.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O machado já está na raiz das árvores-Helena Serpa

04/12/2016 – II Domingo do Advento - Isaías 11, 1-10 – “esperança de dias melhores”

Mais uma vez, neste tempo do Advento, somos chamados a refletir sobre a profecia de Isaías que prediz a vinda de Jesus, rebento de uma flor, que é Maria e sobre quem repousará o Espírito de Deus e trará justiça para os humildes e pacíficos.  O profeta destaca a harmonia entre lobo e cordeiro, bezerro e o leão, a cobra e o menino desmamado, significando dizer que quando estamos cheios do Espírito Santo e dos seus dons, nós, homens e mulheres vivenciamos relacionamentos harmoniosos e contribuímos para que o reino dos céus já aconteça na nossa vida. Quando vivenciamos os dons do Espírito Santo estamos contribuindo para que o plano de Deus se realiza em nós e por meio de nós, pois podemos colocar em prática as ações a que Jesus nos convida a operar e assim, nos tornarmos santos como Ele é Santo.   – Você tem esperança de dias melhores para a humanidade? – Você já experimentou o reino de Deus, reino de justiça? – O que origina as suas ações no mundo? – Você põe em prática o Evangelho e vivencia os dons do Espírito Santo? – Você já está contribuindo para que o reino de Deus aconteça aqui na terra? – Você tem praticado ações de justiça?

Salmo 71 – “Nos seus dias, a justiça florirá” mudar
 O salmista anuncia a justiça e a paz que reinará quando o Rei vier para governar a terra. Libertará o indigente que suplica e o pobre que ninguém quer ajudar. Assim todos poderão bendizer o Seu Nome para sempre. Todos os povos serão abençoados e cantarão o Se louvor! O Rei já está no meio de nós e, desde já, podemos exaltar os Seus grandes feitos com cânticos e louvores. Amem!

2ª. leitura – Romanos 15, 4-9 – “a graça da harmonia e da concórdia”

Nesta carta São Paulo nos convida a exercitar a harmonia e a concórdia uns com os outros, como Jesus Cristo nos ensina. Cultivando um só coração e uma só voz e, assim, glorificando a Deus Pai pela Sua misericórdia. Conscientes da nossa miséria, da nossa incapacidade e do nosso ser pecador, podemos abraçar a misericórdia de Deus e acolher a Sua Palavra que confirma as Suas promessas. Pela nossa constância e pelo conforto espiritual das Escrituras nós podemos manter firme a esperança de que poderemos mesmo aqui na terra viver em harmonia com todos os que convivem conosco. – Você tem exercitado a harmonia e a concórdia nos seus relacionamentos? – Você sabe conviver bem com as diferenças? – Você tem pedido ao Espírito Santo que cure os seus relacionamentos? – Você tem mágoa de alguém. Este é um tempo de conversão e de perdão!

Evangelho – Mateus 3, 1-12 –“o machado já está na raiz das árvores”

João Batista neste Evangelho fala aos judeus daquela época como emissário da Salvação de Jesus, dando testemunho de conversão e de fidelidade ao Projeto do Pai. As mesmas palavras hoje, ressoam nos nossos ouvidos e nos levam a refletir sobre o tempo em que estamos vivendo e quais são os frutos de conversão que temos para apresentar a Jesus quando Ele voltar. Assim João Batista nos alerta: “O machado já está na raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada no fogo.” Às vezes, estamos vivendo nesse mundo, meio anestesiados e adormecidos por causa das nossas preocupações de trabalho, de família e esquecemos de que somos também responsáveis pela construção do reino de Deus aqui na terra e chamados a abrir caminhos para o Senhor. Estamos muito ligados no ter, no possuir, no prazer, no poder e fazemos tudo de acordo com os nossos interesses. Esquecemo-nos também que os frutos que produzimos servirão para matar a fome de outros e não de nós mesmos. Somos aqui na terra como uma árvore que ocupa espaço e precisa ter serventia. Do contrário, como prediz São João Batista, iremos ser cortadas quando vier o agricultor. – Você tem consciência dos frutos que produz? – Você está vivendo somente em função da sua vida ou está alimentando a alguém? – Você percebe se está num processo de conversão? – Alguma coisa tem mudado nas suas ações?


Um comentário:

  1. SENHOR MISERIORDIA DE MIM QUE SOU PECADOR ,PERDAO PELOS PECADOS DO MUNDO INTEIRO,IRMAOS E IRMAS QUE NESTE TEMPO QUE FALAMOS MUITO DE CRISE,NAO DEIXEMOS QUE ESTA CRISE NOS AFETE O NOSSO CORAÇAO AMEM

    ResponderExcluir