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Setembro 2020
Tempo Comum - Anos Pares
XXVI Semana - Segunda-feira
Lectio
Primeira leitura: Job 1, 6-22
6Um dia em que os filhos de Deus se apresentavam diante do Senhor, o acusador,
Satan, foi também junto com eles. 7O Senhor disse-lhe: «Donde vens tu?» Satan
respondeu: «Venho de dar uma volta ao mundo e percorrê-lo todo.» ? Senhor
disse-lhe: «Reparaste no meu servo Job? Não há ninguém como ele na terra: homem
íntegro, recto, que teme a Deus e se afasta do mal.» 9Satan respondeu ao
Senhor: «Porventura Job teme a Deus desinteressadamente? 10Não rodeaste Tu com
uma cerca protectora a sua pessoa, a sua casa e todos os seus bens? Abençoaste
o trabalho das suas mãos, e os seus rebanhos cobrem toda a região. 11Mas se
estenderes a tua mão e tocares nos seus bens, verás que te amaldiçoará, mesmo
na tua frente.» 12Então, o Senhor disse a Satan: «Pois bem, tudo o que ele
possui deixo-o em teu poder, mas não estendas a tua mão contra a sua pessoa.» E
Satan saiu da presença do Senhor. 13Ora, um dia em que os filhos e filhas de
Job estavam à mesa, e bebiam vinho na casa do irmão mais velho, 14um mensageiro
foi dizer a Job: «Os bois lavravam e as jumentas pastavam perto deles. 15De
repente, apareceram os sabeus, roubaram tudo e passaram os servos a fio de
espada. Só escapei eu para te trazer a notícia.» 16Estava ainda este a falar,
quando chegou outro e disse: «Um fogo terrível caiu do céu; queimou e reduziu a
cinzas ovelhas e pastores. Só escapei eu para te trazer a notícia.» 17Falava
ainda este, e eis que chegou outro e disse: «Os caldeus, divididos em três
grupos, lançaram-se sobre os camelos e levaram-nos, depois de terem passado os
servos a fio de espada. Só eu consegui escapar, para te trazer a notícia.»
18Ainda este não acabara de falar, e eis que entrou outro e disse: «Os teus
filhos e as tuas filhas estavam a comer e a beber vinho na casa do irmão mais
velho 19quando, de repente, um furacão se levantou do outro lado do deserto e
abalou os quatro cantos da casa, que desabou sobre os jovens. Morreram todos.
Só eu consegui escapar, para te trazer a notícia.» 20Então, Job levantou-se,
rasgou as vestes e rapou a cabeça. Depois, prostrado por terra em adoração,
21disse: «Saí nu do ventre da minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor mo deu,
o Senhor mo tirou; bendito seja o nome do Senhor!» 22Em tudo isto, Job não
cometeu pecado, nem proferiu contra Deus nenhuma insensatez.
Mais que do sofrimento, o livro de Job trata do comportamento do justo na
provação. É a provação que revela o coração do homem e a gratuidade da sua fé.
A provação é para todos, também para os melhores. Job era «um homem íntegro e
recto, que temia a Deus e se afastava do mal» (1, 1). Não havia razão para ser
tentado. Mas a provação bateu-lhe à porta. Experimenta a sua fé. Mostra se Job
procura a Deus com fé «pura» ou se, pelo contrário, busca a si mesmo. Job sai
vencedor da provação: «Em tudo isto, Job não cometeu pecado» (v. 22ª).
O texto começa por narrar uma assembleia de anjos no céu, descrita à maneira
das assembleias reais nas cortes, ou à dos deuses nas montanhas. As personagens
são três: Job, homem justo e rico, que vivia em Uz, fora de Israel, e que até
ao momento tinha sido abençoado por Deus; Satanás, que se apresenta para acusar
os homens; Deus, que acompanha os homens e as suas acções. - «Porventura Job
teme a Deus desinteressadamente?» (v. 9) - pergunta Satanás. .» E acrescenta:
«Se estenderes a tua mão e tocares nos seus bens, verás que te amaldiçoará,
mesmo na tua frente» (v. 11). Verás se Job Te ama gratuitamente. Deus
condescende com Satanás, mas não deixa de confiar em Job.
Segue um rol de desgraças (vv. 13-22) que submetem Job a dura provação. Perde
os bens, os filhos, os servos. Mas, com desgosto para Satanás, Job continua a
bendizer a Deus e vence a prova. A sua fé não vacila. Prostra-se por terra e
diz: «Saí nu do ventre da minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor mo deu, o
Senhor mo tirou; bendito seja o nome do Senhor!» (v. 21). Satanás perde a
aposta.
Evangelho: Lucas 9, 46-50
Naquele tempo, 46veio-lhes então ao pensamento qual deles seria o maior.
47Conhecendo Jesus os seus pensamentos, tomou um menino, colocou-o junto de si
48e disse-lhes:«Quem acolher este menino em meu nome, é a mim que acolhe, e
quem me acolher a mim, acolhe aquele que me enviou; pois quem for o mais
pequeno entre vós, esse é que é grande.» 49João tomou a palavra e disse:
«Mestre, vimos alguém expulsar demónios em teu nome e impedimo-lo, porque ele
não te segue juntamente connosco.» 50Jesus disse-lhe: «Não o impeçais, pois
quem não é contra vós é por vós.»
O evangelho de hoje lembra-nos duas atitudes fraternas muito comuns na vida dos
santos, também do Pe. Dehon. A primeira atitude é a da humildade, que se opõe a
toda a ambição (vv. 46-48). Outra é a tolerância (cf. Vv. 49 ss.). São temas
frequentes nos evangelhos que, no fundo, sublinham a necessidade de ultrapassar
a auto-suficiência de quem aspira a títulos e dignidades, bem como o orgulho de
grupo, que se pode encontrar em algumas comunidades cristãs e mesmo nas
comunidades de consagrados. Põe vezes, pensa-se que os mais importantes são os
que possuem mais dotes ou responsabilidades na gestão dessas comunidades. Por
outro lado, é bastante espontâneo o desejo de ser o primeiro num grupo. Também
os apóstolos caem nesse engano. Discutem sobre o lugar que ocupam e sobre quem
é o primeiro entre eles. Mas Jesus não embarca nesse tipo de discussões. Toma
uma criança e coloca-a ao seu lado, no lugar de maior dignidade, afirmando:
«quem for o mais pequeno entre vós, esse é que é grande» (v. 48b). O pequeno é
grande porque é fraco e pobre: é pequeno de corpo, precisa dos outros, não tem
liberdade de acção, é inútil. É símbolo do discípulo último e pobre. Mas também
é imagem de Jesus que se abandona nos braços do Pai: «Quem acolher este menino
em meu nome, é a mim que acolhe, e quem me acolher a mim, aco¬lhe aquele que me
envio» (v. 48ª).
Perante a atitude ciumenta dos apóstolos, Jesus ensina a tolerância: «Mestre,
vimos alguém expulsar demónios em teu nome e impedimo lo, por¬que ele não te
segue juntamente connosco.» (v. 49). Mas Jesus não está de acordo: «Não o
impeçais» (v. 50). O discípulo deve ter um coração aberto e tolerante. Deus
envia quem quer a anunciar a palavra e a fazer o bem. Não tem necessariamente
que pertencer ao grupo de Jesus ou que ser importante. Não conta o arauto:
conta a mensagem, o evangelho anunciado. Deus tem muitos modos de falar aos
homens.
Meditatio
A contemplação de Jesus crucificado, a que somos convidados pelas leituras de
hoje, tem consequências em toda a situação humana. De Job, aprendemos que a
nossa verdadeira grandeza se revela em amar sempre, e em todas as situações, o
«desmesurado amor» (Ef 2, 4) de Deus, mesmo no meio dos maiores sofrimentos.
Job dá-nos um maravilhoso exemplo de adoração, numa situação de extremo
sofrimento. É, talvez, mais fácil reconhecer a Deus, quando tudo corre bem,
porque é mais espontâneo pensarmos num deus ao nosso serviço, do que em Deus em
Quem podemos confiar e confiar-nos quando parece longe de nós, e até contra
nós. Job sabe que depende de Deus e confia n´Ele na fortuna e na desgraça. Ao
contrário do que pensa Satanás, é capaz de um amor gratuito. Por isso, despojado
de todos os bens, confia-se totalmente a Deus: «Saí nu do ventre da minha mãe e
nu voltarei para lá. O Senhor mo deu, o Senhor mo tirou; bendito seja o nome do
Senhor!» (v. 21). Job resistiu à tentação e abriu o coração a Deus. Por isso,
adora.
Despojado de todos os bens, Job torna-se imagem viva da palavra de Jesus: «quem
for o mais pequeno entre vós, esse é que é grande» (v. 48b). Só quando está
completamente «nu» diante de Deus e do Amor Crucificado, é que o homem se torna
realmente grande. Job ainda não o podia compreender completamente, mas
permaneceu igualmente fiel. Nós, que já contemplamos Cristo Crucificado,
podemos compreendê-lo e compreender o sentido da adoração. Só o pobre é capaz
de adorar, como Cristo adorou na cruz. É certamente um ideal difícil. Mas é
possível, com a força do Senhor. O importante é não esquecermos Jesus
Crucificado.
Cada um de nós, cada uma das nossas comunidades, está sujeito a sofrimentos e a
provações no corpo, no espírito, na comunidade, no apostolado. Cada um de nós está
sujeito à experiência da fraqueza e da fragilidade. Mas, na medida em que nos
abrirmos ao Espírito, poderemos, em qualquer circunstância da vida,
experimentar os Seus preciosos dons, tais como a sabedoria e o santo temor de
Deus, bem como os Seus saborosos frutos, tais como a caridade, a alegria, a
paz, a paciência, a bondade, a benevolência, a mansidão, a humildade, a
fidelidade a Cristo e o abandono de amor ao Espírito (cf. Gl 5, 22.25). Assim,
podemos praticar as bem-aventuranças e tornar-nos, na nossa pequenez,
antecipadamente, parte dos «novos céus» e da «nova terra», nos quais «habita a
justiça» (2 Pe 3, 13). Assim contribuiremos para a realização da «civilização
do amor», em harmonia com a experiência de fé e a vida do P. Dehon, bem como
com os ideais das nossas Constituições.
Oratio
Senhor Jesus Crucificado, dá-nos a graça de experimentar o teu amor no
sofrimento e nas provações. Abre-nos o coração e mostra-nos o sentido oculto
das experiências dolorosas, com que despedaças a nossa ignorância. Que na
prosperidade ou no infortúnio, no sucesso ou no insucesso, na saúde ou na
doença, experimentemos a presença do teu "desmesurado amor". Que a
contemplação do teu Lado aberto e do teu Coração trespassado nos permita
entrever o coração do Pai. Que na nossa pobreza e humilhação resplandeça o seu
amor.
Dá-nos a graça de acolhermos os sofrimentos e as provações como ocasiões para
entrarmos, de mente e coração, no teu mistério inefável de amor. Que a nossa
pobreza e pequenez seja acolhida como graça que nos dás para nos conhecermos
cada vez mais e crescermos na confiança em Ti. Nós to pedimos por intercessão
de Maria que, tão provada pelo sofrimento, soube permanecer profundamente
crente e fiel. Amen.
Contemplatio
O amor não vos permite nem perturbação nem inquietude quanto ao futuro;
interdita-vos uma vã curiosidade; prescreve-vos uma humilde e firme confiança.
Diz-nos o Salvador: Eu vos inspiro mesmo um generoso abandono, colocando-vos na
persuasão íntima de que, se amais o vosso Deus, é impossível que sejais
infelizes. Ora, nada pode, nem neste mundo nem no outro, arrebatar-vos o
tesouro do amor divino, excepto a vossa própria vontade; e quando este amor é
um pouco ardente, embora possamos absolutamente sempre perdê-lo por própria
culpa, temos horror apenas em pensar que alguma vez queiramos nisso consentir.
Podemos também dizer com confiança como S. Paulo: «Quem me separará do amor de
Cristo?» (Rom 8, 38). (Leão Dehon, OSP 2, p. 62).
Actio
Repete frequentemente e vive hoje a Palavra:
«Mostrai-me, Senhor, as maravilhas do vosso amor» (cf. Sl 16, 7ª)
| Fernando Fonseca, scj |
Obrigado Senhor, obrigado Dehonianos!!!
ResponderExcluirDEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
ResponderExcluirSanta Maria, Rio Grande do Sul.