.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

“Jesus encontra Zaqueu!” - Claudinei M. Oliveira.


Terça-feira, 15 de novembro  de 2016.
Evangelho: Lc  19, 1-10

Tudo é possível quando tem fé e acredita na renovação. Foi o que aconteceu com Zaqueu, um homem rico, cobrador de impostos que tinha vontade de ver Jesus. Ele não só encontrou Jesus como mudou de vida. Deixou a vida pregressa, cheia de ilusão e passou a viver a graça e a misericórdia de Deus.

Por onde Jesus passava a multidão o acompanhava. Queria estar perto da voz do profeto divino que tinha um recado claro para a sociedade: uma vida liberta e cheia de amor! Isso despertou no coração de Zaqueu o desejo de  ver Jesus passando. Como era pequeno, subiu na árvore e ficou na espreita. Porém, foi surpreendido pelo  Homem que não desfazia de ninguém,   e pediu que descesse da árvore, pois hospedaria em sua casa. Surpreendido, foi ao encontro de Jesus.

Não perdeu tempo e confessou  que era um homem não reto, pois cobrava suborno das pessoas para enriquecer. Não era  justo aos olhos de Deus. Disse que devolveria até quatro vezes o valor roubado e doaria metade de sua riqueza para os pobres. Zaqueu arrependeu-se  das maldades cometidas e queria libertar-se para Deus.

Mostra-nos o quanto faz bem para a alma quando deseja mudar de vida, quando  deseja transformar verdadeiramente para o Reino Novo e quando tem a certeza do arrependimento.  Zaqueu confiou no Senhor e teve a graça de tê-Lo em sua casa. Ouviu murmuro daqueles que O seguiam. Quando mais os seguidores exaltavam, mais a fé de Zaqueu aumentava no Senhor.

Contudo, a mensagem é direta e clara: se quiser salvar a alma e conquistar um lugar no céu, é precisa doar para os pobres aquilo que está sobrando e/ou melhor, aquilo que não está sendo consumido. Somente a partilha dos bens e a solidariedade  entre os irmão podem elevar a maturidade com o Pai. Enquanto permanecer explorando e maltratando o povo de Deus: o amor e a verdadeira realização de fé não acontecem. É preciso encontrar o caminho para aproximar de Deus, são vários os caminhos que podem enveredar para o encontro feliz. Zaqueu encontrou o seu caminho de forma inusitada, subindo numa árvore, teve a surpresa de ser visto por Jesus; agora os caminhos de hoje também podem levar ao encontro de Deus, basta o homem querer. Para tanto, deve deixar o coração falar por si só, deixar o sopor divino apoderar-se do Todo, encantar-se com a vivacidade de Cristo.  Somente assim a áurea do divino cobre o cristão temente a Deus.

A pobreza de Zaqueu simboliza o despojamento para Cristo, desnudar-se para contemplar a ação do Espírito Santo, pois só tornar-se pobre quem pratica a justiça. Começa a buscar a justiça, com fé e confiança de que a justiça que Deus quer seja conhecida por todos. Somente praticando a justiça poderá participar da filiação de Abraão. Assim, nem tudo está perdido, principalmente quem é rico, desde que deixa de ser rico e  seja pobre. Viva o Cristo na sua plenitude.

Zaqueu desejava ver Jesus, e você, tem o desejo de conhecer Jesus também? Tem apreço pelas maravilhas da Criação? Seria capaz de subir ao monte ou esforçar para ver o reino de Deus acontecer? Faria como Zaqueu, que voltou a ser pobre?

Nem tudo está perdido. Com objetivos claros e discernimento no coração tudo poderá alcançar, inclusive, safar-se do mal. Fique atendo e busca Deus misericordioso. Amém.

Abraços

Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário