.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 10 de novembro de 2019

Jesus Cristo está passando por aqui-Helena Serpa


18 DE NOVEMBRRO DE 2019

2ª. FEIRA DA XXXIII SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

 

1ª Leitura - 1Mc 1,10-15.41-43.54-57.62-64

Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus 1,10-15.41-43.54-57.62-64
Naqueles dias: 10Brotou uma raiz iníqua, Antíoco Epífanes, filho do rei Antíoco. Estivera em Roma, como refém, e subiu ao trono
no ano cento e trinta e sete da era dos gregos.  11Naqueles dias
apareceram em Israel pessoas ímpias, que seduziram a muitos, dizendo: 'Vamos fazer uma aliança com as nações vizinhas,
pois, desde que nos isolamos delas, muitas desgraças nos aconteceram'. 12Estas palavras agradaram, 13e alguns do povo entusiasmaram-se e foram procurar o rei, que os autorizou a seguir os costumes pagãos. 14Edificaram em Jerusalém um ginásio, de acordo com as normas dos gentios. 15Aboliram o uso da circuncisão e renunciaram à aliança sagrada. Associaram-se com os pagãos e venderam-se para fazer o mal. 41Então o rei Antíoco
publicou um decreto para todo o reino, ordenando que todos formassem um só povo, obrigando cada um a abandonar seus costumes particulares. 42Todos os pagãos acataram a ordem do rei 43e inclusive muitos israelitas adotaram sua religião, sacrificando aos ídolos e profanando o sábado. 54No dia quinze do mês de Casleu, no ano cento e quarenta e cinco,
Antíoco fez erigir sobre o altar dos sacrifícios a Abominação da desolação. E pelas cidades circunvizinhas de Judá construíram altares. 55Queimavam incenso junto às portas das casas e nas ruas. 56Os livros da Lei, que lhes caíam nas mãos, eram atirados ao fogo, depois de rasgados.  57Em virtude do decreto real, era condenado à morte todo aquele em cuja casa fosse encontrado um livro da aliança, assim como qualquer pessoa que continuasse a observar a Lei. 62Mas muitos israelitas resistiram e decidiram firmemente não comer alimentos impuros. 63Preferiram a morte a contaminar-se com aqueles alimentos. E, não querendo violar a aliança sagrada, esses foram trucidados. 64Uma cólera terrível se abateu sobre Israel. Palavra do Senhor.


Reflexão – “aliança com Deus ou com o o mundo?”
O que aconteceu no tempo dos macabeus,  também ocorre hoje, no nosso tempo, quando “pessoas ímpias”, isto é, que não têm nenhum compromisso nem aliança com o Deus verdadeiro, nos levam, sutilmente, a nos afastar dos mandamentos da lei do Senhor. Hoje também costumamos tentar “fugir” dos sofrimentos e das dificuldades  e queremos seguir por caminhos mais suaves e “asfaltados” que, no entanto, nos levam a construir altares aos deuses que o mundo idolatra. Assim sendo, abandonamos os nossos costumes particulares, como a oração, o jejum, o sacrifício, a renúncia, a vigilância, assim como também, os nossos valores éticos que são a honestidade, a solidariedade, a sinceridade, a transparência etc.  Cultivamos a mordomia, a passividade, a permissividade, a libertinagem, a corrupção, o individualismo, a falsidade e outras práticas que terminam por nos conduzir para fora dos pilares da vontade de Deus para nós. Mesmo no meio de nós, dentro da nossa casa, há pessoas que apoiam o aborto, a ideologia do gênero, o casamento gay e continuam  afirmando que são cristãos católicos. Assim, firmamos um pacto com as nações vizinhas, isto é, com a mentalidade pagã do mundo à nossa volta e  violamos a aliança sagrada com o Deus que nos criou e nos formou. Muitos israelitas, naquele tempo, resistiram e decidiram firmemente a não quebrar o compromisso com a sua religião, preferindo a morte. Sobre os outros, que foram seduzidos e se desencaminharam, abateu-se uma terrível cólera. Resta-nos, mais uma vez, avaliar se também nós, somos capazes de resistir aos acenos dos nossos “vizinhos”, mesmo que sejamos levados à morte, pela causa de Jesus. A morte pode significar o desprezo de alguém, a perseguição, a rejeição social, o passar por alguma dificuldade financeira para não se corromper, o ter que trabalhar dez vezes mais para sobreviver, etc... -  O que você tem feito para fugir dos costumes que são contrários à Lei de Deus? – Os bens que você possui tem o carimbo do céu ou da terra?-  Você tem feito algum esforço para ser fiel aos sacramentos e a vida de oração?  - Você é Maria vai com as outras ou  é firme nos seus propósitos cristãos?

Salmo - Sl 118 (119), 53. 61. 134. 150. 155. 158 (R. Cf.88)

R. Vivificai-me, ó Senhor, e guardarei vossa Aliança!

53Apodera-se de mim a indignação, *
vendo que os ímpios abandonam vossa lei.R.

61Mesmo que os ímpios me amarrem com seus laços, *
nem assim hei de esquecer a vossa lei.R.

134Libertai-me da opressão e da calúnia, *
para que eu possa observar vossos preceitos!R.
150Meus opressores se aproximam com maldade; *
como estão longe, ó Senhor, de vossa lei!R.

155Como estão longe de salvar-se os pecadores, *
pois não procuram, ó Senhor, vossa vontade!R.

158Quando vejo os renegados, sinto nojo, *
porque foram infiéis à vossa lei.R. 

Reflexão - É nosso dever, então, nos voltar ao Senhor e a Ele implorar o dom da fortaleza para que não caiamos nas sugestões daqueles que se aproximam de nós com maldade. Oh! Senhor, dai-nos vida e santidade, que nós nos indignemos diante dos ímpios que abandonaram a vossa lei. Que possamos guardar a vossa aliança de amor dentro de nós a fim de que aconteça na nossa vida, a vossa vontade. Libertai-nos da opressão e da calúnia para que possamos viver dentro do Teu amor eterno.

Evangelho - Lc 18,35-43

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 18,35-43
35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: 'Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!' 39As pessoas que iam na frente  mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda:  'Filho de Davi, tem piedade de mim!' 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41'O que queres que eu faça por ti?' O cego respondeu:  'Senhor, eu quero enxergar de novo.' 42Jesus disse: 'Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou.' 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus. Palavra da Salvação. 

Reflexão – “Jesus Cristo está passando por aqui”
O homem da história do Evangelho deveria não ser um “cego de nascença”, mas alguém que havia perdido a visão e não conseguia mais enxergar. Apesar de não ver, ele estava atento ao que se passava ao seu redor. Por isso, quando a multidão que acompanhava Jesus passou ele aproveitou para gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim! Todos nós também ficamos como esse cego de Jericó, todas às vezes em que nos perdemos de Deus, nos afastamos da vivência da Sua Lei e mergulhamos na escuridão do mundo, entregues ao pecado. Não enxergamos nem vislumbramos mais as coisas como antigamente, falta-nos a esperança. No entanto, porém, como o cego da história, todos nós poderemos ter a nossa visão restaurada se estivermos atentos (as), à passagem do Senhor. O cego de Jericó não via, mas ouvia e podia falar, por isso gritou e apesar das pessoas mandarem-no calar-se, ele insistiu.   Por causa da sua persistência e determinação, que são atitudes de fé, Jesus o curou da sua cegueira. Quando tomamos consciência de que estamos desnorteados (as) e precisamos de conserto,  não podemos mais nos acomodar na “beira do caminho”. Para que sejamos curados (as) da nossa cegueira momentânea ou do nosso entendimento deturpado,  precisamos  parar e perceber a passagem de Jesus e gritar como o cego o fez: “Jesus, estou aqui, preciso te ver, preciso te servir, cura a minha falta de entendimento, converte o meu coração”.  O Senhor vai querer saber de nós o que  desejamos que Ele nos faça e a nossa resposta consciente determinará o grau da nossa fé no Seu poder curador. Não percamos a oportunidade, Jesus Cristo está passando por aqui, aproveite este momento e receba a cura e a restauração da sua visão. – Você já percebe que Jesus está perto e quer tirar todas as suas dúvidas? – Qual é a sua cegueira: o que você ainda não está entendendo? – O que precisa acontecer para que você saia do comodismo? – Você tem medo de que as pessoas mandem-no (a) calar-se? -  Você tem coragem de gritar por Jesus mesmo que chame a atenção de todos?



3 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento18 de novembro de 2019 às 09:07

    Obrigado Senhor, Obrigado Helena

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir