.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Subir na árvore para encontrar Jesus-Helena Serpa


15/11/2016 - 3ª. Feira – XXXIII semana comum -  Apocalipse  3, 1-6.14-22 – “para que os homens se convertam”
A Palavra de Deus não tem limite de tempo, porque é eterna, e a mesma mensagem que foi anunciada no passado precisa ser apregoada hoje, no presente e, amanhã, no futuro para que os homens se convertam. O próprio Jesus se apresenta a São João no Livro do Apocalipse e revela, por meio de símbolos, os mistérios do Pai para a humanidade. Assim, Ele se dirige às Igrejas a fim de exortar, encorajar e motivá-las à conversão fazendo-lhes promessas de uma vida nova. Essas Igrejas representam hoje cada um de nós que desejamos caminhar para a santidade, no entanto, nos afastamos das coisas de Deus e nos envolvemos com os nossos projetos humanos. Deste modo, muitas vezes pensamos que estamos vivos, porém, aos poucos vamos deixando morrer em nós o homem espiritual, ofuscados pelos apelos do mundo. Como na Igreja de Sardes, porém, Jesus encontra em nós ainda um pouquinho de vida e deseja restaurá-la. Outras vezes, paramos na mediocridade do nosso dia a dia e nos tornamos “mornos”, tíbios, insensíveis aos apelos de Deus. Apesar de ricos e abastados das riquezas materiais, apresentamos um coração entorpecido e sem apetite para acumular as riquezas espirituais. O Senhor hoje nos adverte e nos ameaça: “estou para vomitar-te da minha boca”!
Porém, na ânsia de nos salvar, Ele também nos aconselha: “compra de mim ouro purificado no fogo, para ficares rico, e vestes brancas, para vestires... compra também um colírio para curar os teus olhos”. E acrescenta: “Eu repreendo e educo os que eu amo”. Precisamos levar a sério as palavras deste Livro das Revelações de Jesus. Jesus bate à nossa porta e nos convida a cear com Ele, a assentar-se com Ele no Seu trono. Enquanto caminhamos aqui o trono de Cristo é a Cruz que nos liberta e nos exercita para a luta.   Em Cristo somos vencedores, por isso, estejamos certos de que os nossos nomes não foram apagados do livro da vida e que a roupa branca está sendo modelada em nós a cada dia quando damos passos de conversão para Deus. – Como você está se sentindo atualmente: morto (a) ou vivo (a)? – Como está o seu coração: frio, morno ou quente? – Você está muito preso (a) aos seus projetos pessoais? – Será que Jesus vai “vomitar” você?

Salmo 14 – “Ao vencedor, dar-lhe-ei o direito de sentar-se comigo no meu trono

Apesar de não termos consciência disso, enquanto estamos aqui na terra o nosso maior desejo é um dia habitar na casa do Pai. Voltar para a sua casa é o anseio da nossa alma, porém, precisamos ter em mente os conselhos do salmista: “Morará na casa do Senhor aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente”. Somos pecadores, porém podemos viver sem praticar o pecado. Basta que sigamos a Jesus e ao Seu Evangelho que prega o amor a Deus e ao próximo como primeiro mandamento.

Evangelho - Lucas 19, 1-10 - "subir na árvore para encontrar Jesus "


O Evangelho de hoje nos mostra que o homem vive em busca d’Aquele que pode dar a ele paz e serenidade, no entanto, muitas vezes não consegue, por causa da própria vida que leva, cheia de ocupações e preocupações, pelos afazeres, enfim, por todas as coisas lícitas e ilícitas que pratica! A experiência de Zaqueu, porém, comprava que ao encontrar-se com Jesus, ele se arrependeu e, como consequência, teve um gesto concreto de penitência. Podemos observar, portanto que todo aquele que se deixar olhar por Jesus e atender ao seu convite, terá a sua vida salva e verá, aqui na terra dos viventes, o supremo bem de uma vida transformada. O gesto de Zaqueu ao subir na árvore significa para nós o esforço que devemos fazer para nos reconciliar com Deus. Apesar da multidão que nos atrapalha e tenta nos impedir de fazê-lo, assim como também de todas as barreiras que nós mesmos levantamos teremos sempre a oportunidade de subir na árvore para encontrar Jesus. A árvore poderá ser uma pessoa amiga em quem nós nos apoiamos ou alguém que nos leva para um grupo de oração ou a algum lugar onde podemos conhecer Jesus.  Jesus está atento a todo e qualquer gesto nosso que possa sugerir um desejo de conversão e mudança de vida. Porém, Ele não quer que fiquemos em cima da árvore, ou melhor, dependendo de que alguém nos apresente a Ele. Por isso, Ele nos manda, descer da árvore para que possamos levá-Lo para a nossa casa. “Hoje eu devo ficar na tua casa”, disse Jesus a Zaqueu. Todos nós que recebermos Jesus Cristo em nossa casa teremos encontrado a verdadeira bem-aventurança. É na nossa casa, no nosso interior que o Senhor deseja permanecer. É no convívio do nosso coração que o Senhor faz a sua obra de misericórdia acontecer nos levando a um arrependimento sincero, a ponto de também devolvermos tudo o que possamos ter usurpado de alguém, antes.  Mesmo que não tenhamos roubado nada material, talvez sejamos devedores do amor de Deus que guardamos no coração e não passamos adiante. Por isso, não podemos nos esconder no meio da multidão, debaixo dos nossos pecados e das nossas faltas do passado. Precisamos também, como Zaqueu, procurar Jesus, acolhe-Lo na nossa casa para que permaneça junto da nossa família a fim de que tenha um encontro pessoal com a salvação. - Quem faria o papel de multidão hoje para você não conseguir enxergar Jesus? -  Quem foi para você, a árvore que o (a) fez ver Jesus? - Você já desceu da árvore? - Jesus já está morando no seu coração ou você ainda depende de alguém para encontrá-Lo?  - O que pode estar impedindo você de receber Jesus na sua casa, no seu coração? - O que e a quem você prometeu a Jesus devolver para se redimir

3 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADO POR VOSSO INFINITO AMOR PARA COM TODA A HUMANIDADE,PERDAO SENHOR POR MINHAS FALTAS,QUE UM DIA CONSIGAMOS ENXERGAR E RETRIBUIR TAO GRANDE AMOR.

    ResponderExcluir