.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

-Somos servos inúteis. Por que?-José Salviano

8 de Novembro de 2016-Ano C

Evangelho - Lc 17,7-10


O que? Somos inúteis? Como assim? Eu me mato nessa pastoral, dedico minha vida de forma quase total, me privo até de desfrutar um laser nos fins de semana, e ainda sou considerado inútil?
Clama, meu irmão! Cuidado, senão você pode estar se revoltando contra Jesus! E isso é muito grave! Vamos com muita calma, procurar entender as palavras do Mestre!
TODOS NÓS SOMOS INÚTEIS, POR QUE DEUS NÃO PRECISA DE NÓS PARA NADA. Deus é poderoso e poderia fazer tudo sozinho. Porém, Ele quis nos dar a honra de participar na construção do Reino de Deus, na construção de um mundo mais justo.  Deus quis precisar de nós. Isso para nos dar a oportunidade de mostrar que somos capazes de responder ao seu chamado para colaborar, para praticar a caridade, sem a qual não seremos salvos!
Pois trabalhar na vinha, nos torna mais santificados. Trabalhar na paróquia, é edificante para a nossa alma, e nos aproxima mais de Deus, porque nos dá ânimo para caminhar na busca da aproximação da perfeição.
A inteligência de Deus é tão imensa, que Ele consegue transformar a nossa inutilidade, em um benefício para a nossa salvação. Isso porque o seu amor para conosco não tem medidas. É imenso, é irrestrito e incondicional, ao contrário de nós, que em tudo o que fazemos, visamos sempre uma recompensa, visamos sempre obter algo em troca.
E a caridade precisa ser gratuita. Se sempre damos com a mão direita e preparamos a esquerda para receber a recompensa, não teremos o privilégio de sermos recompensados na outra vida. Fazendo isso estamos impedindo que ocorra a recompensa prometida por Jesus.
“ ...e será grande a vossa recompensa nos Céus”
A nossa doação a serviço do Reino de Deus, proporciona a nossa santificação, e a santificação de toda a Igreja então ali presente, na pessoa de cada um de nós, empenhados em fazer com que tudo ocorra de acordo com a vontade do Pai, e não de acordo com o nosso gosto.
Por isso, em nossas reuniões, precisamos tomar muito cuidado, para não fazer prevalecer a nossa opinião, só pelo fato de sermos paroquianos veteranos, ou por que nos julgamos mais sábios, mais inteligentes, com maior poder de liderança, ou por ser a preferida o padre, (com todo respeito).
Não nos esqueçamos de que o que deve prevalecer, o que dever predominar, não é a nossa vontade, mas sim, a vontade de Deus.  
É por isso que rezamos sempre antes das reuniões, como o fez Jesus antes da escolha dos discípulos. E vamos rezar prá valer!  Rezar concentrados, sem distrações. E principalmente com muita fé.  Tomemos muito cuidado também com a nossa tendência à hipocrisia! Não nos façamos de santos. Sejamos humildes, e nos reconheçamos miseráveis pecadores diante de Deus ali presente, pois estamos reunidos em seu nome.
Repetindo: Sim, somos inúteis. Porque Deus não precisa de nós, meus irmãos. E mais. Somos pecadores, com mania de grandeza, mania de aparecer diante da assembleia. E é até possível que tenhamos pensamentos como esses quando estamos servindo no altar: “Olha só eu aqui. Viu só? Não sou fraca(o) não, moço! Depois do padre, só dá eu aqui. E se o padre não se cuidar, eu vou aparecer mais do que ele...!
Que Deus misericordioso tenha piedade de nós!
Então, minha irmã, meu irmão. Em vez de se revoltar pelo fato de Jesus ter dito que somos servos inúteis, pelo contrário, devemos mesmo é agradecer muito por ter sido escolhidos para evangelizar, para fazer leituras, para participar de uma pastoral, para ser coordenadora da liturgia, e assim por diante!

Tenha um bom dia. José Salviano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário