.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 5 de novembro de 2019

CARREGA A SUA CRUZ-Adélio Francisco.






REFLEXÃO  DO EVANGELHO  DO DIA 06/11/2019
-Lucas  14,25-33
"QUEM NÃO CARREGA A SUA CRUZ E NÃO  VEM APÓS MIM, NÃO PODE SER MEU DISCÍPULO. "

Eram muitos os que procuravam Jesus. Pelo seu jeito de ser, por suas palavras, pelas curas que fazia. Ele deixa claro que sua proposta é mais Ampla; não é apenas um pregador. Propõe a todos mudança radical de vida, confiança absoluta nele e disposição para aceitar dificuldades. Por isso mesmo, temos de pensar, pensar as consequências e decidir se queremos seguir ou não para sempre.
   O texto do  Evangelho que nos é apresentado através da  liturgia de hoje, mostra -nos que as condições para seguir a Jesus vêm marcadas por palavras fortes, que questionam e nos fazem, por muitas vezes, desanimar frente ao seguimento do Mestre. Note que Jesus disse : "Se alguém vem a mim ". Isso mostra que a atitude é livre e a pessoa faz a opção. 
    
Devemos ter presente que o evangelista Lucas escreve na qualidade de conhecedor das lutas internas das comunidades, as perseguições dos judeus, e já estava próximo da perseguição romana. Aqui não se trata de abraçar a renúncia por ela mesma, mas sim, porque essa atitude nos liberta para servir melhor ao Mestre Jesus. Há coisas que nos afastam de Deus e essas coisas nem sempre são as mais importantes para a nossa vida. Elas são boas, legítimas, mas devem ficar em segundo plano diante do chamado de Jesus.
  
 As condições propostas para seguir a Jesus são apresentadas com as seguintes palavras: "Se alguém vem a mim e não me ama mais que a seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e até à sua própria vida, não pode ser meu discípulo". Fica claro que a família deve ser relativizada, quando se trata de seguir a Jesus. Pode parecer uma linguagem dura e difícil de ser cumprida, mas Jesus não despreza o amor pela família. 
Ele  lembra que a prioridade deve ser dada a Deus, conforme manda o primeiro dos Dez Mandamentos.
     
Meus irmãos e irmãs: Jesus  não quer discípulos que decidem segui-l'O sem mais nem menos. Ele não pede a mesma coisa a toda a gente, mas a cada um Ele pede para segui-l’O em função dos seus carismas. Então, a palavra de hoje é-nos dada para nos despertar e, ao mesmo tempo, para nos encorajar. Aqueles que, apesar de tudo e contra tudo, continuam a dar um lugar importante na sua vida a Jesus, têm razão. O Evangelho de hoje é um convite urgente a mantermos a nossa fé, por mais que isso custe! Pois, “Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não pode ser meu discípulo”.
PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
- Adélio Francisco.


Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir