.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Ficai atentos-Reflexão do falecido Padre Antonio Queiroz

26 de Novembro - Sábado - Evangelho - Lc 21,34-36



Ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer.
Neste Evangelho, o último do ano litúrgico, mais uma vez Jesus nos recomenda a vigilância, com um detalhe importante: orai sempre. Vigilância e oração são as virtudes irmãs e inseparáveis que se apóiam mutuamente.
Deus caminha ao nosso lado, nas vinte e quatro horas do dia, e está querendo nos ajudar. Mas ele não entra na nossa vida, se não pedirmos. Agora, se pedirmos, ele vem, e quando ele vem tudo se resolve facilmente, é claro. Quantas vezes sofremos, afogando-nos num copo d’água, e não pedimos ajuda a Deus!
A oração sustenta a fé e a esperança vigilante, mantendo o nosso contato e diálogo com Deus, como fazia Jesus. É também a oração uma grande força para superar as tentações diária que antecipam já o grande combate que acontecerá no final dos tempos. O supremo modela de oração é Cristo no Jardim das Oliveiras. A palavra agonia significa luta. “Vigiai e orai para não cairdes em tentação” (Mt 26,41). No Pai Nosso nós rezamos: “Não nos deixeis cair em tentação”.
Com a força da oração, nós escaparemos a tudo o que deve acontecer e ficaremos de pé diante de Jesus, o Juiz, o Filho do Homem.
Ninguém consegue prever o dia da própria morte. Ela vem de forma inesperada. “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha”. Quantas pessoas vivem como se não fossem morrer nunca!
Recordando o catecismo, após a morte nós iremos para um destes três lugares: ou para o céu, ou para o purgatório, ou para o inferno. O purgatório é uma morada passageira. Mas o céu e o inferno são moradas definitivas e eternas!
Na prática, a escolha do nosso lugar após a morte é feita por nós mesmos, agora, durante a nossa vida terrena. Jesus, o Juiz, vai apenas confirmar-nos naquele lugar no qual escolhemos viver aqui na terra. E ele o fará com tristeza, se morrermos longe do seu Evangelho e dos mandamentos de Deus.
Daí a importância de levarmos a sério os mandamentos de Deus. Jesus veio para nos salvar, e quer nos ver todos no Céu junto com ele. Por isso que nos deixou palavras claras, como as do Evangelho de hoje.
“Quando Jesus passar, eu quero estar no meu lugar.” Que ele nos encontre como fiéis discípulos e discípulas, obedecendo aos seus mandamentos.
Certa vez, um javali estava afiando sua presas numa pedra. Uma raposa, que passava por ali, perguntou-lhe o motivo de estar afiando suas presas se não havia nenhum caçados, cão de caça ou qualquer outra ameaça rondando o local.
O javali respondeu: “Eu faço isto periodicamente para não ser forçado a afiar minhas armas no exato momento em que tiver de usá-las”.
Que sigamos o exemplo do javali e vivamos sempre preparados, já que não sabemos o dia nem a hora em que o Senhor virá ao nosso encontro.
Maria Santíssima, a nossa Mãe, está pronta a nos ajudar. Peçamos a intercessão dela. “Maria, ó Mãe cheia de graça, protege os filhos teus! Nós queremos contigo estar no Céu!”

Ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário