.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Estamos aproveitando bem o tempo que temos?-Helena Serpa



17/11/2016 - 5ª. feira - XXXIII semana do tempo comum -     Apocalipse 5, 1-10 -  “quem poderá abrir o livro da nossa história?”
 A visão de São João nos leva a compreender que antes de Jesus todos nós estávamos condenados à morte eterna e ninguém era digno de abrir o livro da nossa Salvação. O livro selado significava que o homem não conhecia a sua própria história de salvação e que não havia ninguém, no céu ou na terra que fosse considerado digno de abrir este livro. Assim sendo, o pranto de João representa o pranto do homem que não compreende ainda a sua própria história de salvação e o ancião que o consolou exerce a função de rei e de sacerdote, isto é, da Igreja que tem a ciência de conduzir o homem Àquele que tem a capacidade de explicar a sua história.   “Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.” Apocalipse 5:9,10 Jesus é o Cordeiro Redentor que foi imolado por nós e nos deu condições para reatarmos a nossa amizade com o Pai. Só Ele, porque pôde romper os sete selos e abrir o livro que continha o decreto de misericórdia do Pai que nos recebe e nos ama apesar de todas as nossas faltas.   Quando aqui na terra ainda não experimentamos a Salvação que Jesus veio nos dar e não saboreamos o Amor de Deus nós também choramos tristes e desanimados porque não vemos saída para os nossos problemas, por isso entendemos que não há ninguém no mundo que possa nos ajudar.  Porém, o anjo do Senhor, aparece para nos animar: “Não chores!  Eis que o Leão da tribo de Judá, o rebento de Davi, saiu vencedor!” Jesus é o vencedor, foi Ele, o Cordeiro imolado quem conquistou para nós o direito a uma nova vida. Precisamos, pois, nos apossar da Salvação que Jesus veio nos oferecer, pois somente Ele pode abrir o livro da nossa história e nos justificar diante do Pai. Portanto entoemos o cântico de vitória. – Você tem chorado por causa das suas dificuldades? – Você sabe que Jesus já venceu todas as suas dificuldades e que você precisa apenas apossar-se dessa vitória? -  Você entende porque chamam Jesus de O Cordeiro Imolado?

Salmo 149 – “fizestes de nós, para Deus, sacerdotes e povo de reis!”
Há realmente um canto novo que brota nos nossos lábios quando experimentamos o amor de Deus vivendo em nós. Israel, somos cada um de nós que se alegra pela Salvação de Jesus que é real no nosso dia a dia. Não esperemos por algo que ainda virá: Ele já nos salvou, e essa salvação é para ser vivida desde já, por isso levantemo-nos dos nossos leitos de desânimo e exultemos de alegria pelo dia de hoje.

Evangelho- Lucas 19, 41-44 – “ estamos aproveitando bem o tempo que temos?”
Prevendo todas as consequências que incidiriam da recusa ao Projeto do Pai, Jesus chorou sobre Jerusalém porque o povo para quem Ele veio não o recebeu. Assim, Ele lamentou: “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz”! Nós também precisamos nos questionar a fim de que percebamos se estamos aproveitando bem o tempo que temos. Jesus continua ainda nos dias de hoje a nos acenar e a nos propor dias de paz. Por que esperar para amanhã? Muitas vezes nós também O rejeitamos e, por isso Ele chora olhando para nós como olhou para Jerusalém.   Nós nunca fazemos ideia do quanto que magoamos o coração de Deus com a nossa recusa, às vezes, porque achamos que não somos muito importantes e não percebemos que o valor que temos para Deus é muito maior do que o que nós próprios nos damos. Outras vezes, porque nos consideramos muito importantes e autossuficientes que não precisamos da ajuda de Deus. Jerusalém hoje é você. Reflita com esses versículos:
1 – “Se tu compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!” – O que você ainda espera para poder aderir ao projeto de paz que Deus tem para você viver?
2 – “Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.  Você reconhece esse tempo? Em que tempo Jesus o (a) visitou?
3 – “Os inimigos farão trincheira contra ti”. -  Quem são eles?
4 – Jesus olha para você agora! O que Ele dirá especialmente para si?  – Será que Jesus também chora por não ter o seu amor?


3 comentários:

  1. Muito bom, uma interpretação profunda e pessoal da Liturgia da Palavra

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADO SENHOR NOSSO DEUS E NOSSO PAI,EU TE AMO E TE ADORO,PERDAO POR TODAS AS MINHAS FALTAS E PELAS FALTAS DO MUNDO INTEIRO.JESUZ FILHO DE DEUS PAI,OBRIGADO POR NOS AMAR A PONTO DE MORRER POR NOS ,QUE SAIBAMOS RETRIBUIR TAO GRANDE AMOR QUE O NOSSO MUNDO ,REVEJA COM CARINHO O QUE ESTAMOS FAZENDO AMEM

    ResponderExcluir