.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Comentários Prof.Fernando

Comentários Prof.Fernando* (Preparando o Natal-1ºdom.do Advento)27 de nov. 2016
Hoje

A preparação para o Natal marca o início do novo ciclo (o ano 2016-2017 na liturgia cristã). O chamado ano litúrgico pode ser dividido em quatro partes:
1) Advento-natal-epifania (expectativa-nascimento-sua comunicação ao mundo);
2) Quaresma-Semana Santa e Páscoa (preparação para o centro da fé: paixão, morte e ressurreição-ascensão-presença do Espírito na nossa história);
4) Tempo comum: percorre cada ano (volta a cada três anos o A,o B e o C) um dos textos (de Mateus, Marcos ou Lucas) concluindo com a solenidade de Cristo Rei.

A esperança de um novo tempo
·                    O desejo de paz e esperança da chegada de uma nova era se traduz hoje em 3 palavras. A primeira é do profeta Isaías (cap.2) que constrói suas poesias e proclama a utopia. É o sonho da Paz num mundo sem guerras. No “final dos tempos” o próprio Deus será o governante de todos os povos e não haverá mais nação contra nação. A paz transformará os instrumentos da violência em ferramentas agrícolas: de espadas se farão relhas de arado, e as lanças feitas para matar serão transformadas em foices para cortar grama e ceifar nas colheitas. O Paraíso está no desejo de um futuro de paz e não é só imagem do início do mundo (livro do Gênese).
·                    A palavra de Paulo (Romanos 13, 11-14) é dita no contexto da expectativa das primeiras comunidades cristãs que tinham a expectativa da “segunda vinda” de Cristo que, segundo pensavam, aconteceria ainda para as suas gerações. A proposta não é utópica, mas tópica, localizada na realidade presente onde a prática da moral da honestidade – longe de toda corrupção, não só a dos políticos – será a melhor maneira de aguardar a volta do redentor.ara Paulo é preciso despertar para tal realidade.

Atentos, com gratidão e alegria, pela oportunidade de cada dia
·                    A terceira palavra (do evangelho de Mateus – que será lido ao longo deste ano “A” 2016-2017) traz a advertência do Mestre de Nazaré (cap. 24, versos 37-44) sobre o retorno do “Filho do Homem”, que coloca o futuro dentro do hoje. É preciso estar sempre preparado para a concretização do que fora previsto por Isaías.
·                    O “fim dos tempos” não é anunciado por sinais premonitórios, como infelizmente é do gosto de muitos pregadores atuais, vendo “sinais” em qualquer canto, terremotos e tsunamis; na predominância de ideologias ou de políticos em queda ou em ascensão; nos assassinatos terroristas ou nas guerras; no caos econômico e social.
·                    A “vida eterna”, o “céu” não são apenas o acontecimento final esperado para o futuro, mas Deus está presente no dia de hoje, no dia a dia, nos desafios atuais. Por isso é preciso “estar preparado” para reconhecer sua presença, para o “venha a nós o teu Reino”, no meio de nós, em nossos dias, tão necessário como o pão nosso de cada dia. Comer, beber, casar, trabalhar, enfrentar dificuldades, manter a alegria do amor, decifrar o mundo, construir cidades, conviver. É no meio desta vida que podemos estar conscientes do seu valor e do valor de nossos companheiros nesta estrada. Ou não, isto é ou ignorar os outros, olhando só o próprio umbigo. Podemos viver atentos, despertos, vigilantes, ou sermos levados pelos salvadores do mundo, sejam eles de direita ou de esquerda, politicamente corretos ou não.
·                    Não seremos marcados só pelas grandes viradas da vida ou em seu encerramento mas pelas pequenas escolhas do dia a dia.

Peço que continuemos perseverando na oração por nossos amigos doentes que hoje passam por situações especiais em suas vidas e nas vidas de suas famílias.


ooooooooooooo ( * ) Prof. teologia de 75-2012) fesomor2@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário