.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 13 de setembro de 2020

EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ-Olivia Coutinho

 REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 14/09/20 – Jo3,13-17

SEGUNDA-FEIRA DA 24º SEMANA DO TEMPO COMUM

EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ. 

Reflexão de Olivia Coutinho

Caros irmãos e irmãs em Cristo!
Celebramos hoje, a exaltação da Santa Cruz! Para muitos, o gesto de exaltar a Cruz, pode parecer contraditório, afinal, como exaltar um objeto que serviu de tortura para Jesus, um inocente? Mas para quem vive a ressurreição de Jesus, EXALTAR A CRUZ, é exaltar a vida, é celebrar a vitória de Jesus que é também nossa vitória! A cruz é a expressão suprema do amor de Deus, ela não deve ser vista como sinal de morte e sim, como sinal de vida, pois foi pela cruz, que Jesus nos devolveu a vida! Quem vê a cruz, como sinal de morte, desconhece a história da salvação.

Para nós, cristãos católicos, a Cruz é o maior símbolo de fé, ela nos faz lembrar o martírio de Jesus, mas a mensagem mas a mensagem principal que ela nos passa, é a vitória da vida sobre a morte!
Todos nós, uns mais, outros menos, temos medo da cruz, a cruz nos assusta, nunca estamos preparados para recebê-la, mas não temos como fugir dela, pois a cruz é inevitável no nosso caminho, principalmente no caminho de um seguidor de Jesus. Quando sentimos a nossa cruz muito pesada, a ponto de não aguentarmos carregá-la, é sinal de que ainda não estamos caminhando com Jesus, pois quem caminha com Ele, não sente tão grande o peso da sua cruz, pois tem Jesus para ajudá-lo a carregá-la!
A palavra de Deus, que chega até a nós, no evangelho de hoje, nos convida a meditarmos sobre a passagem da morte para a vida, das trevas para a luz, do pecado para a graça.
Num diálogo com Nicodemos, um homem, que gostava de ouvir Jesus, mas por medo não assumia isso publicamente, Jesus fala da sua crucificação: “É preciso que o Filho do homem seja levantado”... Com essas palavras, Jesus revela o desfecho trágico de sua trajetória terrena: pregado numa cruz. Jesus estava ciente de que Ele seria levantado na cruz por aqueles que não quiseram aceitá-lo como o Filho de Deus, mas Ele estava ciente também, de que na cruz, seria manifestada Nele, a glória de Deus Pai!
A Luz esteve presente no mundo, mas o mundo a rejeitou, e mesmo assim, o Pai investiu alto no humano, chegando ao extremo de permitir que o seu Filho pagasse com a vida, o preço da nossa liberdade.
O ponto central do Evangelho, é a revelação do amor do Pai pela a humanidade, um amor que seria manifestado por Jesus na Cruz!
A morte de Jesus, não foi da vontade de Deus, foi consequência da maldade humana. Jesus foi cruelmente torturado e morto, por fazer o bem, por querer levar em frente o projeto de Deus, um projeto de vida nova para todos! A maldade humana, matou Jesus, mas não matou o sonho de Deus, que o ressuscitou no terceiro dia...
O texto nos provoca a uma tomada de posição: Estar com Jesus na cruz, em favor da vida, ou permanecer longe Dele, nas trevas, em favor da morte? Temos a liberdade de escolher: podemos escolher em dar a Jesus uma resposta de fé, ou de descrença, a fé e descrença, já contêm o juízo de Deus: salvação, ou condenação.
É importante conscientizarmos, de que a condenação, não vem de Deus, somos nós, que nos condenamos quando não cremos em Jesus, quando não colocamos em prática os seus ensinamentos! É o próprio Jesus quem nos diz: “Quem crê, não é condenado, mas quem não crê já está condenado”...
Crer em Jesus, é continuar a sua presença atuante aqui na terra, não crer, é rejeitar a Luz.


QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho.

 


2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde querida catequista, que bom deois de longo tempo por mutivo superior não tava recebendo seus ensinamentos, agora volto ao rediu pra me abastecer dessa fonte de graça e sabedoria. Que o espirito santo o ilumine cada vez mais. Um grande beijo no coração.

    ResponderExcluir