.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 3 de novembro de 2019

QUANDO DERES UMA FESTA CHAME OS POBRES-Adélio Francisco


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 04/11/2019
- Lucas 14,12-14
 "QUANDO DERES UMA FESTA CHAME  OS POBRES, ALEIJADOS, COXOS ...".

Tudo que se faz com amor é aceito por  Deus. Até um copo de água oferecido a quem nos pede não fica sem recompensa. 
    No Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vemos que Jesus  nos ensina a cumprir as obras de caridade, sem pensar numa retribuição imediata. 
No  contexto dito nessa parábola, Jesus evoca uma tendência de todos os tempos e culturas a convidar aqueles que podem corresponder com outros banquetes ou favores. Tudo se transforma num intercâmbio de favores. A proposta de Jesus é claramente subversiva : "Quando deres uma festa, não convida amigos, irmãos, parentes, vizinhos, ricos, mas os pobres, aleijados, mancos, cegos"- essa deve ser a nossa atitude. É preciso convidar aqueles que foram proibidos de entrar no templo.    
Essas palavras de Jesus nos mostram que coisas devem fazer parte de nossa vida. Jesus deseja contar-nos  que não podemos compreender essa dimensão de nossa vida e que também não sabemos como aceitá-las, sem uma visão de Deus justo e amoroso e sem a visão de nossa própria ressurreição e de um destino humano, que só encontra explicação cabal na eternidade de Deus. O amor ao próximo, identificando por Jesus Cristo com o amor a Deus, resume toda a Lei e os Profetas. O encontro com o outro é um verdadeiro encontro com o próprio Deus. 
  Meus irmãos e irmãs : como precisamos entender esta linguagem de Jesus ! O aviso serve também para nós. Se não cuidamos, nossas ações serão muitas vezes motivadas pelo interesse. Fazemos o bem para o próximo contando com sua retribuição. Jesus insiste que devemos fazer o bem por amor. E, para tornar ainda mais claro seu conselho, diz que mostramos nosso amor desinteressado quando fazemos o bem para aqueles que nada podem fazer em nosso favor.
 Sejamos sinceros : quem de nós já convidou para jantar um pobre da rua ou alguém que a sociedade rejeita? 
PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
- Adélio Francisco.


Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir