, Jesus sabia que nem todos os que o acompanhavam, estavam dispostos a enfrentar os desafios do seguimento a Ele. A grande maioria, não tinha sequer noção, do significado   deste seguimento. Voltando-se para a multidão, Jesus é categórico ao dizer  que o seguimento a Ele é exigente, implica em mudança radical de vida, exige muito mais do que boa vontade, do que entusiasmo,  exige compromisso, fidelidade, disposição de deixar muitas coisas para trás! O seguimento a Jesus exige despojamento, disposição em assumir a cruz de cada dia.
O caminho do Senhor passa pela prática da justiça, do compromisso com a vida em toda a sua dimensão.  Para triá-lo, é preciso planejamento, ter consciência do rumo a ser tomado, fazer cálculos, saber o que se  ganha e o que se perde neste seguimento, para não correremos o risco de iniciar uma caminhada e não conclui-la, isto é: começar uma caminhada com Jesus,  e abandoná-la no meio do percurso, não chegar ao nosso destino, que é o coração do Pai.
Antes de tomarmos a decisão de seguir Jesus, precisamos nos inteirar bem do que envolve este seguimento, afinal, se trata de investir a própria existência numa proposta, a  proposta de Jesus! Não podemos correr o risco de entrar no barco de Jesus e desistir ao primeiro obstáculo, o que seria um grande fracasso em nossa vida.
O desapego deve ser o primeiro passo de quem quer seguir Jesus, desapego, tanto das coisas materiais, como da família e até mesmo da própria vida. Estas exigências de Jesus, a  princípio podem nos assustar, mas se meditarmos um pouco mais as suas palavras, vamos compreender que o que Jesus quer, é que nós coloquemos o seguimento a Ele como prioridade em nossa vida, o que não significa abandonar  nossa família. 
Colocar o seguimento a Jesus à frente de tudo, até da própria vida, é a certeza de vivermos bem todos os nossos relacionamentos, pois espelhando em Jesus, vamos aprendendo com Ele,  a sermos mais humanos, mais flexíveis, a conviver com as diferenças, a respeitar o outro, a amar de forma ordenada, sem nos  aprisionar e sem nos deixar aprisionar. Eis aí, os grandes benefícios de colocarmos Jesus como centralidade da  nossa vida!
Mais importante do que ser cristão, é ser um cristão discípulo de Jesus.
 A nossa opção por Jesus, tem que ser radical, ela não pode subordinar-se a nada, quem faz esta opção, deve apresentar-se a Ele, completamente livre de todo e qualquer apego. Jesus nos quer por inteiros e não, pela a metade.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

3 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Santa tarde querida catequista, que nos der sempre dessa seiva do evangelho.

    ResponderExcluir