.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 3 de novembro de 2019

-A CARIDADE É O MELHOR INVESTIMENTO- Lc 16,1-8-José Salviano


08 de Novembro de 2019
Evangelho - Lc 16,1-8

 

Naquele tempo:

1Jesus disse aos discípulos:
'Um homem rico tinha um administrador
que foi acusado de esbanjar os seus bens.
2Ele o chamou e lhe disse:
'Que é isto que ouço a teu respeito?
Presta contas da tua administração,
pois já não podes mais administrar meus bens'.
3O administrador então começou a refletir:
'O senhor vai me tirar a administração.
Que vou fazer?
Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha.
4Ah! Já sei o que fazer,
para que alguém me receba em sua casa
quando eu for afastado da administração'.
5Então ele chamou cada um
dos que estavam devendo ao seu patrão.
E perguntou ao primeiro:
'Quanto deves ao meu patrão?'
6Ele respondeu: 'Cem barris de óleo!'
O administrador disse:
'Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinqüenta!'
7Depois ele perguntou a outro:
'E tu, quanto deves?'
Ele respondeu: 'Cem medidas de trigo'.
O administrador disse:
'Pega tua conta e escreve oitenta'.
8E o senhor elogiou o administrador desonesto,
porque ele agiu com esperteza.
Com efeito, os filhos deste mundo
são mais espertos em seus negócios
do que os filhos da luz.
Palavra da Salvação.

A primeira impressão que temos quando lemos este  trecho do Evangelho, é que Jesus está elogiando  a malandragem, e a corrupção.

Não é isso não!  Repare que o administrador foi chamado pelo patrão e foi mandado  embora, pelo fato dele estar sendo desonesto

Geralmente nas  homilias, o que mais ouvimos  é  a explicação de  que os filhos deste mundo são muito mais espertos em seus negócios, do que os filhos da luz.  E  isso é uma grande verdade, pois a propaganda do mal é muito mais forte do que a propaganda do bem.  Os malvados são muito  mais afoitos do que os catequistas,  os leigos engajados,  etc. É isso que Jesus quis nos mostrar. 

Porém, um  outro  ponto de reflexão  e de lição  que  podemos aprender neste Evangelho,  é que Jesus está nos mostrando que a CARIDADE  é o maior investimento!

Quais são os investimentos que temos por aí?

Quanto rende  a poupança?  Nada, ou quase nada.  E os outros fundos de investimentos?  Também muito pouco.  Quem ganha mesmo com isso  são os bancos.

Veja:  Um cidadão da classe média  investe  em um fundo qualquer, e os rendimentos são  poucos considerados.  Por outro lado, se ele pedir um empréstimo para reforma a sua casa, irá pagar quase o triplo pelo que emprestou.  Se ele comprar  uma casa  prestação, acabará pagando três casas.

Ao passo que o dono do agro negócios,  faz  um empréstimo para investir na cultura da soja, por exemplo. O banco lhe cobrará juros altos, porém, isso não lhe importa, pois ele irá ganhar muito dinheiro  com a exportação  daqueles grãos.

O investimento em moedas digitais é um verdadeiro  tiro no escuro!  Não temos para quem reclamar em casos do Site sair do ar, e ficarmos a ver navios. Muitos já foram lesados.  Não sabemos ao certo.  A verdade é que se trata de uma inovação muito perigosa, ou de muito risco.

A CARIDADE É O MELHOR INVESTIMENTO.  Aquele administrador  fez um investimento em sua velhice.  Ele deu aos devedores do patrão  um desconto, e assim garantiu o seu futuro, pois  os devedores  passaram a ficar devedores da sua pessoa.

O administrador não estava sendo desonesto naquela operação financeira. Pois ele tinha direito a uma quantia pelo seu trabalho.

É como o vendedor de  móveis.  Ao vender uma geladeira,  o vendedor tem direito a uma porcentagem.  Se ele lançar mão desta quantia e vender a geladeira um pouco mais barato, não estará lesando o seu patrão.  Você entendeu?

Quanto ao fato da caridade ser o melhor investimento,  podemos considerar dois lados.  O primeiro, usando o exemplo da parábola de Jesus, é que as pessoa  para as quais fazemos caridade, poderão um dia nos retribuir.

É bem verdade, que nem sempre isso será possível, pelo fato delas serem pessoas debilitadas, e sem recursos.  Porém, sempre tem um que poderá nos devolver o favor um dia.

O outro lado é o melhor de todos! Pois  Quem der um na terra receberá cem nos Céus!”.  E quem garantiu isso foi o próprio Jesus, o Filho de Deus vivo.

Quem ajuda o irmão é  também ajudado por Deus! Quando somos caridosos,  na hora do nosso aperto,  aparecerá sempre um anjo de Deus para nos dar a mão.  Isso já me aconteceu por várias vezes,  e poderá acontecer também com você.

A recompensa pela caridade é garantida por Jesus. Vinde benditos do meu Pai... pois tive fome e me destes de comer...

Seja caridosa, seja caridoso, e Deus lhe recompensará nesta vida e na outra!  Acredite! Isso funciona MESMO!

 

Fica com Deus. José Salviano.

 


Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir