.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 3 de novembro de 2019

Somos servos inúteis-Helena Serpa




12 DE NOVEMBRRO DE 2019

3ª. FEIRA DA XXXII SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor: Verde

1ª Leitura - Sb 2,23-3,9


Leitura do Livro da Sabedoria 2,23-3,9
23Deus criou o homem para a imortalidade e o fez à imagem de sua própria natureza; 24foi por inveja do diabo que a morte entrou no mundo, e experimentam-na os que a ele pertencem. 3,1A vida dos justos está nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá. 2Aos olhos dos insensatos parecem ter morrido; sua saída do mundo foi considerada uma desgraça, 3e sua partida do meio de nós, uma destruição; mas eles estão em paz. 4Aos olhos dos homens parecem ter sido castigados, mas sua esperança é cheia de imortalidade; 5tendo sofrido leves correções, serão cumulados de grandes bens, porque Deus os pôs à prova e os achou dignos de si. 6Provou-os como se prova o ouro no fogo e aceitou-os como ofertas de holocausto; 7no dia do seu julgamento hão de brilhar,
correndo como centelhas no meio da palha; 8vóo julgar as nações e dominar os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre.
9Os que nele confiam compreenderão a verdade, e os que perseveram no amor ficarão junto dele,  porque a graça e a misericórdia são para seus eleitos.  Palavra do Senhor. 

Reflexão - "A vida dos justos está nas mãos de Deus "
Este texto nos leva a refletir sobre o desígnio que nos foi reservado pelo nosso Criador, como também sobre a nossa origem e criação à imagem e semelhança de Deus!  Criados (as) para a imortalidade, temos em nós a semente da eternidade, pois, a nossa alma nunca perece.   A eternidade da nossa alma compreende uma vida eterna junto de Deus ou longe Dele. Por isso, a Palavra nos fala de “morte”, significando a morte espiritual, a ruptura com Deus que nos remete à vida eterna fora da intimidade com o Pai. Essa morte entrou no mundo por inveja do diabo, por isso, só aqueles (as) que a ele pertencem a experimentam.  O homem justo tem o coração tributado ao projeto de salvação que o Pai nos preparou e pode ser considerado eleito e predestinado a viver o estado perfeito de comunhão com Deus, pois, “a graça e a misericórdia de Deus são para os eleitos".  O homem justo não irá conhecer a morte eterna, muito pelo contrário, quando desaparecer desse mundo, será acolhido no seio da Trindade e "brilhará como centelha no meio da palha, pois, “a vida dos justos está nas mãos de Deus” e "Eles estão em paz", nos diz o autor do livro da Sabedoria. Por essa razão, não podemos nos entristecer com a morte de alguém cuja vida foi dedicada a cumprir sua missão e, mesmo tendo passado pelas provações, erros, pecados e fraquezas, confiou em Deus e manteve sua esperança na imortalidade da sua alma. Precisamos refletir para perceber em quem temos colocado a nossa esperança e sob qual ponto de vista temos firmado as ações da nossa vida diária. Se perseverarmos no amor, estaremos vivendo a justiça e, consequentemente, mesmo "morrendo", estaremos juntos de Deus, - Você acredita no projeto de salvação que Deus lhe preparou?
- Qual é o sentido da sua vida, qual o seu ideal, qual a razão do seu existir? - Quais são os seus objetivos aqui na terra? – Você crê que os justos, mesmo morrendo, estão em paz?- Você acredita na vida eterna, depois da morte?

Salmo - Sl 33 (34),2-3. 16-17. 18-19 (R. 2a)


R. Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

2Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, *
seu louvor estará sempre em minha boca.
3Minha alma se gloria no Senhor; *
que ouçam os humildes e se alegrem!R.

16O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, *
e seu ouvido está atento ao seu chamado;
17mas ele volta a sua face contra os maus, *
para da terra apagar sua lembrança.R.

18Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta *
e de todas as angústias os liberta.
19Do coração atribulado ele está perto *
e conforta os de espírito abatido.R

Reflexão - O salmista nos dá um direcionamento de como  poderemos levar uma vida com o coração voltado para Deus, mesmo passando pelas dificuldades da terra. Bendizer e louvar o Senhor a todo o momento, ter a alma, isto é, o pensamento e os sentimentos, postos nas coisas espirituais, é a receita para que persigamos, aqui nesse mundo, a justiça e a santidade. Assim fazendo, teremos os olhos de Deus pousados sobre nós e o Seu ouvido atento para escutar a nossa oração. Quando clamamos ao Senhor, Ele nos escuta e nos liberta de todas as angústias. Portanto, alegremo-nos no louvor, constantemente.

Evangelho - Lc 17,7-10


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17,7-10
Naquele tempo, disse Jesus: 7Se algum de vós tem um empregado
que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: 'Vem depressa para a mesa?' 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: 'Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?' 9Será que vai agradecer ao empregado,
porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós:
quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: 'Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer'.'
Palavra da Salvação. 

Reflexão - “Somos servos inúteis
Enquanto vivemos no nosso corpo temos o desejo de querer descanso, mordomia e vida fácil. Por isso, ao terminarmos um bom trabalho, uma missão proveitosa ou mesmo a nossa obrigação diária, compreendemos que já “fizemos muito” e esperamos os elogios porque cumprimos bem o que nos foi proposto.  No entanto, Jesus neste Evangelho nos alerta: “quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: “somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.” Chegamos à conclusão, então, de que não precisaríamos nem necessitaríamos esperar por recompensa nem por deferências pelos trabalhos que realizamos. A nossa missão faz parte da nossa vida e, enquanto aqui estivermos, teremos que nos manter a postos e vigilantes, porque a qualquer momento seremos chamados para prestar serviço por amor a Deus. Nunca deveríamos cruzar os braços mesmo que já tenhamos concretizado algo, porque, como Jesus falou, somos apenas “servos inúteis”. Um dia, seremos recompensados e servidos no céu pelo Senhor. A perseverança é a maior virtude de quem busca fazer a vontade de Deus. Fomos criados (as) para a santidade e não é mérito nosso ser santo e digno da vida futura. O Senhor nos dá oportunidades para que recebamos a graça da santidade e não desiste de nós. Contudo, se começamos a perder as chances que Ele nos dá, entendendo que já realizamos tudo, estaremos deixando passar a Sua graça. Aqui na terra, somos servos e servas inúteis, fazemos apenas a nossa obrigação, por isso, não devemos esperar prêmios nem promoções, porque esses, só nos serão concedidos, na vida eterna. – Você costuma querer descanso depois que  desempenha com sucesso, alguma tarefa? – Você espera elogios e recompensa quando realiza algum trabalho? - Qual é o prêmio que você espera pelo seu serviço no reino de Deus? - Você é uma pessoa perseverante ao chamado de Deus, na sua casa e no mundo?

3 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir