.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

O tempo é um grande aliado e também um grande vilão-Alexandre Soledade

16 de Novembro - Quarta - Evangelho - Lc 19,11-28

  
Bom dia!
Esse evangelho trouxe a memória um dizer popular muito comum: “Quem tem tempo nunca tem tempo, mas quem NÃO tem tempo SEMPRE arruma tempo”.
É muito comum ver em nossas comunidades, no trabalho, na faculdade, (…), alguém que consegue se destacar mesmo tendo todas as adversidades do mundo contra ele (a). Pessoas que conseguem fazer seu tempo, seu empenho, seu trabalho render “dez moedas”. São pessoas que conhecemos que trabalham o dia inteiro, tomam conta dos filhos e ainda estudam a noite, que apesar de tamanha demanda não atrasam seus trabalhos, não deixam de fazer suas tarefas e ainda tem tempo para parar um pouco e rezar…
No entanto existem outros que acordam às dez da manhã, tomam café na frente da TV, não lavam seus pratos, calcinhas, cuecas; estudam a noite, matam aula e ainda arrumam tempo pra reclamar da comida fria, da roupa que não foi passada, que precisa de um tênis ou um celular novo; sabem a programação da TV por completo; navegam horas e horas na internet e que se chateia profundamente se tiver que ficar uma hora na missa de domingo (hunf)
Esse personagem da vida real que o diácono Nelsinho Correa da Canção Nova batizou e popularizou de “beiçudo” anda em alta. Antes, contudo eram os jovens, mas hoje eles já cresceram e se multiplicaram. São pessoas hoje que tem ojeriza a estudar, aprender, capacitar-se; são irmãos de trabalho que após longos anos de serviço ou numa mesma função, se negam a ouvir conselhos, alternativas, sugestões… Muitas vezes, esses somos nós
É também um povo de 30, 35 anos que se comporta como se tivesse 15; enfurnados em boates até durante a semana, fazendo rachas de carro, enquanto pai e mãe ficam em casa “polindo” a moeda do filho. Filho esse que as vezes sai de casa com intenção de bater em alguém; que se esconde atrás de uma gangue para ser valente e quando dá algo errado, o leão de agora a pouco volta a ser um gatinho, um santo, um anjo…
São pessoas também que guardam a moeda no bolso e com o lenço cobrem os olhos para não ver o que acontece ao seu redor; para não se comprometer com a comunidade; não ajudam, não emprestam seu talento, mas agindo bem parecido com o “mau empregado” sabem fazer críticas ferrenhas, menosprezam o trabalho de que faz, torcem contra, põem defeitos (…) tudo isso sem perder o “charme” (ou seria o orgulho?) ou sair de sua posição conforto
Que moedas ou dons Deus te deu?
Talvez a moeda mais valiosa que tenho esteja em casa, nos filhos, na família, no (a) parceiro (a), nos amigos ou em mim mesmo. O que tenho feito para fazer render essas moedas que ganhei? Preciso começar a equacionar meu tempo, pois não sei se amanhã terei a disponibilidade e a animação de hoje.
Sim, o tempo é um grande aliado e também um grande vilão, pois não temos controle sobre ele, mas este tem uma importância real sobre as nossas vidas. Provas, testes, decisões e até guerras foram decididas a favor daqueles que souberam melhor administrá-lo. Há até uma situação no antigo testamento que uma guerra precisou ser interrompida.
“(…) Apoderaram-se também do dinheiro dos que tinham vindo para comprá-los, e perseguiram por muito tempo os vencidos, mas tiveram que desistir IMPEDIDOS PELO TEMPO, porque era véspera de sábado, e isso os impedia de prosseguir”. (II Macabeus 8, 25-26)
Deus nos deu “moedas”, mas não precisou o tempo que teríamos para prestar conta. Atentemo-nos a isso.
Um imenso abraço fraterno.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário