.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

TUA FÉ TE SALVOU. VÁ EM PAZ!-Olivia Coutinho

 REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 17/09/20 - Lc7,36-50


Quinta-Feira da 24º semana do tempo comum.

“TUA FÉ TE SALVOU. VÁ EM PAZ!”

Reflexão de Olivia Coutinho

Caros irmãos e irmãs em Cristo!
Um seguidor de Jesus, nunca vê o outro como caso perdido, como alguém irrecuperável, pelo o contrário, assim como Jesus, ele acredita no seu retorno à vida! É o que Jesus nos mostra no evangelho de hoje, ao acolher uma mulher de vida errante, que até então, não havia tido a oportunidade de ter um encontro com Jesus, de experimentar o aconchego do seu coração misericordioso!

O texto nos mostra o belíssimo testemunho de uma mulher anônima, que vende todas as barreiras do preconceito, para chegar até Jesus!

Tudo acontece na casa de um fariseu que havia convidado Jesus para uma refeição... Talvez, tenha faltado a esta mulher, coragem para olhar Jesus frente à frente, o que não a impediu de demonstrar o seu amor e a sua confiança na sua misericórdia. Num gesto de ternura, ela   banha os pés de Jesus com as suas lágrimas, os enxuga com os seus cabelos, beija-os e ungi-os com perfume!
Como podemos perceber na narrativa, nenhuma palavra foi dirigida por esta mulher à Jesus, tudo decorreu no mais profundo silencio, afinal, a cena por si só, falava tudo, falava  de amor, de fé e  de misericórdia... O nome desta mulher, sequer fora revelado, como muitas outras, era mais uma mulher sem nome, rotulada pela sociedade como “pecadora.” Rótulo que a tornava desonrada aos olhos do mundo, menos aos olhos de Jesus.

O fariseu que havia convidado Jesus para uma refeição, se escandalizou, não somente com a audácia daquela mulher que invade a sua casa para encontrar-se com Jesus, como também, com o acolhimento de Jesus a ela. Cheio de si mesmo,  lança sobre ela, um olhar de condenação, enquanto que Jesus a olha com misericórdia, Jesus vê o amor transbordar do seu  coração, por isto a liberta da pior de todas as escravidões: a escravidão do pecado:” Teus pecados estão perdoados.” É com este olhar de misericórdia, que Jesus olha para cada um de nós, aprendamos com Ele, a olhar o outro, com um olhar de misericórdia e não de condenação.
A conclusão que o fariseu tirou deste episódio, foi de que Jesus não era um profeta, pois segundo  a mentalidade dele, se Jesus fosse de fato um profeta, Ele não teria acolhido aquela mulher “pecadora.” Escandalizado, o fariseu sequer, pronuncia o nome de Jesus, se referindo  a Ele, como “este homem”.
Jesus entrou na casa de um fariseu como uma luz, mas ele preferiu continuar nas trevas, não se abriu à Luz, quem acolheu esta Luz, foi uma mulher marginalizada, que a partir de então, teve a sua vida transformada, passando das trevas para a Luz!

Hoje, Jesus quer entrar na nossa casa, no nosso coração, estejamos abertos para acolhê-Lo! Diferente do fariseu, tenhamos um coração largo para amar, os braços abertos para acolher aquele que deseja voltar à vida.
Deixemo-nos conduzir pela Luz de Cristo tendo sempre em mente: o mais Santo de todos os Santos será sempre um pecador perdoado.


QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho


2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. "Na parábola, o patrão (símbolo do Pai) usa como critério de pagamento, não a produção, mas o sustento da vida". Como Jesus é maravilhoso! Que fique o aprendizado!

    ResponderExcluir