.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Servos de coração contrito-Helena Serpa

08/11/2016 - 3ª. Feira XXXII semana do tempo comum -  Tito 2, 1-8.11-14 – Tito 2, 1-8.11-14 – “para confundir os adversários”
Nesta carta aprendemos com S. Paulo lhe a oferecer a nossa comunidade o ensino de uma doutrina sadia, que forme as pessoas segundo os ensinamentos evangélicos, com o intuito de que cada um, na sua realidade familiar possa edificar o reino de Deus aqui na terra.   Para isso, ele aconselha aos homens e mulheres idosas, aos jovens e às jovens a manter uma conduta santa, sem vícios, com moderação, ponderação, castidade, docilidade e bondade. Todos nós, que abraçamos a Salvação, somos chamados a viver assim, com a finalidade de fazer com que a Luz de Jesus brilhe no mundo por meio das nossas palavras e ações fazendo com que os adversários sejam confundidos. O nosso testemunho pode arrastar uma multidão, para o bem ou para o mal, conforme seja a mensagem manifestada em vista das nossas atitudes. O equilíbrio, a justiça e a piedade são consequências de uma formação cristã que nos leve a manifestar a glória de Deus no meio dos homens. É pela graça de Deus que tomamos conhecimento dos ensinamentos evangélicos e os vivenciamos tendo como objetivo principal a esperança na vida eterna. O nosso foco é fazer com que Jesus Cristo seja cada dia mais conhecido e amado e isto, nós só poderemos alcançá-lo, se as nossas ações forem coerentes com o Evangelho para que possamos confundir os adversários.  – Você tem se conduzido pelo testemunho das pessoas? – Você admira as pessoas que são prudentes, sóbrias, recatadas? – Qual será o segredo para que sejam assim, você sabe? – Você é uma pessoa forte na fé, na caridade e na paciência?

Salmo 36 – “A salvação de quem é justo vem de Deus
Fazer o bem é uma consequência do jeito de ser daqueles (as) que confiam no Senhor. Quem confia no Senhor, aprende a fazer o bem, porque é Ele quem dirige o seu caminhar. Aquele (a) que tem alegria em servir ao Senhor receberá a sua recompensa e sua herança permanece eternamente.
                


Evangelho – Lucas 17, 7-10 -  “servos de coração contrito  ”


O verdadeiro servo faz o que tem de fazer e não espera por gestos de gratidão nem tampouco ser recompensado com regalias pelo seu serviço! É isso que Jesus nos conscientiza neste Evangelho!  Todos nós percebemos que a nossa humanidade tem tendência a querer descanso, mordomia e vida fácil! E, na maioria das vezes quando desempenhamos um bom trabalho, uma missão profícua ou mesmo a nossa obrigação diária, entendemos que já “fizemos muito” e, por isso, então, devemos ser elogiados, exaltados, por tudo que foi perfeitamente executado. Jesus, porém, nos dá ciência de que somos servos inúteis porque fazemos a nossa obrigação e, enquanto servos, teremos sempre algo a concretizar.  Assim, Ele nos exorta a permanecermos fiéis no nosso posto, fazendo tudo por amor e acolhendo as graças que caem sobre nós a todos os momentos enquanto trabalhamos na construção do reino. Todo servo fiel recebe a sua cota de alegria e regozijo pela missão desempenhada e não fica esperando presentes especiais para si. Somos considerados servos inúteis enquanto fizermos somente o que é da nossa obrigação. Precisamos entender que a recompensa que teremos pelas nossas ações de justiça nos serão concedidas no céu, quando tivermos alcançado a vida plena. Enquanto prestamos algum serviço ao reino de Deus, aqui na terra, nós o devemos realizar como parte da nossa condição de servos e de servas fiéis e não para receber honrarias ou esperar elogios. Desse modo, Jesus nos diz: " quando vocês tiverem feito tudo o que vos mandaram, dizei: "somos servos inúteis: fizemos o que devíamos fazer!" A fé em Jesus nos faz ser Seus servos de coração contrito, na certeza de que, se não conseguimos fazer tudo o que é necessário, pelo menos o nosso empenho, o nosso zelo, as nossas perseveranças dão a amostra de que somos operários e operárias fieis do reino dos céus e que já recebemos o nosso salário. Jesus Cristo deu a vida por todos nós, portanto, Ele é o nosso Senhor! - Quando você presta algum serviço no reino de Deus você espera elogios? - Você fica triste quando não comentam a sua atuação positivamente? - Quando você é chamado (a) para algum ministério ou trabalho na comunidade você vai de boa vontade ou a contragosto? - Você acha que já está fazendo muito e que já precisa descansar?

2 comentários:

  1. NOSSO DEUS E NOSSO PAI,TE AMO E TE ADORO.SE FISESSIMOS SE SEGUISSIMOS OS ENSINAMENTOS DE NOSSO DEUS SERIAMOS FELIZES MAS COMO NAO,TEREMOS QUE PENAR E NAO TEREMOS DIREITO NEM DE RECLAMAR,SENHOR PIEDADE E MISERICORDIA DE TODA A HUMANIDADE AMEM

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir