.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

É PERMANECENDO FIRMES QUE IREIS GANHAR A VIDA! – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, 17 de novembro de 2019.
Evangelho de Lc 21, 5-19.

A liturgia deste 33º Domingo celebra a perseverança dos discípulos de Cristo no tempo da Igreja. Tempo dedicado ao testemunho do Evangelho diante dos desafios históricos, que devem anteceder o retorno glorioso de Cristo.
O evangelista Lucas, desde o capítulo 9, descreve a subida de Jesus a Jerusalém. Jesus chegou a Jerusalém e entrou triunfalmente na cidade, todos o acolheram. São os dias, que precederam a sua morte violenta e injusta.
Nesses dias, seus ensinamentos e profecias se dirigem à cidade e ao templo. Ele ensinava diariamente no templo (Lc 19,47). Chorou sobre  a cidade e expulsou os vendilhões do templo, pedindo que respeitassem a “casa do meu Pai, casa de oração”. Suas palavras fortes e de ordem atingiram diretamente as autoridades religiosas que lhe cobraram explicações e o desafiaram mais ainda à cada passo.
No templo, Jesus presencia o gesto da viúva pobre que partilha a única moeda que tinha. A atitude dela é elogiada por Jesus diante dos doutores da lei, que sentavam nos primeiros lugares e perto dos cofres para ver quanto que as pessoas doavam. Disse Jesus que foi a única coisa boa que encontrou no templo de Jerusalém e se encantou com esse gesto de uma mulher viúva tão empobrecida (21,1-4).
Jesus observava como as pessoas admiravam a arquitetura do templo, sua beleza e ornamentação. Nada escapava do olhar atento de Jesus, olhar crítico e misericordioso. Ele percebe com tristeza que não tinham compreendido ainda a sua mensagem sobre o Reino do Pai.
O texto deste domingo começa justamente com a atenção de Jesus voltada para aqueles que admiravam a beleza do templo enfeitado com pedras.  E lhes anuncia: “Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.” Ao dizer “não ficará pedra sobre pedra”, Ele quer que a fé dos discípulos não se limite simplesmente às paredes do belo templo de Jerusalém, mas que olhem para o interior de cada um deles. E a resposta de Jesus para os discípulos, que lhe perguntaram sobre “quando acontecerá isso e qual vai ser o sinal de que essas coisas estão para acontecer”? (v 7), Jesus responde  com um ensinamento, uma orientação de como viver em tempo de crise, de dificuldades. Jesus fala para não se deixarem enganar por promessas tentadoras, mas falsas. Dá-lhes a entender que sua longa história será cheia de dificuldades. Os discípulos não devem se iludir, pois, da mesma forma que Jesus foi perseguido, eles também o serão.
Em momentos de crise nos chegam muitas propostas de caminhos novos e fáceis de salvação. É preciso contar com a ajuda do próprio Jesus, que promete: “Eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir nem debater”. É necessário que os discípulos confiem em Jesus e mantenham firmes na fé, não desanimem e nem desistam de seguir o Cristo.
Deus cuida de nós, da humanidade, até nas coisas mais simples Deus está ao nosso lado, amparando com sua proteção. É necessário que nós sejamos fiéis a ele em tudo, nas mínimas coisas. Nas mãos de Deus estaremos em perfeita segurança. Nem as perseguições, nem a morte poderão prejudicar nossas almas, podem matar o corpo, mas não matam a alma. É necessário confiar na ação de Deus em nossa vida, mesmo diante do conflito e da morte, pois é permanecendo firmes que ganharemos a vida eterna. Se perseverarmos em Deus, nossa salvação estará garantida. Sempre quando o fim do ano está chegando, somos convocados a fazer uma “faxina espiritual”, tirar todo lixo do nosso coração, da nossa vida, somos convidados a avaliar nossa caminhada de cristãos, na família, na comunidade, na igreja, na sociedade, no trabalho, no lazer e voltar ao nosso Deus de amor com o coração e alma limpos.
Vamos ser firmes, verdadeiramente engajados como Igreja, como cristãos no meio do mundo. Sem Jesus, sozinhos não conseguiremos vencer as provações da vida e as dificuldades, muito menos nossos pecados. Jesus já pagou na cruz o pecado da humanidade, já nos religou a Deus e nós só podemos ganhar a vida eterna se permanecermos firmes n’Ele! É promessa de Jesus para nós: “É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”

Abraços em Cristo, prezados irmãos e irmãs!
Maria de Lourdes

2 comentários:

  1. Gostei muito da sua reflexão, sou ministra da palavra e sempre busco reflexões na internet, e a sua foi de grande ajuda. Um forte abraço, que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir