.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O nosso coração é um lugar sagrado-Helena Serpa


09/11/2016 – 4ª. feira - Basílica do Latrão - Ezequiel 47, 1-2.8-     9.12 –  “O Espírito Santo faz do nosso coração um solo fértil”
 O Espírito Santo de Deus atua dentro de nós e faz da terra do nosso coração um solo fértil da mesma forma como o rio que jorrava da parte subterrânea do templo corria para o mar e tornavam saudáveis, isto é, de bom uso, as suas águas salgadas.  Assim sendo, podemos comparar a visão que Ezequiel descreve das águas que jorravam do templo, com a presença de Deus na nossa vida. Ezequiel percebeu que por onde as águas passavam tudo se renovava e tornava-se frutuoso. Jesus Cristo é o templo do Amor de Deus que se manifestou ao mundo através da Sua Paixão e Morte na Cruz. Podemos, então, afirmar que a água jorrada do lado direito de Cristo crucificado é a água do Espírito Santo, rio que nos lava, nos purifica e faz também com que possamos produzir verdadeiros frutos que alimentarão os filhos de Deus. É o Espírito Santo que Jesus nos doou na Cruz quem faz com que as “águas salgadas” que existem em nós tornem-se águas puras gerando vida nova em nós e através de nós. Do peito de Jesus jorraram sangue e água como prova da Sua doação e entrega, iniciando-se assim o ministério da Igreja com os sacramentos do Batismo e da Eucaristia. Quem vive longe dos sacramentos, vive longe de Deus, por isso, também, não consegue frutificar em boas obras e, nas horas de sequidão morre de inanição. Que possamos nos deixar irrigar pela água e pelo sangue de Jesus entregando-nos a Ele para esse banho de amor. - Você tem se deixado banhar por esse Rio? – Quais têm sido na sua vida os frutos que o Espírito Santo de Jesus faz brotar em você: caridade, bondade, alegria, paciência, paz, afabilidade, fidelidade, brandura, temperança? – Reflita hoje sobre isso.

Salmo 45 – “Os braços de um rio vêm trazer alegria à cidade de Deus, à morada do Altíssimo”

Somos esta morada para onde os braços de Deus que é o Espírito Santo vêm trazer alegria. Se, somos habitação do Espírito Santo, estará sempre conosco o Senhor do Universo. Precisamos ter bastante consciência disso e contemplar em nós os prodígios do Senhor. É dentro de cada um de nós que Deus realiza a Sua obra.

Evangelho – João 2, 13-22 – “o nosso coração é um lugar sagrado”

Todos nós precisamos com toda determinação expulsar do nosso coração tudo o que possa transformar o nosso interior numa casa de negócios, onde paire os pensamentos maus, interesseiros e as más intenções. “O zelo por tua casa me consumirá”. Precisamos repetir isto ao Senhor a todo o momento da nossa vida. O cuidado que devemos ter com a nossa morada interior onde Deus habita deve consumir os nossos dias. O nosso corpo é templo do Espírito Santo, por isso, em nenhum momento devemos relaxar na vigilância diante do que  falamos, do que  pensamos ou imaginamos, assim como também, com tudo que possa corromper a nossa consciência. Os nossos pensamentos motivam os nossos sentimentos e estes, determinam as nossas ações. Por outro lado, a reação de Jesus diante dos vendedores e cambistas que comerciavam dentro do templo de Jerusalém, é para nós uma exortação para que também não façamos das coisas de Deus, cabide para dar suporte aos nossos interesses. Ao mesmo tempo em que devemos respeitar a casa de Deus como um lugar sagrado, de recolhimento e oração, nós também precisamos fazer do nosso interior um templo sagrado onde habita Deus.  Peçamos a Jesus, portanto, que nos ajude a também expulsar do nosso coração tudo que possa corromper a nossa alma e aprendamos a respeitar a Igreja, templo de Deus aqui na terra. – O que tem ocupado os seus pensamentos? – As sugestões que partem do seu interior têm sido salutares para a sua vida e a dos seus irmãos? Você guarda ódio e ressentimentos?  – Você tem um coração alegre e confiante em Deus? – Como é o seu comportamento na Igreja, durante as celebrações?


3 comentários:

  1. MUITO OBRIGADO NOSSO DEUS E NOSSO PAI,PEÇO PERDAO POR TODAS AS MINHAS FALTAS ,PERDAO PELOS PECADOS DO MUNDO INTEIRO AMEM

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  3. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir