.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

--Os pescadores deixaram tudo e seguiram a Jesus-José Salviano.

30 de Novembro de 2016-Ano A

Evangelho - Mt 4,18-22



O peixe era um alimento importante para os judeus, e o Mar da Galiléia tinha muitos cardumes, e a pesca era a atividade econômica primordial, fundamental para a existência, não só dos pescadores, como para todos. Os pescadores tiravam dali o sustento para suas famílias, pois o peixe era o alimento básico naquela região.
Aí, apareceu Jesus e convida aqueles homes a mudar de vida, a se aventurar em uma nova experiência. Os pescadores atendendo o chamado de Jesus largaram tudo. Rede, família e o seguiram imediatamente. Eles confiaram que nada iria lhes faltar.
O evangelista não conta como ficaram aquelas famílias, com relação ao seu sustento, depois que os pescadores seguiram Jesus. Provavelmente, os irmãos, os pais continuaram o trabalho da pesca e pela graça de Deus, nada faltou para eles.
Jesus hoje está nos convidando a largar tudo e segui-lo. A largar, principalmente esta vida de pecado, a renunciar tudo que até hoje nos iludiu com uma falsa aparência de felicidade, mas que na realidade não passou de ilusão que nos conduz a infelicidade, pois estamos estragando a nossa saúde, ao longo do tempo.
E depois desta mudança de vida, desta conversão de direção para a direita, Jesus nos escolhe para seguir os seus passos, para imitá-lo e fazer o que ele fez: Mostrar para as pessoas que Deus existe e quer que construamos um mundo melhor, através da evangelização. Na verdade não seria bem imitar Jesus. Mas sim, seria adaptar o seu projeto, seu método de evangelização aos dias de hoje, de acordo com a nossa realidade.
Mas como faremos isso? (Maria fez a mesma pergunta ao ser anunciada pelo anjo).  Jesus vai cuidar de tudo, viu o que ele disse? Eu os farei pescadores de homens. E fará isso através de outras pessoas que aparecerão em seu caminho.
Após nos converter, nos embeber de Jesus como uma esponja se embebe e água, vamos mostrá-lo aos nossos irmãos pela palavra e pelo exemplo. Quando você se põe em postura de oração perto dos seus filhos, perto dos seus irmãos menores, você está evangelizando pelo exemplo, porque os pequeninos vão imitar você. Eles repetem nas suas brincadeiras, as coisas que os adultos fazem ao seu redor. Se assistirem brigas e desamor, eles também vão imitar isso. Cuidado!
Jesus evangelizou pela palavra e pelo exemplo. Ele  Fez discursos, e fez coisas que escandalizou aqueles que haviam deturpado a vontade do Pai, os líderes religiosos. Ao comer com os pecadores, Jesus ensinou em atitudes, que na casa do Pai havia muitas moradas. Ao perdoar Madalena, Ele mostra em ato que o pecador arrependido merece o perdão, e que a mulher não é uma escrava, e sim uma filha de Deus.
A evangelização começa em casa. Mas Jesus hoje está convidando especialmente você que ainda não está engajado na vida da Igreja. Você que abriu este Blog e está lendo esta mensagem.  É! Você mesmo! Que tal largar tudo de errado que você vem fazendo e seguir Jesus? E depois de estar firme com Ele em sua vida, que tal apresentar-se na sua paróquia, ao seu padre, e dizer que quer fazer parte da comunidade, dando de si aquilo que você sabe fazer? Pastoral dos pobres, Pastoral da saúde, Pastoral da catequese etc.
Jesus chamou você hoje através deste Blog. Vamos, não fique aí parado(a)!  Segue-O como fizeram os pescadores!


Tenha um bom dia. José Salviano

2 comentários: