.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 10 de novembro de 2019

-O SENHOR CHEGARÁ DE SURPRESA- Lc 17,26-37-José Salviano


15 de Novembro de 2019
Evangelho –Lc 17,26-37

 

E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.

Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.
Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;
Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.
Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.
Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo as suas alfaias em casa, não desça a tomá-las; e, da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás.
Lembrai-vos da mulher de Ló.
Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á.
Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado.
Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada.
Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro será deixado.
E, respondendo, disseram-lhe: Onde, Senhor? E ele lhes disse: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão as águias.

Jesus nos adverte que o dia da nossa morte  será de surpresa. Mesmo que estando doentes, nós sempre achamos que ainda não vamos morrer.  E quando estamos com saúde então,  a nossa altivez é ainda maior.  Queremos mesmo é aproveitar a vida, achando que a morte vai demorar, e é exatamente aí que nos enganamos.

Neste Evangelho Jesus nos mostra que o ser humano se ilude muito fácil, com as coisas dessa vida.  E se esquece de estar preparado para a partida.

Quando tudo na nossa vida vai indo muito bem, nós achamos que não precisamos de Deus. Assim, dispensamos a oração, dispensamos a visita à igreja, e tão pouco nos preocupamos em ir à missa.

E o pior, tem gente que ainda sorri daqueles e daquelas que piedosamente vão à igreja todos os dias, e rezam constantemente.

A vaidade humana chega ao ponto de nos colocar em pedestais e de nos fazer sentir como deuses, queridos por muitos, como é o caso dos famosos de várias facetas. Astros do Rock, estrelas do cinema, políticos famosos, entre outros. E no meio desses podemos nos imaginar também um desses, e menosprezar os pequenos, os negros, os indígenas, e todos os rejeitados pela alta sociedade.

Tais poderosos se julgam tão invulneráveis que nem pensam que nessa vida tudo passa, tudo é finito, tudo tem um tempo limite.

Mas eis que de repente a casa cai! Um acidente, uma doença inesperada, um envenenamento, um atentado, um assalto, e lá se foi toda aquela arrogância, lá se foi todo aquele excesso de confiança no poder material, na segurança pessoal contratada, nada disso irá impedir que sua vida termine de uma hora para outra.

E agora? Clamar por Deus será que irá resolver o problema?

Será que Deus não vai dizer: Demorou, meu caro! Já era! Deveria ter rezado há mais tempo. Agora é tarde demais!

Porém, Deus em sua infinita bondade, poderá até perdoar se realmente aquela alma estiver realmente arrependida de sua grande vaidade, de sua imensa ilusão de idolatrar a fama, e os bens materiais, vivendo longe de Deus no pecado. Quem sabe Deus até lhe perdoará? Ele não fez isso com o Dimas? Um salteador de estrada?

A indiferença com o Evangelho é uma situação recorrente desde as primeiras comunidades cristãs. O orgulho de certas pessoas de acharem que podem sobreviver sem Deus, é uma ilusão que ganha muitos adeptos em nossos dias.

Apesar disso, nós os discípulos missionários não podemos desanimar diante de tal situação. Não podemos parar com a nossa missão de anunciar a Boa Nova ao mundo.

Mesmo que nos pareça os ouvidos estejam fechados, a semente que é a palavra deve  ser espalhada por todos os tipos de solos. E como cada pessoa é livre, cada resposta deve ser de cada um, mesmo que Noé feche a porta da arca, ou Ló saia de Sodoma e todos paguem o preço da sua vida pelo fato de rejeitar o Filho de Deus.

Não queiramos salvar a nossa vida sem Deus! Isso é impossível! Por isso doemos a nossa vida pelo Evangelho de Jesus Cristo.

Do mesmo modo, não pensemos somente em nós, não queiramos salvar somente a nossa vida, já que o muno rejeita a palavra. Vamos continuar tentando.

 

 Fica com Deus. José Salviano.

 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir