.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

--Sinais do fim dos tempos-José Salviano

25 de Novembro de 2016-Ano C

Evangelho - Lc 21,29-33


Os sinais do fim dos tempos estão por toda parte para quem quiser ver. Filhos que desrespeitam e até matam pais, mães que jogam o recém-nascido no lixo, a injustiça espalhada por toda a cidade dos homens sem Deus, a busca de uma vida fundada no pleno prazer, semelhante a Sodoma e Gomorra, a total falta de amor ao próximo, por aqueles que se fazem de predadores, tirando os nossos pertences em plena luz do dia, e assim por diante.
Porém, aquela e aquele que permanecer firme até o fim, será salvo. Será que quando o Filho de Deus voltar ainda encontrará fé sobre a Terra? São palavras do próprio Jesus, quando se referiu ao fim dos tempos.
A liturgia deste mês de novembro nos mostra mensagens que anunciam a proximidade do fim dos tempos.  E repetidas vezes Jesus nos fala  em sinais da aproximação do fim. E nós devemos prestar atenção para perceber os sinais da vinda do Filho de Deus. E segundo Jesus não será tão difícil. Assim como o agricultor percebe a proximidade do verão, quando as árvores começam a frutificar, também nós perceberemos a aproximação da chegada do Reino, observando os sinais que nos foram indicados por Jesus.
         Prezados irmãos. Na verdade, não se trata de ficarmos concentrados rezado um terço atrás do outro esperando o fim. Já imaginou um idoso, uma idosa se trancar no quarto e ficar rezando, rezando e nem tomar mais banho alegando que está esperando a sua hora?
         Devemos esperar a nossa hora em atividade de acordo com as nossas condições físicas. Continuar evangelizando até quando estiver lúcido(a). Nem o idoso pode se entregar, nem as comunidades cristãs devem se fechar em orações contínuas esperando o fim do mundo, e a vinda do Senhor. Esta seria uma atitude egoísta e Jesus não quer isso de nós. Ele quer uma espera na atividade, e não na ociosidade. Devemos estar em constante atividade à medida dos nossos limites físicos, mesmo porque temos a missão de transformar o mundo, de  preparar a humanidade para a espera do Senhor.
            Caríssimos. Assim como precisamos prestar atenção na presença de Deus em nossas vidas, quando Ele nos fala por meio na nossa própria mente, pelos acontecimentos e através de pessoas que são verdadeiros anjos a nós enviados, precisamos também ficar atentos aos sinais dos tempos. De princípio isso parece uma coisa difícil, mas se analisamos os acontecimentos a partir da ótica da fé nós somos capazes de interpretar os fatos do dia a dia como a presença de Deus agindo na orientação da nossa vida pessoal e como sendo sinal dos tempos, a ação da graça divina agindo no controle do universo. Para que essa nossa percepção sejas eficiente, precisamos absorver diariamente a palavra de Deus. Pois a sua Palavra  é o critério fundamental para a interpretação dos acontecimentos.


Tenha um bom dia. José Salviano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário