.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 26 de setembro de 2020

OS COBRADORES DE IMPOSTOS E AS PROSTITUTAS VOS PRECEDEM NO REINO DE DEUS-Olivia Coutinho

  

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 27/09/20- Mt21,28-32 

26º DOMINGO DO TEMPO COMUM 

“OS COBRADORES DE IMPOSTOS E AS PROSTITUTAS VOS PRECEDEM NO REINO DE DEUS.”

Reflexão de Olivia Coutinho

Caros irmãos e irmãs em Cristo!

Sempre, no último Domingo do mês de Setembro, a Igreja comemora o dia Nacional da Bíblia!
Numa comunidade cristã, que alimenta a sua intimidade com a Bíblia, sempre haverá inovações, avanços significativos tanto na catequese, quanto na liturgia, como também no cotidiano das pessoas que através de um conhecimento mais profundo da palavra de Deus, vão se conscientizando da importância da nossa fidelidade a Deus...
A palavra de Deus é fonte de vida para nós, se não nos inundarmos desta fonte, ela continuará sendo apenas palavra, não frutificará no mundo através de nós!
De nada adianta, fazermos uma leitura superficial da Bíblia, memorizar versículos isoladamente, sem aprofundarmos no contexto não absorvermos a mensagem que o texto que nos passar.
A palavra de Deus, que chega até a nós, no
 evangelho de hoje, nos adverte quanto ao perigo que corremos, quando ficamos somente no conhecimento  da palavra de Deus e não a colocamos em prática. 

Conhecer a palavra de Deus e não vive-la, é conhecer a verdade e fazer opção pela mentira. Era o que acontecia com os líderes religiosos do tempo de Jesus, eles conheciam bem as escrituras, mas não viviam a palavra que conheciam, colocavam pesados fardos nos ombros das pessoas e eles mesmos ficavam somente no discurso.

No texto, Jesus desmascara essas autoridades dizendo: “Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no reino dos céus.” Isto é, o povo excluído por estes líderes, ouviu as pregações de João e se converteram endireitando suas vidas, enquanto que estes líderes, não deram crédito ao testemunho de João, não aceitaram o Messias anunciado por Ele, não se abriram a conversão.

Para despertar nestes líderes e hoje em nós, a importância de uma revisão de vida, Jesus conta-lhes a parábola dos dois filhos convocados pelo o pai para trabalhar na vinha. O pai desta história, representa Deus, os dois filhos representam duas posturas diferentes diante o chamado de Deus. Esta parábola, serve de advertência para muitos de nós, que dizemos “sim” a Deus, mas não assumimos este sim.

Na parábola, o “não” do primeiro filho, representa os cobradores de impostos e as prostitutas, estes, a princípio, disseram não a Deus, optando por caminhos contrários, mas depois se converteram. Já o “sim” do segundo filho, representa a postura dos líderes religiosos que a princípio disseram “sim” a Deus, mas o sim deles, ficou somente na palavra, não os levou à conversão.

Com qual filho nos identificamos? Com aquele que disse não, mas que depois se arrependeu e foi trabalhar na vinha? Ou com aquele que disse “sim” mas que o seu sim ficou somente na palavra?

O operário da vinha do Senhor, não fica somente no discurso, ditando o que o outro deve fazer, pelo contrário, ele coloca a mão na maça, assim como Jesus, ele ensina o outro, fazendo.

O nosso sim a Deus, deve ser sincero, autentico, deve nos colocar à serviço do Reino, como foi o “sim” de Maria!


QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário