.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

ESTEJAM ATENTOS E VIGILANTES – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, 1º de dezembro de 2019.
Evangelho de Lc 24, 37-44.

Nesse domingo, dia 1º começa o tempo do advento.  Com o Advento iniciamos o novo ano litúrgico. O Advento nos aponta para a celebração do Natal, o nascimento de Jesus e também para a segunda e última vinda do Senhor Jesus. Nesse tempo presente, tempo de espera da segunda vinda de Jesus, precisamos viver a vigilância. Jesus voltará como Ele mesmo disse, mas não sabemos quando, por isso se faz necessário viver vigilantes, seguindo os passos dele para não nos encontrarmos desprevenidos no momento que ele voltar.
Nesse tempo de espera, tempo intermediário entre o natal e a sua volta, precisamos ter Jesus no coração, nos nossos atos, fazer a experiência d’Ele em nossas vidas, ter o nosso encontro pessoal com Ele e viver do jeito ele quer que vivamos.
O Advento lembra, portanto, a vinda de Jesus ao nosso meio. Jesus veio morar entre nós, dar sentido a nossa vida, fazendo-se homem, encontrando-se conosco, vivendo a nossa situação de seres humanos e indicando-nos o caminho, que nos conduz ao Pai.
Quando a vida termina para cada um de nós temos o nosso encontro particular com Jesus, por isso precisamos viver purificados, sem pecado, na graça de Deus e para viver desse modo é necessário a nossa doação ao próximo de nós mesmos, de assumir a nossa cruz que nos dá a salvação e de cultivar a presença de Deus diariamente na nossa vida, pois sem Ele nada poderemos fazer.
No Advento surgem sempre três figuras bíblicas: Isaías com suas profecias, João Batista, o precursor de Jesus nas portas do Novo Testamento, com sua denúncia profética convidando todos à conversão, para endireitar o caminho e um clima de esperança da chegada do Messias e Maria, que ocupa o lugar de destaque neste tempo, porque esperou o Redentor.
Nas quatro semanas do Advento é o tempo de prepararmos para celebrar o Natal, nesse tempo a Igreja nos pede que examinemos o fundo do nosso coração, da nossa alma e nos livremos dos inimigos que nos afastam de Deus como: a concupiscência da carne, o comodismo, a soberba, o orgulho, a vaidade, o amor próprio, o egoísmo... O Advento pede de nós um estado de vigília, que é luta constante contra nossas imperfeições e fragilidades, enfim contra todo o pecado. Estar vigilante é evangelizar nossa família, amigos, parentes, vizinhos, enfim colaborando na evangelização da nossa comunidade. Vigiar é um convite a um compromisso concreto com Jesus e com os irmãos. Esta é a maneira de estar vigilantes, porque não sabemos quando o Filho do Homem, que é Jesus, voltará.
O que nos ajuda e fortalece é ter zelo pela oração, pequenos sacrifícios e a prática da caridade, que é o amor ao próximo. Assim vamos tirando os entulhos que guardamos dentro de nós como: preocupações exageradas com bens materiais, nos corrigindo, vivendo como Jesus nos ensinou, vivendo o amor a Deus e ao próximo. Porque onde existe amor, existirá compreensão, paciência, solidariedade, fraternidade, justiça. Onde há Deus não há lugar para o ódio, rancor, inveja, ciúme, maldade, discórdia, falsidade, desunião, fofocas, calúnias.
Este evangelho nos ensina uma lição que é atual para os homens de todos os tempos: é preciso estar sempre alerta. Para melhor entendermos, Jesus dá exemplos: Ele fala do povo no tempo de Noé, da atividade diária das pessoas, do seu trabalho e a do ladrão que chega quando ninguém espera.
 O Evangelho nos recorda que as pessoas que viveram na época de Noé não deram muita atenção às advertências que ele fazia. O resultado foi que muitos foram apanhados de surpresa quando veio o dilúvio e arrastou a todos, assim será no retorno de Jesus no dia do juízo final: muitos serão encontrados despreparados. O povo da época de Noé levava sua vidinha de sempre: comiam, bebiam, casavam-se. A violência aumentou tanto até chegar a um ponto insuportável e só Noé se conservava na lei do Senhor e construía a arca da justiça. Aquele povo não percebeu, ou não se deu conta que vivendo daquela maneira não agradava a Deus.
Isto pode estar acontecendo hoje conosco, levamos nossa vida sem nos preocuparmos se estamos ou não agradando o Senhor. É preciso ter sensibilidade em relação ao momento presente, saber compreender o presente, o que Deus está nos falando, ensinado, corrigindo, mostrando, mas ser parecidos com Noé, que era considerado uma pessoa justa...
Jesus nos alerta: Estejam atentos! Não podemos viver só preocupados com as coisas do mundo... Quem vive assim será pego de surpresa.
O exemplo dos dois homens trabalhando no campo e das duas mulheres moendo no moinho refere-se aos trabalhos diários de toda a humanidade. Trabalham juntos, mas um será levado e outro deixado. Os que estiverem preparados, porque estão vigilantes e praticando a justiça, o amor, serão levados; os que não estiverem preparados, porque não deram atenção à prática da justiça e ao amor, serão deixados. Uns, serão levados outros deixados porque no mundo convivem juntos os justos e os injustos. A diferença está no modo de ser, de agir, de pensar de cada um deles. Nem sempre quem faz o mesmo serviço será salvo ou condenado. Não é o serviço, mas a intenção com que faz. Se, faz com amor, dedicação, justiça ou com ódio, inveja, de qualquer jeito, com descaso.
Com as palavras deste evangelho, Jesus não quis assustar ninguém e nem por medo. A nossa religião, a nossa fé não é uma religião de medo, medo de Deus, medo do castigo, mas devemos nos revestir do amor, da graça de Deus, que Ele continuamente derrama sobre todos aqueles que querem e desejam a graça, desejam viver no amor, na justiça, na paz. O Evangelho é uma mensagem de alegria e esperança e não  uma mensagem de medo, de terror e angústia, mas de Salvação.
Por isso enquanto estivermos vivos, em marcha para a casa do Pai, a atitude que o Senhor quer de nós é a de uma atenta e sábia vigilância para não errar, para não desviar do caminho do amor, do caminho da Salvação.
Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes

2 comentários:

  1. Parabéns pela bela reflexão,sou ministra da Sagrada Eucaristia, aqui no Paraná,e me preparo com as mensagem de vcs. Q o Espírito Santo, continue empulcionando.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,bela reflexão,sou ministro extraordinário da comunhão e da palavra, sempre que vou celebrar, leio todas as reflexões, para me inspirar.

    ResponderExcluir