.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 12 de novembro de 2019

"JESUS, MESTRE, TEM COMPAIXÃO DE NÓS!" – Olivia Coutinho


Dia 13 de Novembro de 2019

Evangelho de Lc17,11-19

No evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, Jesus está à caminho de Jerusalém, dando continuidade a sua atividade missionária, transformando  esta caminhada, numa verdadeira aula prática para os discípulos. Durante este  percurso, Jesus, diante das mais variadas situações embaraçosas, ia  ensinando os discípulos com suas ações, o jeito certo de viver a fé, de enfrentar os desafios!
Um dos  pontos fortes da narrativa,  é o encontro de Jesus com dez leprosos, seres humanos, que por causa de uma doença, eram  excluídos do convívio social. Condenados pela sociedade a viverem isolados, esses leprosos, sobreviviam nas periferias, num total abandono e é nesta condição sub-humana, que Jesus os encontra. Cientes de suas limitações eles, sequer, ousaram  em aproximar de Jesus,  gritaram-no de longe: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!”  O contato é breve, o tempo suficiente para que Jesus lhes dissesse o que eles teriam que fazer. Certo de que eles ficariam curados e sem querer romper com as normas já estabelecidas, Jesus os ordena a irem até os sacerdotes. Somente os sacerdotes poderiam atestar a cura deles e os liberá-los para a volta ao convívio social.
 A lepra, hoje conhecida com hanseníase, naquele tempo, era uma doença incurável, quem a contraia, era considerado impuro, condenado ao isolamento, a viver fora do convívio social, religioso e familiar. E quando alguém se livrava deste mal, a sua cura era considerada como obra exclusiva de Deus, cura, que só poderia ser comprovada pelos os sacerdotes. Em obediência a Jesus, estes leprosos, tomam o caminho indicado por Ele, e durante o percurso, percebem que estavam curados. Um deles, logo que se viu livre da doença, retorna à Jesus e  prostrado à seus pés, recebe também, a cura interior, a sua Salvação. Este homem, era um samaritano, inimigo dos judeus, fo único, que ao sentir tocado pela intervenção Divina em seu corpo, quis também, experimentá-la no seu interior, atitude, que podemos constatar, com o seu retorno à Jesus! Antes de receber a cura, este samaritano, gritou Jesus de longe, curado, ele toca em Jesus, numa atitude de agradecimento e de reconhecimento da sua Divindade! É este reconhecimento, que o levou a ficar totalmente livre de tudo o que o impedia de viver dignamente, tudo o que lhe escravizava: doença, preconceito, abandono e principalmente o pecado. Mesmo tendo  vindo de um povo que não honrava a Deus, este samaritano se mostrou agradecido a Jesus, enquanto que os outros nove, que eram judeus, se contentaram com a cura física, indo viver a modo deles, não buscaram a salvação em Jesus, como fez o samaritano. Jesus questiona: “e os outros nove, onde estão?” Este questionamento de Jesus,  não significa que Ele quisesse ouvir um agradecimento verbal, o que entristeceu Jesus, foi o fato deles negarem a graça de Deus, não se interessando  pela a cura interior, ficando somente com a cura do corpo.
Quando Jesus curava alguém, Ele sempre dizia: " A tua fé te salvou." A esses nove homens, Jesus não pode dizer o mesmo, pois eles  não interessaram pela a cura interior, a cura que lhes garantiria a salvação.
 Ainda hoje, Jesus continua se entristecendo com muitos, que recusam a  graça de Deus,  a sua salvação! A salvação é um presente que Deus concede a todo aquele que crê em Jesus e que se dispõe a segui-lo.
E nós, com quem identificamos: com o Samaritano? Ou com os nove leprosos que se contentaram somente com a cura física? Pensemos nisso...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

3 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. Ele, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas. Um autêntico Fariseu.

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir