.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 3 de novembro de 2019

-JESUS EXPULSOU OS VENDILHÕES DO TEMPLO-Jo 2,13-22-José Salviano


09 de Novembro de 2019
Evangelho - Jo 2,13-22

 


Estava próxima a Páscoa dos judeus
e Jesus subiu a Jerusalém.
14No Templo,
encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas
e os cambistas que estavam aí sentados.
15Fez então um chicote de cordas
e expulsou todos do Templo,
junto com as ovelhas e os bois;
espalhou as moedas
e derrubou as mesas dos cambistas.
16E disse aos que vendiam pombas:
"Tirai isto daqui!
Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!"
17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde,
que a Escritura diz:
"O zelo por tua casa me consumirá".
18Então os judeus perguntaram a Jesus:
"Que sinal nos mostras para agir assim?"
19Ele respondeu:
"Destruí, este Templo,
e em três dias o levantarei".
20Os judeus disseram:
"Quarenta e seis anos
foram precisos para a construção
deste santuário e tu o levantarás em três dias?"
21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo.
22Quando Jesus ressuscitou,
os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito
e acreditaram na Escritura e na palavra dele.
Palavra da Salvação.

 

Jesus hoje nos surpreende. Jesus amoroso, compreensivo, que perdoou a mulher pecadora, que acolheu os publicanos e pecadores, este mesmo Jesus pegou uma corda e a transformou em um chicote, e agiu com muita energia, em cima dos vendilhões do Templo, dizendo: A casa do meu Pai não é uma casa de comércio! 

Será que tem gente neste mundo de Deus fazendo da casa de Deus uma casa de negócios? Será que tem gente usando o nome de Deus para ganhar muito dinheiro?

Então aquele padre chamou os pedreiros e os mandou destruir o velário. Desmanchou o lugar onde acendiam velas. Muitos daquela redondeza ficaram descontentes, e reclamaram. Não entenderam a  decisão do novo vigário, e perguntavam se seria reconstruído outro velário no lugar.  

Acontece que o referido valário ficava do lado de fora do templo, e quase todos (para não dizer todos) os que ali acendiam velas, nem entravam na igreja, muito menos  participavam da santa missa. Eles vinham, acendiam uma ou mais velas permaneciam ali de pé, por algum tempo, e em seguida faziam meia volta e iam embora. Simples assim.

Então perguntou o novo vigário: Isto é uma boa prática da fé, ou é algo parecido com práticas de umbanda?

Jesus ficou muito irritado com aqueles comerciantes que fizeram da porta do Templo um verdadeiro camelódromo. E ainda respondeu aos questionamentos dos judeus, que Ele iria destruir aquele mesmo Templo e o reconstruiria em três dias.

Jesus estava se referindo à sua ressurreição que aconteceria no terceiro dia. Isso deixou os judeus mais furiosos, pois não eles entenderam ao pé da letra o que Jesus estava dizendo. Acharam mesmo que Jesus estava se referindo ao Templo em si.

Minhas irmãs, e meus irmãos. Se tem gente por aí se enriquecendo em nome da Bíblia, pode acreditar que Jesus está vendo isso. Falsos pastores que usam palavras do Antigo Testamento para convencer os mal informados e incultos que Deus quer o nosso dinheiro, que Deus exige que lhe paguemos para que sejamos salvos, e outras barbaridades mas!

Meu povo! Fica esperto! Estão usando vocês! Estão explorando os seus poucos recursos para se enriquecer!

Jesus era revoltado com os líderes judaicos pelo fato deles terem transformado o Templo em um verdadeiro Shopping, no qual a principal mercadoria comercializada, era a prática de  sacrifícios para comprar o perdão dos pecados. Uma devoção que não levava a nada, do ponto de vista espiritual, mas sim, proporcionava o enriquecimento daqueles líderes religiosos. Pois os animais incinerados nos sacrifícios, e que eram comprados, procediam de suas fazendas. Então Jesus disse: "Não quero sacrifícios, mas sim, caridade".
Deste modo podemos entender, por que sua morte corporal anuncia a destruição do Templo. Se  O Pai era presente no Templo, porém depois de sua ressurreição, Ele, O Filho, será o NOVO TEMPLO. Estamos falando de uma nova Aliança, de uma nova era na História da Salvação da humanidade. Não seria mais indispensável, ou mesmo necessário, em algumas ocasiões,  ir ao Templo para adorar a Deus. A esse respeito, disse Jesus: "Vem a hora em que nem sobre esta montanha nem em Jerusalém adorareis o Pai" (Jo 4, 21).”
Portanto, meus irmãos e minhas irmãs,  Jesus respeita e venera o templo, mas sua paixão, morte e ressurreição indicam a destruição definitiva do templo, substituindo-o pelo se corpo glorificado após a ressurreição, que passou a ser  o novo templo, em sua plena divindade.
Em Jesus não só passou a existir um novo templo, mas também, um novo e definitivo sacrifício que é repetido em todas as missas do mundo inteiro. Pois é o próprio Cristo que celebra o culto. Ele passou a ser o único sumo sacerdote com um único sacrifício.
A Igreja significa a comunidade reunida, e também o edifício no qual adentramos para adorar a Deus, em nome de Jesus.
O cristão é o lugar da manifestação de Deus. Quando lembramos hoje a dedicação da Igreja mãe de todas as Igrejas do mundo, lembremos também nossa condição de “Templo de Deus”, quando recebemos a Eucaristia.

Fica com Deus. José Salviano.

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir