.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

O paraíso é a misericórdia do Senhor-Helena Serpa

20/11/2016 - DOMINGO – N.S. JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO – 1ª. Leitura – 2 Samuel 5, 1-3 – “o Rei já está entre nós”
Quando nos aprofundamos na história do povo de Deus e na sua caminhada aqui na terra, nós percebemos que o nosso coração também anseia pela existência de alguém que seja soberano e senhor nosso. Por isso, nesta leitura nós nos deparamos com o povo que, mais uma vez, clama por alguém que o apascente e seja seu chefe. O coração humano anseia por justiça e paz e, assim, vive em busca de alguma pessoa que construa para ele uma nação capaz de lhe conceder a paz e a justiça. No entanto, na caça de um rei que o governe, o homem, sem perceber, deseja sobre si a autoridade daquele que o criou e que já tem pronta a concepção para a sua felicidade. Toda autoridade na terra é concedida por Deus que está no céu, deste modo, os que são “reis na terra” firmam aliança com o povo na presença do Senhor. Porém, mesmo tendo o apoio divino, e, por mais que sejam “bem intencionadas”, na maioria das vezes “as autoridades” quebram o compromisso assumido, pois são pessoas falíveis. Por isso, nós nunca deveríamos aguardar muito dos “homens eleitos”, pois eles são meros instrumentos de Deus para cumprir aqui na terra, a missão que lhes foi confiada. Somente o nosso verdadeiro Rei e Senhor que está no meio de nós poderá nos conferir o que é justo e necessário para que tenhamos paz e harmonia interior conosco mesmo, e, como consequência disso, também unidade com o nosso próximo. - Você espera muito dos “homens escolhidos” para governar a terra?- Você tem consciência de que eles, como você, são pessoas falíveis?- Qual é o seu julgamento em relação aos pastores da Igreja que, às vezes, promovem escândalos? A sua fé fica abalada por causa disso?- Você também, como o povo de Israel sente a necessidade de um rei que dirija a sua vida? - Você tem paz e harmonia com você mesmo (a) e com o próximo?

Salmo 121 - "Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!"

Jerusalém, a cidade santa, é o nosso destino final, por isso, se constitui uma perspectiva feliz, o saber que para lá nós estamos caminhando. Enquanto estivermos aqui na terra, a casa do Senhor é o mais profundo do nosso ser espiritual, lá onde habita o Espírito Santo de Deus. Enquanto isso, nós caminhamos literalmente para o encontro final com o nosso Criador, que nos concederá a verdadeira morada, que nos foi preparada por Ele desde toda a eternidade. "Vamos à casa do Senhor", por isso, o nosso coração se alegra. Somos parte das tribos de Israel, as tribos do Senhor que seguem adiante, seguindo a Sua Lei e louvando a Ele pela Sua justiça e santidade. Não podemos viver tristes, pois a nossa perspectiva é de felicidade eterna!

2ª. Leitura – Colossenses 1, 12-20 – “a maior herança que recebemos é o Espírito Santo”
A grande graça que recebemos do Pai é ter acesso à herança dos santos, Luz que Ele nos concedeu por meio de Jesus Cristo. A Luz de Jesus nos libertou das trevas do pecado e da morte a que estávamos condenados. Em Jesus temos a redenção e o perdão dos pecados. Portanto, não podemos nos apegar às nossas faltas com sentimento de culpa, pois Deus deu a Jesus Cristo o poder e o senhorio de todas as coisas visíveis e invisíveis, inclusive nós e os nossos pecados. Tudo o que há no céu, debaixo do céu, na terra e debaixo da terra está sob  a autoridade de Cristo, porque tudo foi criado por meio dele e para ele. Em Jesus, Deus habita em toda a Sua plenitude e por Ele, reconciliou consigo todos os seres, pelo sangue da Sua Cruz. Para nós, basta apenas nos abrir para a Sua graça e tê-Lo como nosso Senhor e Salvador. Às vezes, nós esquecemos de que temos, no céu, sentado no trono de Deus, um Rei que conhece todas as nossas necessidades, que sabe das nossas aflições e se interessa por nós e quer nos salvar. Vivemos procurando pessoas que possam nos tirar das situações de penúria e olvidamos a maior herança que possuímos: a Luz de Jesus que é o Seu Espírito Santo que nos ensina a trilhar o caminho seguro para encontrar o reino dos céus. Jesus Cristo é o Senhor da nossa vida, não estamos órfãos, o Espírito Santo caminha conosco. Somos os santos e as santas dos tempos atuais, temos direito à herança. – Você tem Jesus Cristo como Senhor também dos seus pecados e faltas? – Você é uma pessoa que desanima com facilidade por causa da sua fraqueza? – A quem você procura na hora da provação? – Você acha que tem direito à herança dos santos? – Você acha que é santo (a) dos tempos atuais? – Você é consciente de que recebeu a herança do Espírito Santo?


Evangelho - Lucas 23, 35-43 - " O paraíso é a misericórdia do Senhor "


  Jesus não se justificava nem mesmo se manifestava diante dos insultos, quando todos caçoavam e zombavam, cobrando Dele uma atitude de auto salvação e duvidando de que Ele fosse verdadeiramente, o Filho de Deus, o Ungido, Rei das nações. Ele tinha plena consciência de que tudo o quanto lhe estava acontecendo era parte da história do Seu calvário. Se analisarmos bem o conteúdo deste Evangelho, nós iremos perceber que, somente uma vez, Jesus deu ouvido e respondeu a alguém. Foi justamente na hora em que um dos malfeitores crucificados ao Seu lado lhe dirigiu a palavra: "Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reinado". A resposta que Jesus deu a esse homem é um sinal de que depende de cada um de nós a entrada no Seu reinado, isto é, no paraíso, como foi dito por Ele: "Em verdade eu te digo, ainda hoje estarás comigo no paraíso". A nossa fé e dependência de Jesus, o reconhecimento do nosso ser pecador e a nossa adesão ao projeto salvifico de Deus, nos abrirão as portas do paraíso. Quando confessamos os nossos pecados e reconhecemos a maldade que existe em nós por causa do nosso estado original, Deus é fiel e justo para nos perdoar e nos acolher na Sua misericórdia. O paraíso, portanto, é a misericórdia do Senhor que nos abriga e nos dá alento na nossa caminhada terrena. Entrar no paraíso é viver o reino de Deus, desde já, porque Ele está próximo. O reino de Deus é Jesus, o nosso Salvador e Redentor que se fez homem e como tal, se entregou aos homens como uma oferta a Deus pela remissão dos nossos pecados. Ele enfrentou a morte de Cruz com paixão e por amor a nós. Temos em nós as marcas dessa Paixão, por isso o reino de Deus acontece, em nós e a partir de nós, nas nossas ações de amor que são promotoras da paz e da justiça. Se, queremos realmente, entrar no paraíso e participar do reinado de Jesus, nós precisamos tê-Lo como nosso Rei e Senhor das nossas vidas, dos nossos planos e dos nossos ideais. - Você já percebeu que Jesus já fez e Sua parte e, agora, o paraíso só depende de você?- Diante de Deus e dos homens você reconhece o seu ser pecador e necessitado de perdão? - Você admite que as outras pessoas também o (a) acusem de ser pecador (a)? - Faça também hoje como o "bom ladrão": peça a Jesus que o faça entrar no Seu reinado e ouça com atenção a Sua resposta.

4 comentários:

  1. Helena Serpa; Belíssima reflexão. Que DEUS TE ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  2. Helena Serpa; Belíssima reflexão. Que DEUS TE ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  3. Reflexão abençoada.
    Nos enriquece muito.

    ResponderExcluir
  4. SENHOR QUE NOS PERDOA AS NOSSAS FALTAS ,MUITO OBRIGADO,QUE POSSAMOS NOS RETRIBUIR TANTO AMOR PARA COM TODOS NOS.QUE NOS SERES FALHOS ENTENDAMOS QUE SOMOS FRACOS TAMBEM,QUE NOS UNAMOS PARA ADORAR O DEUS DA VIDA AMEM

    ResponderExcluir